domingo, 30 de junho de 2013

Domingo de calor


O centenário Hotel Universal vai ser recuperado e transformado em unidade de quatro estrelas

O Hotel Universal, situado na zona histórica e turística do Bairro Novo da Figueira da Foz, vai ser recuperado e transformado numa unidade hoteleira de quatro estrelas, um investimento de cerca de dois milhões de euros. 
Clicar no hotel para ler noticia completa  »»»»»»»

Figueira da Foz; Arrendar casa 15 dias é luxo que desapareceu

O arrendamento de casa de férias de verão na vila de Buarcos, Figueira da Foz, por períodos de 15 dias ou um mês, é um luxo que os turistas abandonaram, optando por uma semana ou poucos dias, revelam proprietários. 
«««««««««««««« Para ler noticia completa clicar nas casas.

sábado, 29 de junho de 2013

Esplanada Silva Guimarães inaugura Parque TIR em noite de S. João!

Não é o fogo, nem é nada 
em noite de S. João:
 O Parque TIR da esplanada
É o que dá mais animação!
(Enviado via email pelo nosso leitor L.P.)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Professor Alcino Lebre continua desaparecido 48 horas depois

Todos os meses, Alcino Lebre, professor aposentado (e colaborador do jornal "O Dever") de 79 anos, residente na Figueira da Foz, ia buscar alimentos para distribuir pelos carenciados. 
Anteontem, após mais uma missão, desapareceu no percurso de um quilómetro entre o Banco Alimentar e a sua casa. Ontem, PSP e bombeiros fizeram buscas num mato usado como atalho e onde Alcino foi visto a entrar, mas não foram detetados mais sinais. 
Desesperada, a mulher, Olga Leandro, diz que ele tinha o hábito de "andar por atalhos" mas conhecia bem o local. 
O subintendente Cristina Marques, da PSP, diz que não foram registados movimentos nas contas bancárias de Alcino.  (C.M. / Titulo, foto e parênteses nossos)
......................................................................................
Atualização de hoje, 20h00:
Pelas 20h00 de hoje a situação mantinha-se, com as buscas suspensas na zona em que eventualmente poderia ter desaparecido. 48 horas depois há tão somente alguns ténues indícios que permitem teorizar sobre algum distúrbio mental que o tenha levado a pedir boleia para outro local. 

Descubra as parecenças!


Bancos de pedra

Bancos de pedra ornamentam o passeio envolvente da entrada do mercado pelo lado do rio. Serão uma espécie de mobiliário urbano que, não sendo bonitos, nem estéticos, nem cómodos, poderão ser adequados para resistir às estações do ano e ao vandalismo. 
Mas ‘aquele’ lá ao fundo está muito próximo da esplanada, o que não se compreende. Era escusado!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Feira das Freguesias - Inauguração da 1ª fase

Este ano a Feira das Freguesias realiza-se no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha e divide-se em duas fases: A primeira, inaugurada hoje, 26 de junho, e que decorrerá durante 5 dias até dia 30, e onde estarão presentes 9 freguesias. Oriundas da zona norte: Brenha, Moinhos da Gândara, Quiaios e Santana; Da zona sul: Alqueidão, Borda do Campo e Lavos; E da zona urbana: São Julião e Vila Verde.
Dias 1 e 2 de julho a feira encerrará para substituição das freguesias. E de 3 a 7 de julho estarão presentes as freguesias oriundas da zona norte: Alhadas, Bom Sucesso, Ferreira a Nova e Maiorca; Da zona sul: Marinha das Ondas e Paião; Da zona urbana: Buarcos, São Pedro e Tavarede.
A animação é oriunda das freguesias, desde os ranchos às filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Embarcação de pesca encalhou e afundou-se hoje no Cabedelo, Figueira da Foz

Um barco de pesca costeira afundou-se hoje à tarde na Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, sem haver registo de feridos 
Segundo um comunicado da Marinha Portuguesa, a embarcação de nome "Cambola", com registo em Póvoa de Varzim, encalhou junto ao molhe sul da entrada do Porto da Figueira da Foz, que lhe servia de porto de abrigo. 
Antes de o barco se afundar, os seis tripulantes foram resgatados sem ferimentos por uma embarcação da Polícia Marítima e outra da estação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos da Figueira da Foz. O alerta para a ocorrência foi dado cerca das 16h10, desconhecendo-se ainda as causas do acidente, uma vez que, segundo a Marinha, se registava fraca ondulação na altura. (SIC noticias / Lusa)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Inauguração do renovado mercado, almoço de São João no jardim, procissão e Benção do Mar, homenagem a atletas figueirenses e a classificação das Marchas Populares:

Noite de São João na Figueira da Foz – 23 de junho de 2013 / Antes da meia-noite!

