sábado, 14 de julho de 2018

Passou ontem na rua um amolador de facas a tocar na sua flauta e houve logo quem dissesse: “...pronto, temos chuva!”

Então e não é que vamos mesmo ter chuva amanhã, domingo!? Vá, para a Figueira da Foz nada de mais, só uns pingos / aguaceiros de madrugada e talvez durante a manhã... se se deitar cedo e levantar um pouco mais tarde, nem vai notar! 
E também nem irá notar que a temperatura pode descer um ou dois graus a meio da semana, voltando à temperatura ‘normal’ que se tem feito sentir nestes últimos dias no próximo fim de semana! Aí, prepare um fato de banho adequado e ‘zarpe’ para a praia! » » » » » » » » » » » » »
Quanto à frase “-Temos chuva” é, na verdade, uma usual frase que se dizia antigamente - e ainda hoje em dia, convenhamos - quando se ouvia a flauta ou a gaita, pois anunciava que o amolador / afiador de facas, de navalhas, de tesouras, de chapéus de chuva estava ali naquela rua! 
https://youtu.be/tWyo6HovVq4
O hábito de dizer isto surgiu há muitas décadas pois estes amoladores costumavam, na verdade, aparecer, quando começava a chover, quando as pessoas mais iriam precisar dos chapéus de chuva que poderiam estar com uma ou outra ‘vareta’ estragada, e mesmo quando as facas, navalhas e tesouras, mais húmidas e a ganhar alguma ferrugem, começavam a precisar de alguma manutenção!
Para relembrar o amolador a anunciar a sua presença, clique na foto e ouça-o a tocar a flauta (ou gaita ou pífaro) numa rua da nossa cidade!

Sem comentários:

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

Translate this newspaper for other languages

---------------------------------------------------------------------------------------------------