Obras do Big Shot já estão em curso entre a Cova Gala e a Costa de Lavos
Já decorre o processo de alimentação artificial tendente à transposição de 3,3 milhões de metros cúbicos de areia (big shot) de norte para sul da barra da Figueira da Foz, mais concretamente no troço costeiro entre a Cova Gala e a Costa de Lavos, no montante de 21 milhões de euros.
Tem toda a razão. Existem 2 estudos, de 2021 e 2023 que dizem claramente qual é a solução permanente, a qual curiosamente ou não, é também a mais barata. Também dizem, acertadamente, que dragagem terá sempre de haver, de forma residual, especialmente do canal de navegação. A opção pelo dito shot, é uma forma de calar alguns e dar a possibilidade a alguns governantes locais e nacionais, de dizer que trataram do problema. Não estão a tratar, estão apenas a atirar 21.000.000€ para cima do dito.
Negócio de milhões. E a ideia da associação que defende o by pass o tal tubo norte sul nunca será colocada em prática. Não dá milhões.
ResponderEliminarTem toda a razão. Existem 2 estudos, de 2021 e 2023 que dizem claramente qual é a solução permanente, a qual curiosamente ou não, é também a mais barata. Também dizem, acertadamente, que dragagem terá sempre de haver, de forma residual, especialmente do canal de navegação.
EliminarA opção pelo dito shot, é uma forma de calar alguns e dar a possibilidade a alguns governantes locais e nacionais, de dizer que trataram do problema. Não estão a tratar, estão apenas a atirar 21.000.000€ para cima do dito.
Coloquem lá a areia que o mar chama -lhe um figo!!! Perguntem aos habitantes se preferem areia ou pedra?! E verão a óbvia resposta!!!
ResponderEliminarA costa norte, por exemplo Esmoriz, colocaram pedra.
ResponderEliminar