O São João venceu a ventania! Se pela hora do jantar o vento “abusou”, pelas 23 horas desapareceu! A noite, apesar de algo fria, compôs-se, e a habitual enchente não defraudou as expectativas! 
Num conjunto de mais de quarenta fotos mostramos a preparação dos festejos durante o dia e a feira popular. Seguem-se algumas ‘sardinhadas’ ao ar livre que decorreram por alguns locais da cidade, e ‘flashes’ das marchas e da avenida. Para aceder à reportagem, clicar na foto!

sábado, 22 de junho de 2013

Vésperas da véspera de São João na Figueira da Foz

Dia 21 de junho: a rotunda da nova avenida, junto à marina, ficou circulável; E a Sociedade Filarmónica Figueirense recebeu os comerciantes das ruas Dr. José Jardim e Dr. Santos Rocha numa ‘valente’ sardinhada! 
Dia 22 de junho, hoje: O fotógrafo Brandão Faria fez uma quadra relativa ao S. João; e o Zumba Fitness animou a esplanada Silva Guimarães. 
Meteorologia para a noite de S. João: As noticias são boas, pois não fará frio nem irá chover!
Poderá estará algum vento, mas nada de dramas pois são as nortadas típicas da Figueira, que são nossas, muito nossas, homessa!! 
--------------------------------------------------------------------------
"-Óh Lua que vais tão alta..."
A Lua vai estar mais brilhante amanhã Se o céu estiver limpo, a ‘Super Lua’ pode ser visível entre as 21h06 (hora de Lisboa) de domingo, quando nasce, e as 06h14 de segunda-feira, quando se põe. O fenómeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra. Nestas condições, a Lua Cheia é maior e mais brilhante.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Câmara da Figueira promove “fixação natural da vegetação” na praia. A sério!

Extratos da nota de imprensa assinada pelo vereador António Tavares: 
“Câmara decide-se pela não intervenção mecânica na «antepraia» para promover a regeneração do ecossistema (…/…) com o intuito de promover a consolidação das areias (…/…) promovendo assim a fixação natural da vegetação (…/…)“
-Não faz sentido manter à força todo o areal como um “areal de praia”, defende o executivo.
 ................................................................................................................................
Já se percebeu: Estamos ‘promovidos’ e mal pagos!  
Esta noticia, retirada do Facebook de diversas fontes, tem vindo a suscitar algumas reações ácidas: 
“Já ouvi desculpas menos esfarrapadas!”(JT); “Grande ideia...até podiam aproveitar para promover o passeio dos bóbis na praia, sempre "adubavam" o ecossistema!!...só pode ser piada de S.João!!”(HN); “Eu acho q isto é o campeonato nacional da parvoeira e o gajo q teve esta ideia já vai em primeiro lugar!!”(TM); “A moda agora é ter uma hortinha!”(CR); “E linces ibéricos?”(JT); “Os meninos do jardim escola brincam menos que os nosso "projectos" de politicos. Viva a palhaçada!”(PP.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lavos: Chamas de incêndio por fuga de gás atingiram 5 metros de altura

O incêndio provocado por uma fuga de gás na rede pública junto a umas vivendas em construção numa urbanização de Lavos, devido a causas que ainda são desconhecidas, foi extinto pelos bombeiros mais de uma hora depois de deflagrar. 
Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, afirmou que as chamas, que chegaram a atingir os 5 metros de altura, foram controladas com recurso a espuma, "que possui maior eficácia na extinção do incêndio", depois do local da fuga, no passeio em frente à obra de uma moradia, ter sido arrefecido com recurso a duas linhas de água. 
"A estratégia foi manter na mesma a fuga inflamada e foram feitas manobras de arrefecimento em toda a zona envolvente até à chegada do técnico do gás. Quando o gás foi cortado, procedemos à extinção do incêndio", explicou. (Lusa)

