segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Sabia que já houve um carro construido na Figueira da Foz e que vendeu 16 unidades?

O carro foi construido na antiga oficina de Luis Cação fundada pelo seu pai Artur Cação. O projeto foi também de Luís Cação e a meias com o primo António. A ideia surgiu-lhes em 1980, de visita a uma feira automóvel em Inglaterra, onde viram “coisas parecidas a partir de mecânicas Volkswagen”, contactaram com um construtor automóvel britânico que fazia viaturas para serem usadas em filmes de ação, tiraram fotografias, registaram ideias e decidiram-se pela produção do desportivo em Portugal. 
Regressados à Figueira da Foz, com a ajuda de um construtor de embarcações que tinha uma fábrica em Vila Franca de Xira, foi construída uma maquete, depois vários moldes e uma carroçaria. 
O primeiro AC Sport Car, assim se designava, ficou pronto em 1981. “Não era acessível a todas as bolsas”, reconhece Luís Cação, explicando que uma construção de raiz ficava em mais de 700 contos nos anos 1980, “o que era muito dinheiro”
Na altura foram vendidos 16 modelos, todos para fora da Figueira da Foz. Construido cá, mas a cidade não tinha nenhum... até agora, em que o empresário António Seco comprou um, em Cantanhede!... 
=Ler notícia completa de SAPO24 e ver mais fotos AQUI=

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------