sábado, 15 de novembro de 2014

Manoel Lopes e o ‘Sol Engarrafado’ – Lembram-se!?

“Foi também no início da década de 50 do século passado que, após ouvir os diversos estrangeiros dizer que o que a Figueira tinha de melhor era o Sol, esse inesquecível Sol da Figueira, que ocorreu a Manuel Lopes (no seu bilhete de identidade consta ‘Manoel’, com ‘o’) personalizar uma bebida da qual ele era muito apreciador e que era oriunda de Almeirim. Assim, mandou tratar a bebida à sua medida, procedeu ao seu engarrafamento no armazém e pôs-lhe o nome de “Sol Engarrafado”! 
(.../...)
Claro que a imaginação também ía crescendo: um dia Manoel Lopes mandou abrir uma porta num largo tonel, iluminou-o interiormente e colocou-lhe uma pequenas prateleiras, ali começando por expôr todos os pequenos “regalos”, “cadeaus”, “gifts”, “prendas”... e quando abria o tonel para o mostrar a um visitante, fazia primeiro badalar um sino instalado no seu interior, só depois acendia a luz e, invariavelmente exclamava para as pessoas: “-...e sabem como é que eu consegui grande parte de tudo isto!? Devido ao tabaco! É que, como eu não fumo, com o dinheiro que eu gastaria a fumar fui comprando muitas destas coisas!”
...................................................
Os anteriores excertos de texto estão inseridos numa reportagem publicada nestas mesmas páginas em abril de 2010 (VER AQUI). E neste ano de 2014 em que passam 25 anos do seu falecimento, aqui evocamos e lembramos um pouco da sua vida, do seu carismático armazém e do ‘seu’ Sol Engarrafado.
Quem se lembra!? Comente aqui e, se for o caso e se se lembrar, conte uma história ou algum episódio relacionado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bebi lá uns bons "sóis" e comprei-lhe muitas garrafas! Já foi tudo... e tudo passa!
A.O.

Anónimo disse...

Lembro-me bem! Agora até sinto o sabor na boca!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------