PSP apreende três mil doses de droga na Figueira da Foz

Quatro pessoas foram detidas ontem, na Figueira da Foz, por serem suspeitas de tráfico de droga e “venda direta ao consumidor”. Na sequência da detenção, a PSP apreendeu ainda 2.950 doses individuais de produto estupefaciente, entre outros objetos. 
De acordo com um comunicado enviado pela PSP de Coimbra, as investigações já estavam a decorrer culminando, assim, em buscas domiciliárias. As quatro pessoas detidas – dois homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos – têm ligações familiares. ("As Beiras", 20.jun.013))
..............................................................................
(Adenda de 21.jun.013: As quatro pessoas ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Figueira da Foz: Alegado desaparecimento no Cabo Mondego foi falso alarme!

O homem que efetuou o telefonema, de 19 anos, desempregado e residente na cidade, estava já referenciado noutros falsos alertas de socorro e acabou por confessar o falso alarme à autoridade marítima. 
"Veio prestar declarações e confessou que foi falso alarme", disse à agência Lusa Rui Amado, comandante do porto da Figueira da Foz. 
Na sequência, o dispositivo de busca que se mantinha no local - uma praia de arribas rochosas junto à entrada da recém-desativada fábrica da Cimpor - foi desmobilizado, adiantou. 
Segundo Rui Amado, o homem incorre em procedimento criminal, tendo sido elaborado um auto que vai ser enviado para o Ministério Público. 
Este falso alerta foi dado às 14h45 de hoje, tendo o jovem ligado para os bombeiros a dizer que tinha visto "uma senhora a cair na água", afirmou à Lusa Nuno Osório, comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz. 
Os bombeiros enviaram para o local uma equipa de mergulhadores, reforçada depois com meios marítimos da Capitania do Porto da Figueira da Foz e outros meios da PSP da Figueira da Foz, Proteção Civil Municipal, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER/INEM) e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários, num total de mais de 20 operacionais. 
 (In “Noticias ao Minuto”, citando a Lusa - 19jun2012, 19h45)

Crime ecológico nas Abadias!?

Na passada semana a vala das Abadias apareceu manchada de óleo e a cheirar mal, o que ainda no momento se nota. 
A par disto notou-se que as rãs deixaram de saltitar e coaxar. 
Afinal, o que é que se terá passado!?

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cortam árvore para “plantar” candeeiro!!

"Ao andar pelos passeios que se estão a construir na renovada avenida, qual o meu espanto ao ver que tinham cortado quase metade de uma árvore para colocar um candeeiro! 
Será para iluminar a passarada!? 
Enfim, com tantos iluminados por aí não admira que isto aconteça. 
Apetece-me comentar: quantos mais são, menos valem!" 
(Texto e foto enviados via email pelo nosso leitor António M.)

Esplanada…

Uma
manhã
de
fim
de
semana
e os 
restos
da 
noite
passada! 

domingo, 16 de junho de 2013

Do Jardim à Praia do Relógio, passando pelo Bairro Novo, um fim-de-semana recheado de exposições e eventos:

Exposição de artesanato doméstico, exposição de motos e motorizadas, fitness na praia do relógio, largada de balões insufláveis na praia do relógio, produtos da agricultura biológica no Meetng Point, exposição de antiguidades e velharias no jardim... veja tudo CLICANDO AQUI!

sábado, 15 de junho de 2013

Assaltos na cidade por perigosa ciclista!

Para debelar onda de assaltos muitos proprietários mandaram vedar as suas quintas com cercas dissuasoras. 
O nosso jornal, ainda assim, colocou-se “à coca”, e conseguiu fotografar o último ilícito da perigosa meliante que fugia sempre de bicicleta. 
A “chiclista” (já que ia mascando ‘chicletes’ enquanto realizava os assaltos) foi presa no hospital quando se queixava de uma nádega. 
Ufa! 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bicicletas (1) a circular nos passeios da Figueira da Foz (nova e popular ‘moda’) atropelam peões!

Vem crescendo pelos passeios públicos da Figueira da Foz e em muitos de Buarcos a nova moda, ou mania, de os ciclistas circularem pelos ditos, “razando” as pessoas, assustando os pais que ficam preocupados com as suas crianças que julgavam estarem ali em segurança, e causando mesmo acidentes. 
Até ao momento temos conhecimento de dois atropelamentos, vá lá que sem consequências de maior: Um no passeio da rua da República, junto ao Foz Center, numa manhã de finais de maio, e outro no passado fim-de-semana no passeio da avenida do Brasil, junto ao parque infantil de Buarcos (precisamente com uma criança). 
A policia!?... enfim... pois é...nem vê-la!

