quinta-feira, 30 de maio de 2013

Serra - a - velha - e - pronta - a - arder !

Visitámos a nossa serra da Boa Viagem no passado fim de semana e mais uma vez verificámos o lamentável abandono e desprezo a que está votada. 
Para já constatámos que não vai ser possível neste verão fazer piqueniques nos sítios habituais e para o efeito delimitados. E porquê!? Devido à chuva, ao vento, ao granizo, à “filoxera” ou a uma praga de “gambuzinos”!? Não! Devido às mesas e bancos de madeira estarem inutilizados, escavacados e apodrecidos por falta de manutenção que, antes de qualquer época estival, deveriam beneficiar dos arranjos devidos! 
Mas ainda mais grave e mesmo criminoso é o facto de, passo-a-passo, depararmo-nos com clareiras recheadas de ramos e folhas secas, troncos e até lixo, chegando nalguns locais a atingir quase meio metro de altura, parecendo mesmo estarem ali à espera de um fósforo! E com a “sanha” com que os incendiários andam!... 
Uma tristeza… que esperamos não ter de lamentar mais profundamente durante o verão que se aproxima! 

Um tipo viver sem luz é tramado!

Mantenha
as suas
contas
em dia
com a 
EDP!
*
(Nem
sei
mesmo
porque
é que
hoje
me lembrei
de aqui
prestar
este
conselho!)
 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Árvore ‘apanha’ autocarro da AVIC

Já era tempo de ‘alguém’ (que é o termo usado para se designar um responsável camarário, se é que existe!) se preocupar em resolver a situação desta árvore, situada na rua Joaquim Sotto Mayor junto ao café Coliseu (passe a publicidade) que tenta amiúde ‘apanhar’ as camionetas do ‘Farreca’… (perdão, isso era antes, agora são da AVIC! Foi só para recordar!) causando alguns inevitáveis prejuízos! E segundo dá para observar, a árvore estará mesmo ‘doente’
Já agora faz-se aqui a pergunta: -Será que o parque de estacionamento perto daqui vai passar o verão sem que ‘alguém’ (lá está!) ordene que lhe faça um arranjo, pequeno que seja!? As velhas árvores já foram cortadas; bem merecia algo de novo. 
(Compilado de uma carta enviada via email pelo nosso leitor J.Luis)

Verão de 2013, na Europa, será o mais frio dos últimos 200 anos

O calor do verão só chegará à Europa nos meses de Setembro e Outubro, segundo o canal francês "Météo", que aponta para um dos verões mais frios dos últimos 200 anos. Apesar de haver curtos períodos de calor, as temperaturas serão mais baixas do que o habitual, com elevada humidade e mais radiação solar. 
Caso se cumpram as previsões, a Europa Ocidental terá o pior verão desde 1816, há 197 anos, devido ao inverno tardio, que baixou as temperaturas da água do mar. A pouca atividade solar registada nos últimos meses também poderá estar na origem deste verão. 
No entanto, e para além destes dados não serem confirmados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o canal francês acrescenta que, para a Península Ibérica, “as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus”
Afinal, nada de mais!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Abadias transformada num enorme matagal!


Temos recebido muitos pedidos de divulgação de alerta para o estado em que se encontra o relvado… perdão, o ‘matagal’ das Abadias! Com mais de meio metro de altura, as ervas já entupiram a vala, encobrem outras ‘rasteiras’ para quem circula a pé e, nalguns sítios, já começaram mesmo a invadir partes do passeio da avenida!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Carta aberta enviada ao Departamento de Obras Municipais da Câmara Municipal da Figueira da Foz

