sábado, 6 de maio de 2017

Ilustrações figueirenses: A Sardinha, o Palhetas, the Reeds e les Roseaux!

Num mapa onde constam os melhores pratos de Portugal, falta a nossa sardinha! 
Quem o diz e com toda a razão (e com certeza também com degustação!) é João Paredes no seu mural do Facebook, perante a publicação da presente ilustração. E acrescenta: “…falta a melhor sardinha do país, que é a da Figueira da Foz. Não aparece por causa dos fogareiros... a Câmara e a ASAE não deixam. Mas que a nossa sardinha é a melhor do país, não tenho dúvidas!” 
Pois, nós também não! 
…………………………. 
Por sua vez o também nosso leitor L. Pereira envio-nos uma ilustração onde se insurge contra estrangeirismos: “-Torna-se ridículo e parolo colocar nomes ‘em estrangeiro nas lojas e estabelecimentos só para dar um ar mais fino e modernaço… não sei qual o critério da Câmara para a aprovação dos nomes. Qualquer dia ainda chamarão ao Teimoso ‘The Stubborn’, ou ao Tubarão ‘The Sharh!...” 
Bem, já agora fomos ao Google Tradutor ver como ficaria ‘O Palhetas na Foz em inglês, e uma das traduções deu ‘The Palhetas in Foz’ e outra ‘The Reeds in the Mouth’. E em francês ‘Les Roseaux à Foz!’... Olha!... 

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto é realmente absurdo chamo a isto mania das grandezas mas como ja estamos habituados nestes últimos anos ver tantas atrocidades na Figueira esta é mais uma dar nomes estrangeiros aos estabelecimentos é ridículo como degradar o jardim, cortar uma calçada Portuguesa para fazer um acimentado muita coisa tinha de nomear.

Pedro disse...

Onde é que está escrito que um estabelecimento tem que ter o nome em português?

Anónimo disse...

E uma questão de respeito Pedro a própria cultura.A língua portuguesa e riquíssima, não necessita de muletas!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------