domingo, 30 de dezembro de 2012

Baleia deu à costa na Praia do Relógio

Uma baleia foi encontrada na manhã deste domingo na Figueira da Foz, no areal da praia do Relógio, já morta e em estado de decomposição. 
O animal, que terá sido arrastada para o areal “por ação das marés vivas”, foi removido durante a tarde. (Foto TVI24)

Mil (!) autocaravanas na cidade para a passagem de ano!

Contadas, uma a uma, por um autocaravanista: Hoje, domingo, pelas 11h00, 337 autocaravanas no “parque das gaivotas”; pelas 16h30, 550 autocaravanas; amanhã, véspera de ano novo, espalhadas pelo “parque das gaivotas”, por vários sítios da cidade e nos parques de estacionamento de Buarcos, a previsão é de cerca de 1.000 (mil!) autocaravanas!

Figueira da Foz: Principais locais de Passagem de Ano


Jornal “O Figueirense” encerrou de vez!

“O diretor alegou que "a razão" para o encerramento, que lhe foi transmitida pela administração da empresa proprietária do semanário - a Sociedade Figueira-Praia, do grupo Amorim Turismo - "foi de natureza financeira". (In “Correio da Manhã”)

Ei pessoal! Bom Ano Novo 2013!…

Ei pessoal! Bom Ano Novo 2013! …e não se meta nos copos! Pelo menos, não muito! Beba antes uma caneca do ‘Palhetas na Foz’ com o líquido que quizer!... opsss!...clock!... Tchiiiim! Tchiiiim!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Carro abandonado vai para 3 anos!

Carro abandonado parque Coliseu Figueirense. No “tablier” vê-se a data da última inspeção: 10 de janeiro de 2010. E se formos lá pôr umas velinhas e cantar o “parabéns a você”!?

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Igreja e Correios são Monumentos de Interesse Público

Foi publicado em Diário da República as portarias que classificam como Monumentos de Interesse Público a Igreja Matriz e a Estação de Correios do jardim da Figueira da Foz.  (Enviada via e-mail pelo nosso leitor R.M.)
Clicar para visualizar as referidas portarias 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Membros do Coral David de Sousa roubados enquanto cantavam na igreja

Quase todos os elementos do Coral David de Sousa foram vítimas de furto na noite de sábado enquanto atuavam na Igreja Matriz da Figueira da Foz. Durante a hora em que durou a atuação, entre as 21h30 e as 22h30, os ladrões entraram no salão paroquial onde estavam guardados os bens pessoais dos cerca de 45 cantores e fizeram “uma limpeza geral” às carteiras e telemóveis. 
Só cerca de uma dezena de participantes não foram vítimas da ocorrência porque mantiveram em seu poder os objetos que poderiam despertar a cobiça dos gatunos. (Noticia compilada, com a devida vénia, do jornal As Beiras)

domingo, 23 de dezembro de 2012

O Fim do Mundo na Figueira da Foz:

Ficámos de aqui divulgar como foi o fim do mundo na Figueira da Foz. Cá vai! Afinal, o prometido é de vidro
07h00: Alvorada por um corneteiro do antigo CICA 2 falecido em 1937; 
07h30: Chuva de dois meteoritos (o presidente da câmara alegou não haver verba para mais meteoritos devido à crise); 
08h00: Começaram as obras de demolição do Edifício ‘O Trabalho’; 
08h30: Interrompidas as obras de demolição do Edifício ‘O Trabalho’; 
09h00: Lídio Lopes critica José Elísio e candidata-se à Câmara; 
09h30: Os OVNI’S que estavam para sobrevoar a Praia da Claridade foram substituídos por parapentes e paramotores devido à crise; 
10h00: Duas barracas de pipocas, uma de pevides e outra de venda de óculos escuros para melhor ver o fim do mundo estacionam junto à Torre do Relógio que afinal é uma nave alienígena; 
10h30: José Elísio critica Lídio Lopes e candidata-se à Câmara; 
11h00: A Casa de Jogos contrata 3 empregados antes do meio dia para os poder despedir depois do jantar; 
11h30: A rua da Liberdade começa a ser alcatroada; 
12h00: A rua da Liberdade viu interrompido o alcatroamento devido à crise; 
12h30: João Ataíde candidata-se à Câmara de Coimbra; 
13h00: O Urbano é entrevistado pela TVI; 
13h30: A Pizza Hut muda o nome para Café Nicola; 
14h00: O “Paulino” e o “Visconde” são vistos a discutir em frente ao Café Nicola; 
14h30: O vereador António Tavares inaugura exposição de pintura de Mário Silva intitulada “The End”; 
15h00: Miguel Almeida candidata-se à Câmara; 
15h30: Rosa Amélia passa na avenida a cantar em cima dum carro “Apocalipse” de Roberto Carlos; 
16h00: António Variações inicia um espetáculo no CAE; 
16h30: O Ginásio venceu um jogo de basquetebol; 
17h00: É inaugurado o coreto do jardim; 
17h30: Naval paga ordenados a horas certas; 
18h00: O ‘petinga’ candidata-se à Câmara; 
18h30: Encerramento das comemorações do fim do Mundo na Figueira da Foz com a presença de Manuel Fernandes Tomás.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Meteo: O tempo na Figueira da Foz para o Natal e Passagem de Ano

Chuva para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Igualmente chuva, passando a chuviscos (com algumas abertas) para o dia 25. 
Para a noite de passagem de ano algumas hipóteses de aguaceiros dispersos. Pouco nublado no primeiro dia do ano de 2013 com acentuado arrefecimento noturno.