"Venho por este meio, solicitar a intervenção da Câmara, através do seu departamento de Obras Municipais, para a vergonha que é a Rua Cândido dos Reis, no troço descendente do Casino para o Jardim Municipal. 
Creio ser do conhecimento público, o estado de degradação, desleixo e perigosidade, de tal artéria da nossa linda cidade, bem como do respectivo mobiliário urbano, creio ser este o nome dado por exemplo, aos candeeiros. De facto, o piso está uma lástima, só quem passa por lá o poderá avaliar, são lombas, são depressões com grande desnível (fotos 1,2 e 3) são sistemáticos buracos que por lá se abrem, pese o cuidado de alguma pessoa mais cuidadosa, que vai arranjando soluções mais ou menos engenhosas para assinalar tais “ratoeiras”, para que pelo menos não ocorra algum acidente ou incidente grave porque, pessoas caídas devido a tal estado da rua já foram várias. 
Quanto à iluminação (foto 4) numa altura em que todos pensam em ter a nossa cidade “arranjadinha” e bonita para receber quem por cá vem passar uns dias, é mais uma vergonha, não há um único candeeiro de rua que esteja em condições, uns sem lâmpadas e com fios à vista e caídos, outros, com os postes completamente torcidos, amolgados, dando desde logo uma imagem negativa da dita rua, mais um sinal de desleixo. 
Como figueirenses e como investidores no Bairro Novo lamentamos que não haja olhos que vejam esta lástima, como tal, solicitamos desde já a intervenção urgente por parte dos serviços competentes desta Câmara, que embora passem diariamente pelos “podres”, teimam em nada fazer, afinal o Sol quando nasce, deveria ser para todos."
(Luís e Cesaltina Cabanas)

domingo, 26 de maio de 2013

Missa de grande fervor religioso realizada hoje no Coliseu Figueirense assinalou o Dia da Igreja Diocesana

Há 45 anos atrás este dia coincidiu com o Ano da Fé e, igualmente, a celebração decorreu no Coliseu Figueirense, tendo o jornal “ O Dever” divulgado na altura, como título: “Numa arena de luta, o Altar da Paz”! 
Perante cerca de 3500 pessoas presentes, a oração dos fiéis foi proclamada por representantes de todas as paróquias. 
No final, a imagem de Nª. Sra. de Fátima deu três voltas ao circuito do Coliseu, transportada, sequencialmente, pelos representantes das freguesias, pelos acólitos e pelos escuteiros, com a multidão cantando, batendo palmas e atirando pétalas de rosas. 
Presidiu a esta cerimónia o sr. Vigário Geral da Diocese dr. Manuel Leal Pedrosa, em representação do Bispo da Diocese, acolitado pelo Vigário Episcopal da zona beira-mar e pelo acipestre da Figueira da Foz, com a presença de todos os párocos da s freguesias do arciprestado. 
Para ver coleção de fotos do evento clicar na foto.

sábado, 25 de maio de 2013

Trânsito entope escusadamente!

Há constantes “entupimentos” de trânsito para quem pretende entrar ou sair do apelidado “parque de estacionamento das gaivotas”, e isto devido a dois problemas: 
1º) O acesso a este parque é tão apertado que só dá para passar uma viatura de cada vez. Ou seja, se estiverem uma dezena de carros a sair, na avenida formam-se filas dos que querem entrar, até para lá da marina (por um lado) ou para lá da torre do relógio (pelo outro lado); 
2º) Porque, e como não pintaram “uns traços” do lado de lá da linha contínua (foto pequena inclusa) quem sai do parque só pode virar à direita, não o podendo fazer se quiser ir, por exemplo, para Buarcos! 
Situações incompreensíveis e escusadas pela simplicidade das soluções!

‘Umbrellas’ no 'picadeiro'!


É bonito 
de se ver, 
sim senhor,
quer seja de baixo para cima quer seja de cima para baixo!
Uma "UmbrBela" iniciativa!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jogador da Naval subornado!

Houve corrupção no jogo entre Naval e Moreirense! O Ministério Público acusa dirigentes nortenhos de aliciamento aos jogadores do clube da Figueira da Foz. Dos quatro “abordados”, Williams “caiu na tentação”
Foi um jogo “negro” para a Naval 1.º de Maio, que contribuiu para que o clube da Figueira da Foz não subisse ao escalão maior do futebol nacional. Um vermelho direto a José Williams e a consequente expulsão ajudaram a fixar o resultado final em 2-1 a favor do Moreirense, num jogo decisivo, disputado em 29 de abril de 2011 no estádio Bento Pessoa. Um vermelho aos 79 minutos de jogo, que “envergonhou” uma época em que o lateral esquerdo brasileiro, de 29 anos, cumpriu na perfeição em matéria disciplinar, apenas sendo expulso por acumulação de amarelos. Uma expulsão por «falta grosseira sobre o adversário, provocando muito perigo para a sua integridade física», lê-se no relatório do árbitro e na acusação deduzida pelo Ministério Público. (In “DC”)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Autocarros deixam utentes ‘pendurados’!

