Seis destaques da semana: Ciclismo Figueira Champions / Alok, Steve Aoki e Timmy Trumpet no Sunset / As galinhas / O preço do Pescado / PSD apoia Santana / E uma para desopilar!
-Ciclismo:
A 3ª edição do Figueira Champions Casino Figueira vai decorrer no
fim de semana de 15 e 16 de fevereiro com a participação de alguns dos
dos melhores ciclistas profissionais do mundo. Nas edições
anteriores contou com cerca de 1.300 participantes, mas este ano
poderá atingir os 1.500, e permite a amadores fazer parte do
percurso;
-RFM
SOMNII, o maior sunset de sempre anunciou que os cabeças de cartaz
de 2025 são os conhecidos Alok, Steve Aoki e Timmy Trumpet;
-As
galinhas de capoeira: Fique a saber que Direção-Geral de
Alimentação e Veterinária esclareceu que mesmo a criação de
galinhas em capoeiras domésticas carece de um registo, admitindo
saber que muitos produtores não o fazem, o que dificulta o controlo
face à gripe aviária;
-O
preço médio do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal
Continental sob gestão da Docapesca cresceu 5,4% em 2024, atingindo
os 2,39 euros por quilo. Em termos de volume de pescado, Sesimbra
liderou com 22,8 mil toneladas, seguida por Matosinhos com 19,1 mil
toneladas, de Peniche com 14,5 mil toneladas, da Figueira da Foz com
8,1 mil toneladas e de Aveiro 5,5 mil toneladas, totalizando 103,6
mil toneladas comercializadas a nível nacional;
-Foi
anunciado esta semana que o PSD apoia a recandidatura de Santana
Lopes à presidência da Câmara da Figueira da Foz, que assim será
apoiado por aquele partido e pelo movimento Figueira a Primeira (FAP)
que apoiou o autarca em 2021;
-E
depois de tanta informação, clique de seguida e veja uma para
desopilar!
Santana candidato? Novidade de 1 de abril. Leva PPD no bolso e oposição andou a “bolinar”! Mas, terá que reformular equipa. Houve erros de casting. Terá, obviamente, maioria.
E o que é isso tem a ver com ciclismo e a importância da prova para a divulgação da Figueira? Nada, claro. Especialmente em Espanha, os entusiastas das bicicletas contribuem com milhares de milhões para a economia e têm ainda um efeito mais profundo, que é o de promover a ideia de convivência entre automobilistas e ciclistas, coisa que em Portugal ( e não só! ) deixa muito a desejar. Todo o sul de Espanha ( Calpe, Murcia, Valencia, Girona, Málaga...), Mallorca e as Canárias, recebem milhões de visitantes com bicicletas. A Figueira também poderia. Condições, tem. Num raio de 60 kms tem todo o tipo de pisos e relevos para todo o tipo de ciclista. A Clássica pode ajudar, mas não basta. Temos de ser exemplares na qualidade dos pisos e na qualidade cívica. Sem isso, podem promover quanto quiserem, que nunca seremos "espanhóis".
Tem toda a razão. Só reparei, após envio do post. Releve o primeiro parágrafo, com as minhas desculpas. O resto do texto é factual, e tenho a quase certeza que concordará.
Li e concordo com o seu texto. Os espanhóis são uma “máquina no turismo”! A Figueira tem relevo que se adapta a vários tipos de provas. Haja “mãozinhas” para apanhar o balanço desta organização. E promover alterações básicas, como boas estruturas (cafés) de apoio de praia (exemplo na Praia da Claridade).
Em Espanha não há barracões a fingir de café nas praias. Querem qualidade? Comecei por exigir estruturas de apoio nas praia modernas, funcionais e arejadas.
A prova de ciclismo é uma grande vitória de Santana/Figueira. Indiscutível o prestígio e a divulgação deste evento com nomes de primeira linha.
ResponderEliminarSantana candidato? Novidade de 1 de abril. Leva PPD no bolso e oposição andou a “bolinar”! Mas, terá que reformular equipa. Houve erros de casting. Terá, obviamente, maioria.
ResponderEliminarE o que é isso tem a ver com ciclismo e a importância da prova para a divulgação da Figueira? Nada, claro.
EliminarEspecialmente em Espanha, os entusiastas das bicicletas contribuem com milhares de milhões para a economia e têm ainda um efeito mais profundo, que é o de promover a ideia de convivência entre automobilistas e ciclistas, coisa que em Portugal ( e não só! ) deixa muito a desejar. Todo o sul de Espanha ( Calpe, Murcia, Valencia, Girona, Málaga...), Mallorca e as Canárias, recebem milhões de visitantes com bicicletas. A Figueira também poderia. Condições, tem. Num raio de 60 kms tem todo o tipo de pisos e relevos para todo o tipo de ciclista. A Clássica pode ajudar, mas não basta. Temos de ser exemplares na qualidade dos pisos e na qualidade cívica. Sem isso, podem promover quanto quiserem, que nunca seremos "espanhóis".
Lamento que não tenha dado conta que nos itens do post figura a recandidatura de Santana. Quanto ao ciclismo é uma grande prova e promove a figueira.
EliminarTem toda a razão. Só reparei, após envio do post. Releve o primeiro parágrafo, com as minhas desculpas. O resto do texto é factual, e tenho a quase certeza que concordará.
ResponderEliminarLi e concordo com o seu texto. Os espanhóis são uma “máquina no turismo”! A Figueira tem relevo que se adapta a vários tipos de provas. Haja “mãozinhas” para apanhar o balanço desta organização. E promover alterações básicas, como boas estruturas (cafés) de apoio de praia (exemplo na Praia da Claridade).
ResponderEliminarPromover o ciclismo/ turismo está correcto mas colocar alcatrão na avenida marginal (por exemplo) também ficava bem. Parece uma estrada secundária.
ResponderEliminarEm Espanha não há barracões a fingir de café nas praias. Querem qualidade? Comecei por exigir estruturas de apoio nas praia modernas, funcionais e arejadas.
ResponderEliminarApoios de praia, os que conheço, são o equivalente a snack-bares nas estações de serviço : São arejados e com preços proibitivos nas mais das vezes.
ResponderEliminar