Presépios da Figueira da Foz e Buarcos

Para 
ver 
clicar 
no 
presépio

Desejaram-nos Feliz Natal até ao momento as seguintes pessoas e entidades:

Casa do Povo da Marinha das Ondas, José Martins, Francisco M. Relva Pereira, Deambular das Letras, Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, António Dulcidio (Galeria Aberta, Carcavelos), Lídio Lopes, Carlos Flórido, Pedro Daniel Santos, Espaço Jovem da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dário Acúrsio, Junta de Freguesia do Bom Sucesso, Daniel Santos, Lucas dos Santos, António Jorge Lé, Miguel Anadio, Teresinha Anadio, Olímpio Fernandes, António Mondino, Paulo Dâmaso, Magenta, Imoexpansão, Deco Balão, Figueira 100%, Sousa Varela Joaquim, Ivone Clemente, dr. João Ataíde, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Alfredo Carriço, Natércia Simões, Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, dra. Margarida Perrolas, Cenertec, Grupo 207 dos Escoteiros de Portugal, José António Sousa, Miguel de Carvalho, Livraria Afarrabista, Adriano Neto, Miguel Almeida, Armando Pestana, Aníbal José de Sousa Matos, Junta de Freguesia de Maiorca, João da Silva Cascão, Conceição Ruivo, Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, Associação Mãos à Obra Portugal, António Macedo, Joaquim Luis Santos, José Fadigas da Silva, António José Leite Braga, Carolina, Paula e António Maia, Adolfo Cruz, Lucília Segurado,  Célia Margarida Martins, Almeida Viagens, Fernando Caldeira Marques, Sporting Clube de Portugal, Fátima Trigo, José Manuel Cunha Carvão, Cristina Vigon, Luis Moutinho, Restaurante Olaias, Carlos Pimentel, Fundação escultor José Rodrigues, Ezequiel Marques.
Agradecemos e retribuímos.

Cat man!


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fim do Mundo vai ser na passagem de ano na Figueira da Foz…

…que já começa “a tomar forma” com a montagem da tenda do main event, de aproximadamente 1.000 m² em cima de um dos campos de jogo da praia, e que vai animar a noite de passagem de ano com uma banda e vários Djs!

Às escuras!

Há mais de um mês que os semáforos situados no cruzamento da rua Miguel Bombarda com a rua Maestro David de Sousa se encontram avariados. Não se sabe que moléstia é esta que ultimamente tem assolado os semáforos da Figueira da Foz, ou com avarias ou derrubados, mas com uma particularidade em comum: ninguém lhes liga importância! 
Mas no caso deste cruzamento da mercearia Encarnação a situação envolve-se de alguma perigosidade devido à constante circulação automóvel nas duas ruas aliada à difícil visibilidade ali verificada. 
E já lá vai (repetimo-lo) mais de um mês! Incrível, né!?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nuno Camarneiro: Escritor da Figueira da Foz vence prémio LeYa

O romance “Debaixo de algum céu”, de Nuno Camarneiro, é o vencedor do Prémio LeYa, com o valor pecuniário de 100 mil euros, foi hoje divulgado pelo presidente do júri, Manuel Alegre, na sede do grupo editorial. 
.
Nascido em 1977 na Figueira da Foz, Nuno Camarneiro publicou em coletâneas e revistas até se estrear com o romance “No meu peito não cabem pássaros”. O Prémio LeYa é-lhe agora atribuído pelo romance “Debaixo de algum céu”, tendo sido decidido por maioria, segundo o júri, perante mais de de 270 obras originais a concurso. (In “cnoticias.net”)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Figueira da Foz há 50 anos


Quem escorrega também cai…(1)

Em frente ao Núcleo Sportinguista existe um estrado em madeira que provoca constantes quedas a pessoas que por ali passam, devido a escorregadelas nas suas ‘oleosas’ tábuas. E quanto mais a chuva persiste, maior é a proliferação de “catrapumbas”! As funcionárias do Núcleo disseram-nos mesmo que muitas vezes ajudam as pessoas a levantarem-se e a recuperar! 
O problema resolvia-se com a substituição do estrado de madeira por empedrado, como os demais passeios da cidade. Fácil e barato! E segundo nos afiançou quem nos deu esta ‘dica’ (uma senhora ainda a coxear de recente queda) amanhã mesmo (2ª feira) irá apresentar uma reclamação/sugestão no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal. 
Mas depois é melhor esperar sentada...por causa das dores derivadas da queda, claro!