Na rua da Liberdade, e durante o tempo em que decorrerem as obras ao final desta rua,  os autocarros que recolhem passageiros na paragem visível na foto foram “desviados” para a rua da Fonte. Tudo bem! O que não está bem foi não terem alertado os moradores da zona desta alteração com uns meros avisos escritos, ocasionando que nos primeiros dias ali estivessem várias pessoas à espera tempos sem fim!... 
Hoje mesmo já nos disseram que “alguém” da câmara já tinha sido avisado, e que este “alguém” iria avisar a empresa de camionagem para o facto. Ou seja, agora é que iam avisar do teria sido obvio terem feito logo em primeiro lugar!

Picadeiro colorido

Há uns tempos atrás os postes de iluminação pública do Bairro Novo só tinham uns suportes para vazos. Depois de alguma insistência, funcionários camarários colocaram lá os vazos de plástico. Presentemente são alguns dos comerciantes que se preocupam em cuidar e regar as flores para usufruírem de um “picadeiro” alindado! 
Por sua vez, aquele semáforo ali do lado direito ora está torto ora está direito! Há quatro dias, quando tirámos a foto, o dito semáforo estava “torcido” para baixo, quase “invisível” para os peões!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O matagal da Claridade!

Todos os anos a nossa Praia da Claridade é limpa, tardiamente mas é! Mas este ano, e como a meteorologia já prevê bom tempo continuado, não seria de antecipar essa tal limpeza para que o areal se apresentasse desde já com um aspeto apresentável aos olhos dos turistas que já nos começam a visitar!? 
É que agora mais parece “matagal da claridade”! 
Mas também os equipamentos de praia já deveriam ter começado a ser arranjados pois ou estão podres, ou com pregos à mostra, ou a precisar dos normais reparos anuais de manutenção! (ver foto pequena inclusa).

Buarcos: Estacionamento sem muralhas nas muralhas!

E ainda agora é agora! Se não se colocarem ali uns pilares impeditivos, então mais vale substituírem a relva por… estacionamento!
------------------------------
Segundo informações recebidas nos últimos minutos, os pilares já lá foram colocados há uns dias! Como, e na verdade, já ali não passamos há cerca de uma semana, aqui fica a retificação. (A.F.)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vila Verde, Figueira da Foz: Morre na apanha ilegal de amêijoa

Um homem com 22 anos morreu esta segunda-feira no rio Mondego quando se dedicava à pesca ilegal de amêijoa. 
O alerta às autoridades para o desaparecimento do mergulhador foi dado às 15h13, através de um telefonema anónimo, tendo o corpo do jovem sido encontrado no rio, junto à povoação de Vila Verde, cerca de 30 minutos depois, "à tona de água e já cadáver", referiu Rui Amado, comandante do Porto.
Segundo o responsável da Capitania da Figueira da Foz, a vítima dedicava-se à apanha "ilegal" de amêijoa, dado estar a mergulhar "com botijas, o que é proibido" e estaria no rio "sozinho". Ainda de acordo com Rui Amado, o jovem terá entrado na água pelas 13h00 e não regressou a terra, facto que motivou o alerta às autoridades. 
Rui Amado disse desconhecer as causas da morte, indicando apenas que o cadáver foi recolhido por uma embarcação da Polícia Marítima e transportado para o posto do Instituto de Socorros a Náufragos, de onde deverá ser levado para o Instituto de Medicina Legal. 
No local estiveram 10 homens e três embarcações da Polícia Marítima e meios da PSP e Bombeiros Municipais da Figueira da Foz. (Compilação do “CM”)

