Santana Lopes afirma que cabe à APA financiar arribas e muro de proteção junto ao Teimoso que terão de ser substituídos!
O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz defendeu que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assumir integralmente o financiamento de uma intervenção urgente avaliada em cerca de três milhões de euros na zona costeira sensivelmente entre os antigos aquaparque e restaurante Teimoso, numa extensão de 300 metros, que terão de ser integralmente substituídos.O autarca alertou para a degradação daquela área de arribas, de um muro de proteção e das respetivas escadarias, sublinhando que se trata de uma responsabilidade legal do Estado, através da APA. “A APA diz para a Câmara fazer, mas a Câmara não é financiadora da APA” afirmou, frisando que o município não pode substituir-se ao organismo público.
Uma situação para a qual aqui alertámos da sua perigosidade no passado mês de julho!
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
3 comentários:
E lá vamos nós para mais uma voltinha no carrocel…. Ninguém decide!
A APA, em situação algo semelhante na Nazaré, em 2021, lançou ela própria concurso para fixação das arribas, que orçou em 1,6 milhões, comparticipados a 85% pelo POSEUR.
A Nazaré pode até ser mais relevante por causa da onda, e a arriba até seria um caso mais urgente/premente, mas a APA tem uma obrigação de tratar por igual os problemas que abrangidos pelas suas atribuições. Logo, o presidente tem razão. Além do mais, 3 milhões é dinheiro que esta câmara não tem, e ele sabe disso.
Interessante informação. Desconhecia. Obrigado. Mais uma razão para vermos até onde vai o poder, a pressão, do nosso presidente. Aguardemos.
Enviar um comentário