segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Eu quero uma vala chique… e várias desentupidas!

Porque senão, ao cair umas chuvadas mesmo daquelas pouco intensas como aconteceu hoje, as Abadias extravasam, os locais habituais da cidade inundam-se e impedem a circulação, e a polícia vê-se obrigada a cortar estradas!
Mas já no início de setembro alertámos para a necessidade de desentupir os bueiros nestes locais. Como não se liga importância a estas coisas, depois é a atrapalhação e os “remendos” no momento!

Rua do “pôssa”!

Este ‘rasgo’ no alcatrão a meio da rua do Paço foi cavado pela Águas da Figueira e está ali vai para 3 semanas! 
E tem um triplo efeito: Os carros, ao passarem-lhe por cima, fazem um barulho ‘cavo’ que, à noite, não deixa dormir os moradores; ocasionam ‘molhas’ a quem vai no passeio; e os automobilistas ao baterem ali, exclamam alarmados: “-Pôssa”!

domingo, 29 de setembro de 2013

Autárquicas na Figueira da Foz: Câmara da Figueira da Foz continua com João Ataíde

Figueirense de Coimbra (João Ataíde) vence 
figueirense da Figueira (Miguel Almeida)
 ***********************************
(Dados das 22h50):
PS - 45,65 % ; 3226 votos; 
PSD.CDS.PP.PPM.MPT - 31,89 %; 2254 votos; 
CDU - 7,77 %; 549 votos. 
BE - 2,77 %; 196 votos. 
PCTP/MRPP - 1,17 % ; 83 votos. 
BRANCOS - 7,12 %; 503. 
NULOS - 3,62 %; 256. 
ABSTENÇÃO - 49,04 %; 6.
Relativamente a 2009, o PS subiu cerca de 8%. O PSD não dá comparar porque se coligou com pequenos partidos e não concorreu com o nome do PSD. A CDU subiu cerca de 2%. O BE desceu. Os votos brancos subiram cerca de 5%. Os nulos aumentaram cerca de 2% e a Abstenção ganhou as eleições na Figueira da Foz com cerca de 50%, tendo subido cerca de 7%. (Expresso online)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

GNR da Figueira da Foz apreendeu ameijoa japonesa

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz apreendeu, na madrugada de ontem, no decorrer de uma operação de fiscalização na área de serviço de Antuã na A1, sentido sul-norte, 563 quilos de amêijoa japonesa. 
Os bivalves estão avaliados em 4 504,00 euros e foram apreendidos em virtude de não se fazerem acompanhar do documento de registo e transporte de moluscos vivos. 
Foi ainda apreendida a viatura onde era transportada a mercadoria e identificado o condutor, de 26 anos. Após inspeção, os bivalves foram destruídos em unidade competente para o efeito. (CentroTv, titulo nosso)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Que mania de refilar por tudo!!!

É que se a pessoa for magra, ali bem encostadinha à parede até passa! Onde se prova que se incentiva a uma comida saudável! 
E do lado esquerdo, se empurrar um bocadito o contentor “idem-aspas”! Problema (qual problema!!!?) resolvido!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

É pá, vai dar banho ao cão! Não leve esta frase muito a peito!...


...nem leve o canídeo ao espelho de água! 


Não é nada higiénico!

Perigo na avenida!...

Alguém nos consegue explicar porque é que ainda estão colocados no passeio da avenida os suportes para os chapéus de Sol, mais a mais já tendo a época balnear terminado a 15 de setembro!?  
À noite já diversas pessoas ali têm tropeçado e caído por não se aperceberem deles! Um perigo!

…e perigo no Largo Caras Direitas!

“Num local de tão grande intensidade pedonal e turística, e pese embora os ferros se encontrarem na zona de relvado, este está muito próximo da zona de calçada por onde as pessoas passam, indo a par e não em fila, para não falar das crianças que por ali correm e brincam. Tanto que, há poucos dias atrás, indo eu para a praia, seguia à minha frente um grupo de 5 a 6 pessoas e uma delas tropeçou num daqueles cepos de metal aguçado tendo-se aleijado e depois sido amparada por um dos elementos.”  (Enviado via email por Carlos S.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vote no melhor presidente desta câmara!

Prometeu uma câmara do agrado de todos... e cumpriu!

Tortos na cidade: 3 sinais e um candeeiro!