Bicicletas (2)

Mas também quase se incentiva a circulação das bicicletas nos passeios! Veja-se que, junto ao museu (1) o bloco de estacionamento para bicicletas está situado em cima do passeio! Ai esperavam que os ciclistas desmontassem e fossem estacionar as bicicletas a pé!?
Desenganem-se! 
E na rua da Liberdade, junto à Bijou (2) muitas das vezes as bicicletas não se podem estacionar porque o lugar está ocupado por carros! 
Mas também 'que raio' de local é este escolhido para o estacionamento de velocípedes!? Note-se que, em dias em que a esplanada da Bijou estiver mais composta, os peões não vão poder passar! O local mais indicado seria na esquina seguinte, com a rua dr. Francisco António Diniz, ali sendo até duplamente útil pois evitaria o estacionamento automóvel, estes que retiram visibilidade aos automobilistas que descem esta rua e não conseguem ver quem vem da direita!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dentro do renovado mercado municipal: Os 3 pontos mais (+) e os 3 pontos menos (-)

Os três pontos mais (+): 
1º) A construção dentro dos prazos, aparentemente sem desvios nem derrapagens de custos; 
2º) A claridade natural interior devido à transparência de grande parte da cobertura; 
3º) A maior facilidade de circulação e a disposição dos módulos. 
Os três pontos menos (-): 
 







1º) Alguns comerciantes têm a sua banca separada, metade dum lado e metade do outro lado do corredor; 
2º) Corredor central de cor tão clara (amarelada) que se apresenta sempre sujo, só estando apresentável logo após a abertura diária; 
3º) Os esgotos são de pequeno diâmetro no chão e no escoamento das pias, por isso entopem constantemente, e os muros escusadamente altos que separam as bancas dos peixes retiram visibilidade e “escondem” as mais distantes.
----------------------------------------------------------------------------- 
ADENDA de 3ª feira, dia 11.jun.013:
Só hoje de manhã 2 pessoas escorregaram 'naquele' piso amarelo dando quedas aparatosas! Ler em "comentários" nesta noticia! 
(Mais uma vez reafirmamos que a divulgação destas noticias têm como único intento o de se poderem colmatar as anomalias enquanto é tempo!)

...e fora do mercado, mais do mesmo!



















Estacionamento em cima do passeio, junto da entrada virada para o rio, que nem os pilares conseguem impedir!! Incrível! Claro que pode ter sido somente alguma descarga de material!
Em frente à entrada pelo lado do jardim continua o ‘regabofe’: A todos os dias de mais movimento, toca a parar em 2º estacionamento, ocasionado exasperantes filas extensas que na passada 6ª feira chegou a estender-se até às Abadias! Aliás, neste dia alguns até se deram “ao luxo” de estacionar em cima do passeio do próprio jardim! 
Policiamento aqui!? Nem vê-lo!
E também ainda ninguém consegue perceber como é que se abriu o mercado sem primeiro alcatroarem a rua dr. Francisco António Diniz! Um pequeno (queremos considerar pequeno!) desmazelo desnecessário.

domingo, 9 de junho de 2013

Painéis e sinais de transe…

Quem chega à Figueira da Foz surpreende-se e vê aquilo que é costume ver-se noutra cidade em véspera de eleições, especialmente das autárquicas: obras, obras e mais obras! E o povo gosta, porque sabem que se fazem mesmo, e dentro dos prazos que, coincidentemente, terminam mesmo antes da data das ditas cujas! E que não se veja alguma crítica encapotada nestes considerandos, pois é normal que muitas das coisas que num mandato camarário se organizam e adjudicam, e sabendo-se o tempo que a burocracia impõe, se venham a verificar nos finais dos mesmos. 
Note-se que até colocaram um placard sem nada, só com a estrutura em ferro (foto em cima) eventualmente para dizer que, fora estas obras, não se fez mais nada (de obras “incomodativas”, claro!); E também tiraram alguns sinais de trânsito das ruas para surpreenderem ainda mais os visitantes! 
Antes das eleições, uma cidade em transe!

sábado, 8 de junho de 2013

Travessa da retrete!...

