quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Chã, Tavarede: A amizade da “Tica” pela égua “Shakira”

A história remete para há cerca de um ano: Uma égua abandonada num terreno “de ninguém” e sem ser vedado na zona da Chã, em Tavarede, foi retirada depois de a Câmara da Figueira da Foz ter sido alertada para as deficientes condições do estado e da alimentação do animal, e entregue aos proprietários, que viviam num acampamento ali perto. 
Mas passados poucos dias a égua, à qual os donos começaram a chamar de “Shakira”, fugiu e voltou de novo ao seu terreno “de ninguém”, talvez por estar repleto de ervas, e onde agora se encontrava há cerca de sete meses. 
Nesta sua segunda permanência, ganhou a amizade de uma cadelita. Começaram a andar sempre uma com a outra, dormiam lado a lado… a cadela “Tica” ladrava até a quem se aproximasse da égua! 
Por isso foi com algum receio que o pessoal destacado para a retirar executou a ação, retirando a “Shakira” no inicio deste mês para a entregar no Centro Hípico de Quiaios onde, segundo nos afirmou quem se preocupou com a situação (JMS) se encontra lavada, bem tratada e alimentada. 
Mas a aflição da cadelita, castanha e branca, ao ver a sua amiga ser levada, e de para ali se deslocar todos os dias na esperança de a ver regressar, comoveu alguns moradores, em especial JMS, que diariamente lhe vai comprando miúdos de carne, que depois coze e lhe dá de comer! 
Mas este morador no local já foi informado que, assim que o tempo invernoso der uma pausa, a cadela “Tica” será apanhada, lavada e tratada e colocada junto da sua amiga égua “Shakira”! Amigas para sempre!

1 comentário:

josé manuel dos santos disse...

Boa noite amigo Toni Flórido, acabo de ver a noticia, da égua de nome SHAKIRA, e sua amiga cadelinha "TICA", que foi o nome que lhe pus. Pois a égua SHAKIRA encomtra-se no Centro Hípico de Quiaios, pertencente a José Manuel, da Somitel. Está bem cuidada porque já a fui ver. A cadela " Tica" encomtra-se ainda aqui no terreno, até que o tempo melhor, a fim de pois de ser capturada,e levada para junto de sua amiga SHAKIRA.APAF, da Figueira da Foz, e a responsável pela proteção dos animais, em conjunto com Dr. Romano, Veterinário deste Município,concordaram que SHAKIRA E TICA, devem ficar juntos. A CAMARA MUNICIPAL, depois irá decidir que fazer com a égua.A mesma pertence a uma Srª.da comunidade cigana que vive na Ferrugenta, de nome Augusta. A égua sempre que a retiravam daqui do terreno, e a levavam para o acampamento, ela vinha sempre para aqui. Motivo lá não tinha que comer. Aqui andava solta, e várias vezes foi para a estrada, que felizmente não ouve acidentes. Depois de eu ter contactado o CORREIO DA MANHÃ, logo veio uma equipe do jornal fazer uma reportagem do que se estava acontecer, e entrevistando o Presidente da Camara Municipal. Logo o Presidente contactou as autoridades para que se resolve-se o caso duma vez. Isto no dia 31/01, e no dia 02/02, foi capturada a égua, por elementos dos Bombeiros Municipais, PSP ,e pessoal da Camara, no total de 11 homens. Tenho que louvar Dr. Romano, porque ele sozinho conseguiu capturar a égua falando sempre para ela, até a prender. A mesma até parecia que estava hipnotizada por ele, nem se mexeu, até a levou sozinho para a colocar no atrelado, próprio de transporte de cavalos. Foi emprestado pelo Centro Hípico de Quiaios. A cadelinha anda triste por não ver sua amiga, vou-lhe dando de comer até ela ser levada para junto de sua amiga. Até lá dorme aqui no terreno sem qualquer abrigo, á chuva vento etc. E por sinal está grávida, mas Dr. Romano que esteve aqui em minha casa para ver a cadela "TICA", disse que ela vai ser tratada bem. Finalizo a contar esta história, da égua e da cadelinha, amiguinhas inseparáveis.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------