Das coisas tortas só o candeeiro está "meio" resolvido… ou seja, foi removido e agora está lá o “côto”! 
E na última foto, ao lado do sinal torto, está lá um outro poste sem cabeça! Mas sem cabeça também... há por aí muito quem…

domingo, 22 de setembro de 2013

Aviões contra incêndio abasteceram-se no Mondego

Aviões de combate a incêndio na zona de Pelariga, em Pombal, abasteceram-se de água, durante a tarde de hoje, no rio Mondego. 
.
Na foto de baixo vêm-se dois aviões, e a curiosidade de uma gaivota a também querer participar…

De repente, no Bairro Novo…

Uma inesperada atuação que agradou a quem teve a ventura de aqui passar no sábado à tarde. Ouviu-se o som das vozes deste coro juvenil, numa pausa pela Figueira da Foz, vindos de Espanha e a caminho do Paião, onde com certeza encantaram quem os ouviu!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Encontrado arsenal num carro na Figueira da Foz

A polícia da Figueira da Foz apreendeu, na passada 4ª feira à noite, uma pistola, duas caçadeiras e um revólver. As armas encontravam-se num automóvel onde seguiam 4 suspeitos – que foram detidos – de envolvimento num conflito entre famílias ciganas. Um dos detidos tinha pendente um mandato de detenção para prisão. (C.M.)

Polícia Marítima da Figueira da Foz detém apanhador ilegal de bivalves

Foi intercetado hoje às 04h30, em flagrante delito, pela Polícia Marítima da Figueira da Foz, um mergulhador que se encontrava a exercer apanha de bivalves em pleno canal de navegação do Rio Mondego, com equipamentos autónomos de mergulho (garrafas de oxigénio). 
A apreensão, efetuada numa ação de fiscalização dirigida à pesca ilegal de bivalves resultou na apreensão de 30 quilogramas de Amêijoa “macha”, com um valor comercial estimado em 450 Euros.
Foram identificados ainda mais quatro mergulhadores reincidentes nesta prática no Rio Mondego, existindo, por isso, vários processos de contra-ordenação no Comando Local da Polícia Marítima da Figueira da Foz. 
Além da apanha de bivalves estar interdita, presentemente, no estuário do Rio Mondego, as referidas práticas são proibidas por Lei. (“in” local.pt)

Perigo elétrico!

Rua da Liberdade
Rua dr. Luis Carriço




Postes de iluminação pública perigosos pela cidade!

Heráldica da Figueira da Foz: Porque é que a bandeira é verde e amarela? O Brasão e outras curiosidades!

Em 20 de setembro de 1882 a Figueira da Foz foi elevada à categoria de cidade. Faz hoje 131 anos e, para evocar a data, aqui deixamos o historial sobre a heráldica figueirense. **** Uma compilação do autor extraída de fontes credíveis e devidamente identificadas ****
Para aceder, clicar na Bandeira ou no Brasão.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bate-papo!

Pela rua em frente aos Bombeiros Municipais não se pode subir. Então porque é que está uma placa de trânsito indicativa de ‘sentido proibido’ virada para cá!? 
Ora, estão num bate-papo: "-E pá, ninguém te consegue pôr a cabeça direita!?" 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Invisual causa (e põe-se em) perigo!

A necessidade de cada um obriga a várias “ginásticas” na vida, de certeza sem serem do agrado próprio. Apelar à solidariedade pública para uma esmola é banal há séculos, e na nossa cidade acontece a cada canto e recanto. E nada a opor quando essa necessidade é real, o que nem sempre acontece. 
No caso do invisual que diariamente pede esmola junto aos semáforos do mercado, fazemos aqui duas observações. 
A primeira prende-se com o perigo em que ele, inadvertidamente, se coloca, ao situar-se em plena estrada. Ainda há uma semana o espelho retrovisor de uma camioneta, que estão mais altos, o ia atingido, valendo-lhe a atenção do camionista que parou a tempo. 
A segunda, e para a qual a policia já foi avisada há cerca de dois meses (mas tudo continua na mesma) é o facto dele, ao circular em plena estrada, “obrigar” os automobilistas a desviarem-se para a via da direita inopinadamente, podendo provocar acidentes, como o (vá lá que pequeno) toque que testemunhámos no dia 2 de agosto, pelas 11h30. 
Solução para evitar males maiores, precisa-se!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bancos duvidosos na Figueira da Foz!