A 2ª travessa da rua dr. Luis Carrisso é uma via da cidade cujo piso está invariavelmente pejado dos “cocós” de cãezinhos, cujos donos devem achar que a rua virou moda para retrete! 
Ora aquele é, obviamente, um sítio de passagem de pessoas que ficam incomodadas com o que vêm, cheiram e, por vezes, pisam! Nas casas e nas garagens o cheiro é nauseabundo! 
Ainda por cima nesta rua existe um muro onde alguns desses tais ‘donos de cãezinhos’, depois de apanharem os cocós com sacos de plástico (até aqui tudo bem) os colocam num buraco do dito muro!
Incrível! 
(Enviado via email por M.M.)

Qu’é couve!? É hortaliça!...

Agora 
no 
requalificado 
mercado 
da 
Figueira 
da 
Foz 
é tudo 
em grande!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Figueira da Foz: Uma cidade cada vez mais desvirtuada das suas tradições!

"A Feira das Freguesias, que encerra as Festas da Cidade da Figueira da Foz, tem duas novidades. A primeira é a mudança de local, da praça da Europa para a nave do mercado municipal provisório, no parque das Gaivotas. E segunda é a divisão do evento em duas partes iguais – cinco dias e nove freguesias em cada uma -, para contornar a falta de espaço no pavilhão (…/…) a Feira das Freguesias vai abrir de quarta a domingo, durante duas semanas. Os dois dias de interregno servem para as alterações logísticas dos módulos gastronómicos das freguesias. Ou seja, a mudança de turno das freguesias..."
Ora já não bastava a má ideia de mudar de sítio a nossa tradicional Feira das Freguesias que sempre se efetuou na Praça da Europa (ali realizada porque simbolizava as freguesias à volta da sua sede de concelho, a câmara) e que apesar de algumas tardes mais ventosas tinha muito boa visibilidade para os muitos automobilistas que passavam na avenida e ali iam petiscar, que tinha sempre gente e era apreciada, vem agora a ideia peregrina de a dividir a meio, metade das freguesias num período e outra metade noutro! 
Ou seja, a "tal" divisão de freguesias está a ser feita a preceito pelo atual elenco camarário! E muitos já antevêm que para o "bunker das gaivotas" irá menos gente, e com o concelho dividido a metade ainda irão menos, pois a maioria só irá na semana da sua freguesia! 
Em reunião de câmara disse-se que “assim se poupava dinheiro pois o serviço de instalação e remoção das barracas de madeira na Praça da Europa era muito caro”… isto do muito caro é o que agora se “usa” dizer quando não se quer fazer alguma coisa! 
Mas isto anda tudo “doido” ou quê!? 
O melhor é mudar mesmo o nome da cidade nesta altura das Festas da Cidade para F(igu)eira na Foz!
………….............................................................................................…… 
Por outro lado quer-se manter aquele “mastodonte” de arquitetura “bunker” para diversos eventos festivos e desportivos. Bem, um ano ou dois ainda somos levados a admitir, mas, meus senhores, devolvam o mais depressa possível a foz do rio à vista de quem chega à esplanada Silva Guimarães! 
O erro já veio de inicio ao não se ter edificado a feia estrutura “mais para lá”, mas manter este ostensivo atentado paisagístico mais anos… credo! Cruzes canhoto!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Naval impedida de participar na II liga! Sporting da Covilhã ocupa vaga!

A Naval 1.º de Maio ficou a saber hoje, 5ª feira, do impedimento de participar na II Liga, abrindo uma vaga para o Sporting da Covilhã, depois de a Liga de Clubes não ter recebido a inscrição do clube figueirense. 
A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deliberou “dar por verificada a não apresentação pela Naval – Futebol, SAD, de candidatura para participação na época 2013-14, no campeonato da II Liga”, de acordo com o despacho oficial. 
Para ler noticia completa CLICAR NA FOTO!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O espelho de água, o passeio e o farol

Quem entra na renovada avenida de Espanha depara-se com o passeio, junto ao parque, já circulável, e com o ‘badalado’ espelho de água a tomar forma! Vai ficar bonita… e melhor se apresentará se até lá realizarem uma manutenção e pintura no farol, visivelmente a degradar-se. 
 Por uma obra tão básica não vale a pena estragar-se a visibilidade do conjunto!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------