sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sri Chinmoy, fundador da “Corrida pela Paz”, tem estátua na Figueira da Foz

Sri Chinmoy Kumar Ghose foi um filósofo indiano e professor (guru) que emigrou para os Estados Unidos da América em 1964. Escritor prolífico, compositor, artista e atleta, Sri Chinmoy, faleceu em 2007, e ficou conhecido por promover eventos públicos sobre o tema de paz interior e harmonia mundial, tais como concertos, meditações e corridas pedestres. 
 No sábado de 23 de dezembro a nossa cidade recebeu a “Corrida da Paz”, dividida por três grupos, com participação da população, PSP, GNR, Policia Marítima, alunos de escolas e escuteiros, que foram transportando a “Tocha da Paz” até à sua estátua, inaugurada junto ao rio em frente ao Forte de Santa Catarina. 
Esta estátua é a terceira desta dimensão a nível mundial e única em Portugal, e esta iniciativa já visitou mais de 150 países tendo as equipas internacionais corrido mais de 500 000 quilómetros! 
A iniciativa tem contado, ao longo do tempo, com o apoio de muitas figuras mundiais, entre as quais o Papa João Paulo II, Dalai Lama, Madre Teresa, Nelson Mandela, Mikhail Gorbachev e o atleta Carl Lewis. 
Em Portugal, a tocha da paz foi recebida pela embaixadora Ana Martinho (UNESCO), pelos atletas Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado, Francis Obikwelu e Jorge Pina, pelo cantor André Sardet e pelo alpinista João Garcia, entre muitas outras pessoas. 
“Ó sonhadores da paz, venham, 
vamos caminhar juntos. 
Ó amantes da paz, venham, 
vamos correr juntos. 
Ó servidores da paz venham, Vamos crescer juntos.” 
Sri Chinmoy

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------