Na esplanada Silva Guimarães, se escolher sentar-se num dos bancos, tenha cuidado! Dos quase 30 bancos, quase metade estão danificados, alguns com pregos à mostra e tábuas soltas com farpas afiadas! 
Sabe-se que, à noite, os energúmenos fazem-se acompanhar de “uns copos”(cheios!) e depois quem paga são os coitados dos bancos! 
E se lhes perguntarem quem paga ainda gritam”-Vão ao Totta!

Rua da República sem candeeiros futuristas

Rua da República vai deixar de ter candeeiros “art deco” e passar a ter outros
mais modernos e mais altos.
Espera-se que sem “arte” mas mais robustos!
(Ultima foto refere candeeiro junto ao Casino)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Recentes circovias… (perdão!) ciclovias, “roubam” dezenas de estacionamentos e tornam trânsito mais difícil na cidade!

Não se pintam nem lugares de estacionamento, nem ‘passadeiras’ para peões, nem se avivam sinalizações no chão que estão ‘invisíveis’… mas pintam-se uns traços no alcatrão da Figueira da Foz a que depois chamam “ciclovias” (que são aqueles sítios onde é raro ver-se alguém a “cicloviar”). 
Mas até aqui ainda “se-podia-fechar-os-olhos” não fosse dar-se o caso de muitas dessas intensas pinturas estarem em locais que, ou retiram locais de estacionamento, ou “apertam” estradas ou, ainda, afunilam acessos, dificultando cada vez mais o trânsito na cidade que já não é nada ‘famoso’! 
Refirem-se quatro incompreensíveis exemplos: 
  1) A retirada dos lugares de estacionamentos em frente ao pavilhão do Ginásio Clube Figueirense, onde já era difícil arranjar lugar (e já não falo em dias de jogos quer do Ginásio quer da Naval) mesmo para os pais que ali vão deixar e buscar os filhos para as diversas modalidades; 
 2) A ciclovia que vem desde sensivelmente o cemitério de Buarcos e que termina em frente ao restaurante Tamargueira e que ninguém sabe para onde segue! 
3) Junto a rotundas, onde desembocavam duas filas de carros, agora só desemboca uma fila! 
4) E o consequente apertar da via em algumas estradas da cidade que só prejudicam os automobilistas! 
E pelo “andar da carruagem” parece que se avizinham mais (desagradáveis) surpresas! 
(Texto compilado de emails enviados pelos leitores A.Osoa e R.Tavares. Fotos de R.Tavares)

Qualquer pessoa pode ter um engano, não!?...

A senhora 
ficou muito 
chateada 
só porque 
eu lhe disse
que tinha 
3 filhas 
muito bonitas!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Residência assaltada na Figueira da Foz – Ladrões agrediram e roubaram proprietários

Os moradores de uma residência, localizada na Figueira da Foz, foram roubados e agredidos na sequência de um assalto perpetrado ao final da tarde de quarta-feira. 
A família proprietária da habitação estava no seu interior quando o crime ocorreu. Sem que nada o fizesse prever, e depois de um toque na campainha, os proprietários foram surpreendidos com um grupo grande – ao que tudo indica ainda jovens e de ambos os sexos – que, com a cara tapada, ameaçaram e forçaram a entrada na casa. Lá dentro, e segundo apurámos, os proprietários foram agredidos e roubados. 
O grupo que entrou na habitação levou carteiras com diversos documentos, bebidas de várias marcas e também produtos que estavam no frigorífico. Já com todos os artigos na sua posse, colocaram-se em fuga para parte incerta. 
(Retirado, com a devida vénia de "As Beiras Online" de 13.set.013. Ver versão completa na edição impressa. Titulo e ilustração nossos)

