sexta-feira, 23 de novembro de 2012

‘O Figueirense’ – Semanário encerra a 28 de dezembro

O jornal 'O Figueirense', atualmente o mais antigo da Figueira da Foz e que cumpre este ano o 94.º ano de publicação, encerra no final de Dezembro, revela esta sexta-feira, no editorial, o diretor do semanário. 
"-Pois cá está a notícia que não queria dar: a da morte anunciada de O Figueirense a 28 de Dezembro", afirma no texto Joaquim Gil. 
Ouvido pela agência Lusa, o responsável editorial da publicação que assumiu funções há quase quatro anos, recusou prestar declarações sobre o encerramento do jornal, remetendo "para já" para o texto publicado na página 2, intitulado "o editorial que não queria fazer com a notícia que não queria dar". O director alega que "a razão" para o encerramento, que lhe foi transmitida pela administração da empresa proprietária do semanário - a Sociedade Figueira-Praia, do grupo Amorim Turismo - "foi de natureza financeira"
O primeiro "O Figueirense"
O responsável adianta que o último número do jornal - fundado em 1919 na Figueira da Foz, cidade onde existem publicações periódicas regulares, ininterruptamente, há 150 anos - vai para as bancas a 28 de Dezembro, lançando três jornalistas no desemprego. 
Joaquim Gil acrescenta que não se sente confortável por "ficar associado ao encerramento de um semanário quase centenário", argumentando que possui a "obrigação" de explicar e comunicar com "aviso prévio" o fecho do jornal por ter deveres para com os leitores, assinantes, colaboradores e anunciantes da publicação, com uma tiragem média mensal de 18 mil exemplares. A agência Lusa tentou obter um comentário de Domingos Silva, administrador da Sociedade Figueira-Praia (Casino da Figueira, proprietária do jornal) mas o responsável recusou prestar declarações, alegando apenas que a administração da empresa "ainda não se pronunciou" publicamente. 
(in “Correio da Manhã, 14h12m, 23.nov.012)

2 comentários:

Anónimo disse...

Então mas com esta "tropa" de fora da cidade, o que é que se esperava!!?
A.O.

Anónimo disse...

Entidades metem cá "tropa" de fora da cidade, diz o A.O.
Pois é, mas pior do que isso é quando são os figueirenses a votar neles, como para a câmara!! E depois queixam-se que a Figueira da Foz está de mal a pior! Pudera!
Afinal de quem é a culpa!?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------