Tavarede: Sofre ataque à facada por não vender moto

Um homem de 45 anos foi esfaqueado, na passada 5ª feira, durante uma rixa em que se envolveu com três conhecidos que lhe queriam comprar um motociclo. 
 O caso ocorreu em Tavarede, Figueira da Foz, e começou quando um dos agressores terá dito à vítima para vender o motociclo a outro homem do grupo. Este recusou o negócio e um deles sacou de uma navalha tendo provocado ao motociclista vários ferimentos nos braços.  ----------- (Compilado do C.M.)

domingo, 19 de maio de 2013

Acidente pára obras na Figueira da Foz

Durante toda a passada semana as obras no troço entre o Ténis Club e o Relógio estiveram paradas alegadamente devido a um acidente, com alguma gravidade, com um trabalhador. Publicamos esta notícia com o máximo de reservas pois, não sendo oficial, foi relatada a credíveis comerciantes da zona pelos colegas do sinistrado. 
O local do alegado acidente está demarcado com umas fitas (em frente à escavadora) que segundo as mesmas “fontes” já recebeu diversas vistorias (eventualmente da companhia seguradora, da Inspeção do Trabalho, etc.).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alto “e-pára-o-baile” que se vai construir uma rotunda!

Já não se pode circular por aquele acesso a seguir ao estacionamento do mercado. As obras de requalificação urbana já chegaram ali. 
Agora segue-se a construção no local de uma rotunda! (Ver foto inclusa).

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Figueira da Foz: Fuga de gás no Bairro Novo levou à evacuação de 17 de pessoas

Foram evacuadas 17 pessoas ao início da madrugada de hoje da rua Maestro David de Sousa, junto ao cruzamento com a rua da Liberdade. 
A fuga de gás na rede pública da cidade foi detetada já próximo da meia-noite de ontem. Em declarações à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz disse que a fuga "tinha alguma intensidade" e foi detetada "na rede secundária do gás de cidade" por um popular que alertou as autoridades cerca das 23h50. A PSP vedou o acesso e a circulação automóvel num raio de 300 metros, enquanto os bombeiros e um técnico da companhia de gás procediam à contenção da fuga. 
Por precaução foram evacuadas 17 pessoas de três edifícios, dois adjacentes e o frontal em relação à própria fuga. Os elementos dos Bombeiros Municipais fizeram refrigeração do sítio por onde o gás saía "com duas linhas de água e uma de segurança, para despistar qualquer possibilidade de ignição" e fizeram também a "ventilação" dos edifícios adjacentes, tendo a situação ficado resolvida pelas 03h00 da madrugada. 
No local, envolvidos nas operações, estiveram 17 elementos e oito viaturas das corporações de Municipais e Voluntários da Figueira da Foz, PSP e companhia de gás natural.  
(Compilado Lusa/Net)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Mau… mau… ricio Pinto!

Agora que as obras pela Figueira da Foz estão em vias de se concluírem (até porque vêm aí as eleições autárquicas depois do verão) e se começam a alcatroar as estradas, vejam lá se se lembram da ‘martirizada’ rua Maurício Pinto, por onde passa meia-cidade todos os dias (indo e vindo das escolas, do Centro de Artes e Espectáculos, do Museu Municipal, Biblioteca, jatdim, mercado, Abadias…), que já mereceu aqui alertas mas que continua no estado que a foto mostra e que dispensa outros comentários. 
Espera-se é que não se olhe só para a zona turística da cidade. Os figueirenses que vivem nas zonas mais interiores também são gente!...

Não se pode dormir à sombra da bananeira!...

domingo, 12 de maio de 2013

Meio poste, perigo inteiro

Este poste (perdão, meio poste) na rua da República, se estivesse na vertical, “ainda-era-como-o-outro”
Mas assim dobrado mesmo em direção ao meio do passeio por onde as pessoas passam é um perigo acrescido para alguém mais distraído!

O asmôr é lindo!...