Figueira negligenciada

"-A Figueira nunca esteve tão negligenciada como nestes últimos anos, no meu ponto de vista. 
É certo que todos nós gostamos da Figueira, gostamos das suas belíssimas praias, da sua linda avenida, zonas comerciais, etc, mas os anos passam, a tecnologia é maior, o civismo supostamente deveria ser também maior, como também o respeito pela MÃE NATUREZA deveria ser mais e melhor, mas na verdade não é isso que está a acontecer, muito pelo contrário! As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu bem estar, divertimentos e bens materiais do que com o que realmente interessa, com aquilo que lhes dá a possibilidade de ter o que têm, pois ao final de contas é a Natureza que nos dá o que nós precisamos para sobreviver (matar a sede e a fome e não só). 
Tenho vindo a ficar cada vez mais preocupado com as atitudes de muita gente que por aqui anda, mais preocupada em mostrar os seus belos ténis ou o seu belo carro do que, por exemplo, apanhar uma simples lata ou garrafa do chão; Choca-me profundamente eu ir a passear por um dos passeios da Figueira e repentinamente ver alguém a mandar uma garrafa de plástico para o chão ou, ainda pior, vazar produtos químicos para um dos ribeiros da nossa cidade, que foi o que aconteceu há uns tempos atrás e que, por consequência, ocasionou o aparecimento de milhares de pequenos peixes mortos em estado de putrefação a boiar nas águas do ribeiro de Tavarede. E mais, vindo de pessoas pouco escrupulosas é fazer da serra da Boa Viagem uma lixeira autêntica. 
Estamos em época de eleições. Assim, que tal os senhores candidatos se debruçarem sobre isto ao invés de prometerem "mundos e fundos"!? 
Existem muito mais problemas que a Figueira enfrenta, mas isso eu deixo com as pessoas que vão ler este texto. 
Penso que se todos nós ajudássemos mais dentro deste tema também mais a nossa Figueira ganharia outra vida." 
(Enviado via email pelo nosso leitor Sérgio Mendes)

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

À volta do Forte arranjaram tudo!... (1)

…menos o miradouro do qual há uns largos anos se podia ver o mar que batia ali mesmo!
Bolas, pelo menos não lhe podiam ter dado uma demão de tinta amarela!?

À volta do Forte arranjaram tudo!... (2)

…mas porque é que aqui já se vêm buracos e o piso a desempedrar-se!? E porque é que ainda não varreram a areia espalhada pelo chão!? (Ah, espera, deram a justificação que se está à espera que venha chuva para assim se ‘entranhar’ no dito empedrado!...) 
E porque é que ainda não retiraram as grades que impedem a possível circulação no local!? Claro que para isto ser viável teriam de colocar uns “piços” nas bermas para impedir o estacionamento automóvel selvagem, mas… porque é que ainda não os colocaram se já o fizeram lá em baixo na avenida!?

À volta do Forte arranjaram tudo!... (3)

…menos o Forte! 
 

Nem sequer cabe aqui analisar a quem competia (compete) fazê-lo! Só se sublinha que o Forte está a ficar decrépito, com pedras a cair e visivelmente degradado! 
Mesmo cá fora, o piso está sujo, e vêm-se tubos “não-sei-de-quê” encostados a um muro descuidado, derrubado, indigno para quem o vê! E para os que se queixam de que o Forte está às escuras, bem, não é por falta de holofotes no local… estes é que não funcionam! 
Também ultrajante é ver-se o ‘velhinho’ canhão, que ainda há pouco se situava junto da entrada, estar agora abandonado e jogado para um canto à espera… “sei-lá-do-quê!”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
ATENÇÃO:  
VEJA AQUI mais um artigo e fotos sobre esta designada ZONA ENVOLVENTE!   
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Travessa(é) travessa(ê)

É gritante o desmazelo em que se encontra a Travessa da Rua Cardoso Marta (rua sem saída que fica junta ao tapume do terreno onde era para fazer o mercado, paralela à rua Cristina Torres): falta de limpeza, passeio cheio de ervas, uma árvore tombada há mais de dois anos, árvores que secaram e ainda não foram repostas, o parque infantil completamente abandonado, portões arrancados…  é este o estado que se encontra esta rua de uma cidade chamada Figueira da Foz! 
(Enviado via email pelo nosso leitor M.Ferreira)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ninguém liga às poças! Ora pôça!

Vários moradores na zona traseira do Coliseu Figueirense queixam-se de, no tempo das chuvas, não conseguirem entrar nas suas casas devido às poças que se formas junto das respetivas entradas. 
A foto mostra o portão e uma das entradas onde se formam esses ‘lagos’. Claro que já reclamaram, há cerca de um ano, para a entidade devida, a câmara municipal, que enviou ao local uma senhora engenheira que declarou que o problema só se resolvia com “um bueiro ligado ao coletor principal” ali a meia dúzia de metros, mas que no momento não havia verba para ali se construir “um bueiro ligado ao coletor principal”
Ou seja, ninguém ligou (nada a) isto!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um oásis de desprezo! E perigoso!

