---------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Faleceu aos 95 anos a “professora de todos nós” Teresa Coimbra!

Quem frequentou a Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz (agora Escola Secundária Dr. Bernardino Machado) nas décadas de sessenta e setenta do século passado, lembram-se bem da “nossa” professora de Físico-Química Teresa Coimbra, de seu nome completo Maria Teresa de Oliveira Ferreira Coimbra.

De trato fácil e pronta a ajudar a “saltar” de anos, não se limitava a “despejar” a lição daquele dia, encetando depois da matéria dada uma explicação mais simplista, que nos ajudava a compreender o tema e a ficarmos mais preparados para seguir em frente na escolaridade.

Teresa Coimbra era natural de Coimbra onde nasceu em 1929, mas residente na Figueira da Foz há várias décadas, onde na área política do pós 25 de Abril desempenhou funções de deputada da Assembleia Municipal (1994-2001) tendo também integrado um executivo da então Junta de Freguesia de São Julião. Tem como máxima referência ter sido a primeira mulher a ser eleita para o cargo de deputada à Assembleia da República representando o Partido Socialista.

Uma última homenagem foi-lhe concedida pela Câmara Municipal da Figueira da Foz (foto) na manhã de 24 de junho de 2022, Dia de S. João e da Cidade, com a atribuição da Medalha da Cidade, tendo-lhe sido concedido o título de Cidadã Honorária da Figueira da Foz.

…...............................................

O velório decorrerá amanhã, dia 7 de agosto, na capela da Ordem Terceira / Igreja de Santo António a partir das 10 horas. Pelas 15 horas haverá cerimónia religiosa de corpo presente e uma hora depois o corpo seguirá para o Crematório da Figueira da Foz.

1 comentário: