sábado, 30 de novembro de 2013

Hotel Portugal foi demolido há 25 anos!

Em 2 de Abril de 1869 o então presidente da Câmara da Figueira da Foz, Dr. José Joaquim Borges, colocou a primeira pedra duma casa na cerimónia que marcou a construção do Bairro Novo (ver aqui). Era um edifício construído no local onde veio a ser o Hotel Lisbonense, virado para a rua da Inauguração (hoje rua da Liberdade) inaugurado anos mais tarde, em 1881. 
 Em 1920 alterou o nome para Hotel Portugal e, por volta de 1925, adquiriu o Casino Mondego, que se situava na esquina das ruas da Liberdade e Cândido dos Reis. Remodelado, passou a servir como salão nobre e espaço privilegiado para festas e casamentos deste então famoso hotel. 
Começou a ser demolido em 1988. 
Neste quarteirão situa-se atualmente um funcional edifício, composto por área habitacional nos pisos superiores, comércio variado e entidade bancária no rés-do-chão virados para o átrio exterior onde, por vezes, decorrem espetáculos e exposições, e nos pisos subterrâneos um ginásio com piscina e restaurante e um vasto parque de estacionamento. 
Neste ano de 2013, vinte e cinco anos depois, publicamos esta reportagem, com algumas fotografias do hotel ainda em funcionamento e outras da sequência da sua demolição (VER AQUI).

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------