Há uns dias atrás, ao ir tirar umas fotografias à zona do Oásis na Ponte Galante, vi uma senhora que quase se ia estatelando por ter enfiado a perna num dos vários buracos dos passadiços de madeira, isto se o marido não lhe tivesse deitado a mão com rapidez! 
E aqui deixo um conselho: Se for para ali ver os patos, lembre-se que você é que pode cair que nem um patinho! (Enviado via email pelo nosso leitor R.Tavares)

Município da Figueira da Foz tem 5 candidatos. Votar em qual?

Após um 1º inquérito neste jornal iniciado em junho e onde não constavam todos os candidatos devido ao prazo de entrega das listas não ter terminado, demos inicio hoje a um inquérito final que decorrerá até ao limite dos 7 dias antes das eleições previstos na Lei Eleitoral. Assim, este decorrerá durante 12 dias, de hoje até dia 21 de setembro à meia-noite, com a seguinte pergunta: 
“-Inquérito sobre as Eleições Autárquicas na Figueira da Foz: Há 5 candidatos ao Município. Em quem vai votar?” 
Damos seis (6) hipóteses de resposta. Vote e exprima a sua opinião, para assim ajuizarmos da tendência dos leitores deste jornal. 
Para votar, entre na página “Os Inquéritos do Palhetas na Foz”, ou então aceda diretamente clicando no painel dos candidatos!

domingo, 8 de setembro de 2013

Linha do Oeste tem novos horários - Também alterações entre Figueira da Foz e Coimbra

A CP - Caminhos de Ferro Portugueses, informou há dias da alteração dos horários na Linha do Oeste: “As ligações entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz passam a ser asseguradas através de correspondência com o serviço urbano de Coimbra na estação de Verride”.
O modelo, que entrou hoje, dia 8 de setembro, em vigor, estipula ainda alterações nos horários dos comboios urbanos entre Coimbra e a Figueira da Foz visando “uma oferta mais cadenciada e regular ao longo do dia”
Para consultar os novos horários clicar no comboio.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Autárquicas: Cartazes na Figueira da Foz


Então 
agora
aqui 
nos
semáforos
do mercado
já não 
se pode
virar
à direita!!?
Bem,
já aqui
há que
escolher
bem
qual o
cartaz
que prefere!
Se nenhum, 
siga pela
passadeira!

...e cartazes das Autárquicas em Portugal!

Em
primeiríssimo
lugar,
aquele 
que
consideramos
o mais
elucidativo!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gang de futebolistas fazia assaltos violentos – Um foi indicado mas recusado pela Naval 1º de Maio

A vítima começou a asfixiar ao ser agarrada pelo pescoço, à porta do prédio onde vive, em Odivelas. Os dois assaltantes abordaram o homem, de 57 anos, sob pretexto de lhe fazerem perguntas sobre um vizinho, mas o objetivo era roubarem, com violência, todos os seus artigos em ouro. Depois foi atingido com uma série de pontapés nas pernas, em fevereiro do ano passado, e é uma das 20 vítimas atacadas de igual forma pelo gang de futebolistas. 
Os 13 assaltantes, três portugueses e dez guineenses - cinco dos quais em prisão preventiva - deverão agora ser acusados pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa, que coordena o processo, depois de uma investigação da PSP que já está concluída. 
Todos tinham tentado a sorte em clubes mais pequenos da Grande Lisboa, mas só Samba Seidi conseguiu treinar à experiência duas semanas num clube, precisamente a Naval 1º de Maio da Figueira da Foz, tendo a sua inscrição sido recusada por questões burocráticas. 
Dentro de meses, o atleta, que está na cadeia e é um dos cabecilhas do gang, vai ser julgado com os cúmplices. Seidi seguiu uma idosa de 73 anos até casa e depois de a mulher entrar na residência bateu à porta e perguntou à vítima por um morador. Mal aquela abriu a porta foi atacada. Ficou sem uma pulseira de mil euros. 
O gang vendia os objetos roubados e repartia os lucros. A vaga de roubos foi entretanto travada quando agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, através da 3ª esquadra, capturaram o perigoso gang de 13 elementos, três dos quais irmãos.
(Compilação dos jornais Correio da Manhã e Record. Titulo e fotomontagem nossos.)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------