domingo, 15 de março de 2015

Árvore ‘armadilhada’ prestes a cair

A primeira foto mostra uma árvore podre mas que está de pé; a segunda foto mostra o tronco de uma árvore que estava de pé e sã, mas que foi cortada! 
Explicação: Há mais de dois anos que, na zona ajardinada das Abadias, junto à av. dr. Manuel Gaspar de Lemos, se encontra uma árvore completamente apodrecida, com crateras à vista. 
Mas esta árvore tem três problemas: 
O primeiro é este referido apodrecimento; o segundo é o facto desta árvore, de considerável tamanho, ter um ‘x’ pintado a tinta vermelho-escuro ao nível dos olhos de qualquer adulto, significando que esta marca foi colocada para a árvore ser abatida… mas ainda o não foi; terceiro, está cercada por um charco de água que há meses não se infiltra porque o solo não é permeável e atingiu a saturação, o que lhe retira segurança e contribui para aumentar o grau de apodrecimento. 
Ora esta árvore ‘armadilhada’ (pois pode cair a qualquer momento) encontra-se situada ao lado das escadas onde passa muita gente, em frente ao quiosque e frontal à rua dr. Luis Carriço. 
Já o tronco cortado pertencia a uma árvore sã, que terá sido cortada por ‘estar inclinada’. Isto aconteceu porque, quando são novas, não se faz uma operação que é ‘educar’ a árvore e mantê-la desde logo escorada para crescer na vertical. 
 Para todos os efeitos, se foi cortada (ainda que mal) porque é que ficou ali o tronco!? 
(Compilação de texto, e fotos, enviados por Luís Breda, técnico agrícola)

1 comentário:

Jose Carlos disse...

Agradeço os ensinamentos e o aviso. Com crianças e cão costumo passar nas Abadias.
Quem de direito devia ler e aproveitar estes conselhos.
E já agora a praça em frente ao Touril vai ficar sem àrvores?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------