Mais uma exposição "piquinina" no Bairro Novo

Podem ser “piquininas”, mas dão graça e agradam a quem passa. A deste domingo mostrava uma dezena de máquinas registadoras, a primeira dos anos 30 do século passado!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Polémica garraiada (que foi tourada!) dos estudantes de Coimbra no Coliseu Figueirense!

  










Para ver reportagem fotográfica clicar numa destas 2 fotos!
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Muitas pessoas, de Coimbra e da Figueira da Foz, têm verberado o que se passou na aludida garraiada. Porque de “garraiada” nada teve, foi uma tourada pura e dura, com sangue à vista no dorso dos touros e a ‘incomodar’ quem ia para se divertir! No Facebook surgiram já várias manifestações de repúdio! Aqui deixamos uma delas:  
“-Desculpem, mas isto não foi uma garraiada. O nome publicitário foi para encobrir uma tourada, pois o touro, não um garraio foi farpado, e havia toureiros a cavalo. Estarei enganado?” (FG)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

PSP deteve 3 pessoas na Figueira da Foz por furto de cobre

Elementos da polícia da Figueira da Foz detiveram dois homens e uma mulher na Figueira da Foz, por furto de cerca de 130 metros de cabo telefónico ocorrido no início deste mês na zona da Ferrugenta o que provocou a interrupção do fornecimento de comunicações durante “várias horas” em diversas povoações a norte da freguesia de Tavarede, provocando “graves transntornos e prejuízos” aos utilizadores desses serviços. 
A PSP procedeu a investigações, realizando vigilância a locais que considerou serem suspeitos, que permitiram detetar a queima de fios de cobre para lhes retirar o isolamento, cobre que foi depois escondido “nuns canaviais junto da morada dos suspeitos”. 
A vigilância no local permitiu aos agentes da autoridade deter dois homens, de cerca de 30 anos, pelo alegado furto, e uma mulher de 35 anos, que atuava como receptadora, todos residentes na Figueira da Foz, apreendendo cerca de 30 quilos de cobre. (Compilado D.C. – Titulo nosso/foto web)

terça-feira, 7 de maio de 2013

25 de Abril vai ter parquímetros

A avenida 25 de Abril, toda ela, vai passar a ter estacionamento pago. A concessão à Figueira Parques já foi debatida numa sessão de câmara. 
Um representante da empresa sublinhou que “a ideia é garantir que, no Verão, muitos lugares não sejam ocupados como ‘garagem’ durante semanas”
Mas não referiu se a situação se irá manter durante o Inverno!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Buracos perigosos !

Ao início da rua Cândido dos Reis há pedras à solta, o que faz com que os rodados dos carros as possam projetar para o passeio e ferir quem passa. 
Por sua vez na rua do Paço… enfim, a foto dispensa palavras (mas não os "palavrões" dos automobilistas)!

domingo, 5 de maio de 2013

Será para mostrar que se obra muito!?

Depois de escavarem um buraco ou vala, numa estrada ou passeio da nossa cidade, porque é que não o(a) tapam de imediato, ou no prazo máximo de um ou dois dias!? 
A empoeirada vala/buraco da foto, no Passeio Infante D. Henrique, está assim já vai para um mês! Será para mostrar serviço!? 
 Incrível! E inaceitável!

Velhos são os trapos, não os veículos que estiveram expostos no Bairro Novo

Dois dias, duas exposições: 
Sábado, bicicletas antigas; Domingo, carros antigos!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Figueira à pedrada!

As obras assim o exigem! Interessa é que esteja tudo "au point" até ao Verão!

Berma entorta-jantes!


Se sair de carro pelo parque traseiro do Jumbo e virar à esquerda, e de novo à esquerda em direção à cidade, cuidado! Evite que os rodados pisem a berma, recheada de ratoeiras (em forma de buracos bem escavados) que danificarão os pneus. 
Na passada 2ª feira lá estava mais um carro parado e com uma ‘jante’ torta! 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio na Figueira da Foz

Para ver algumas fotos 
da animação do 1º de maio,
Dia do Trabalhador, 
na nossa cidade, 
clicar na foto » » » » » » » » » » » » »
(...e veja também uma foto da Naval 1º de maio com 24 anos!)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------