domingo, 7 de dezembro de 2025

Bypass da Figueira da Foz avança >> obra histórica incluída no Orçamento do Estado de 2026 – Todo o historial e datas!

Depois de mais de 10 anos de luta contínua do movimento SOS Cabedelo, fundado por Eurico Gonçalves e Miguel Figueira, o Governo português incluiu finalmente no Orçamento do Estado para 2026 o concurso público para a conceção e construção do tão aguardado sistema de bypass na barra da Figueira da Foz — uma solução há muito defendida por surfistas, especialistas e associações locais como a única forma eficaz e sustentável de travar a erosão costeira a sul.

Avaliado em mais de 18 milhões de euros, o bypass — um sistema fixo de transposição de sedimentos — poderá representar a viragem definitiva para salvar praias emblemáticas como o Cabedelo, Cova-Gala, Leirosa e outras zonas severamente afetadas pela retenção artificial de areia resultante do prolongamento do molhe norte em 2010.

A notícia, avançada pelo Público, foi recebida na Figueira da Foz com entusiasmo quase “de São João”, depois de anos de trabalho cívico incansável que a SurfTotal acompanhou desde o primeiro momento.

A SurfTotal esteve ao lado do movimento desde 2009, quando Eurico Gonçalves e Miguel Figueira se uniram contra o impacto devastador do prolongamento dos molhes, que destruiu a dinâmica natural de sedimentos, agravou a erosão a sul e colocou em risco a mítica onda do Cabedelo...

=Todo o historial e datas em Surf Total=

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande e justa notícia! Está mais que visto que é a solução. E a acreditar no presidente os deputados municipais do PS “duvidam”??!!! Os próprios não têm voz para esclarecer ??? Falem, carago !

Anónimo disse...

👏👏👏👏👏👍

Anónimo disse...

Só vendo. O negócio da extração de areias vale milhões. Bem se viu este verão com tantas dragas

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------