Quem escorrega também cai…(2)

Por sua vez, também há empedrados tornados perigosos… mas aqui, ao fundo da rua da Liberdade, devido à falta de limpeza do piso situado em frente ao bebedouro público que ali se encontra, de onde escorre constantemente água, criando limos no chão que originam as tais perigosas escorregadelas!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ATENÇÃO: Presépios no Concelho da Figueira da Foz

Vai este jornal publicar, na 6ª feira dia 21 de dezembro, uma coleção de fotografias de presépios do nosso concelho. Obviamente que não podemos conhecer nem chegar a todos.
Assim, solicitamos o envio de fotografias de presépios públicos, localizados na rua, associações ou clubes, para o endereço de correio eletrónico do jornal (opalhetasnafoz@gmail.com) até àquela data. Aproveitamos o ensejo para expressar aqui os votos de um Natal muito feliz, saúde e, vá lá, umas prendinhas que sabem sempre bem. António Flórido / O PALHETAS NA FOZ Jornal Online / Figueira da Foz

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Assim Nãval...

“-Alerta-se uma vez mais para as deploráveis instalações do futebol jovem da Naval, indignas para receber os pais e amigos dos jogadores, bem como aqueles que nos visitam e que ficam chocados com o que encontram. Envio uma foto onde é visível o estado lastimável do estacionamento localizado no topo norte do campo.” (Enviado via email por NF)

Os perigos dos jornais sensacionalistas!


domingo, 9 de dezembro de 2012

Alemão e Suiço vivem numa rua da “cidade mágica” de Figueira da Foz!

Schumi é oriundo da Alemanha e Puk da Suiça, e adotaram a rua da República como “sua casa”. 
Vivem da boa vontade de quem passa, mas têm uma ou duas particularidades que os tornam apreciados por quem passa. Vão cantando de vez em quando para quem passa, mas não se dirigem a ninguém pedindo uma moeda, unicamente exibem um pequeno cartão solicitando ajuda para comida para eles e para os cães ‘Loky’ e ‘Red’. Aliás, estes são a sua grande preocupação. Ainda numa manhã da semana passada começaram a cair uns pingos e o Puk (à direita na foto) abriu o chapéu de chuva e colocou-o por cima do cão ‘Red’, ficando ele à chuva! Já o Schumi, perante o frio da última 6ª feira, despiu o seu casaco para tapar o cãozinho ‘Loky’ (à esquerda). 
Também nos contaram “uma cena” passada há poucos dias: Um deles, ao ver uma senhora idosa a querer atravessar a rua com um carrinho de compras, junto à Nau, mas com receio de o fazer devido aos carros que passavam sem parar, foi ajudá-la a atravessar a estrada e levou-a até à porta mercearia, para onde ela se dirigia. Depois veio embora, sem pedir nada nem ficar à espera de uma qualquer esmola! 
Vivem numa pequena casa sem água nem luz, valendo-se da boa vontade de quem os conhece para um mínimo de condições higiénicas. Puk, o mais velho, já se encontra na Figueira da Foz desde agosto do ano passado. Já lá vão 16 meses. 
E explica que não pretende ir embora por esta ser “uma cidade mágica”!

Sorriso mais genuíno - Entre em "comentários" e diga se acha que é o do HIP ou o do HOP!


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Em situações sistemáticas de ecoponto sobrelotado”…

…pedem-lhe para ligar para um número de telefone pago! Ora a frase deixa subentendido que “se sistematicamente a ERSUC não fizer o seu serviço, os cidadãos devem ligar para um número pago (!) avisando-os disso mesmo!!” 
Seria de bom tom, no mínimo, disponibilizar um número gratuito (a começar por 800…) para o efeito! Ao menos isso... para fazermos da Figuera o nosso orgulho!

Grand'as porcos!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mercado Municipal completou hoje 6 meses de obras

Mercado Total = Veja aqui o mercado nos últimos 10 anos em mais de 300 fotografias! 
Antes e depois das obras de 2002, e inauguração, pelo dr. Santana Lopes;
Fotos entre 2002 / 2012, visitas do eng. Duarte Silva; 
As obras deste ano de 2012 – 6 meses de obras, e a maquete projetada pelo elenco do dr. João Ataíde.   Para ver, CLICAR AQUI.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Figueira da Foz: Passagem de Ano 2012/2013 com recorde de mini-foguetes + rally e o habitual fogo de artificio!

Para ver 
toda a programação 
que envolve DJ's, 
uma famosa 
banda musical, infraestruturas aumentadas, 
record do Guiness... 
...e animação,
muita animação
até de manhã, 

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------