sábado, 30 de novembro de 2013

Hotel Portugal foi demolido há 25 anos!

Em 2 de Abril de 1869 o então presidente da Câmara da Figueira da Foz, Dr. José Joaquim Borges, colocou a primeira pedra duma casa na cerimónia que marcou a construção do Bairro Novo (ver aqui). Era um edifício construído no local onde veio a ser o Hotel Lisbonense, virado para a rua da Inauguração (hoje rua da Liberdade) inaugurado anos mais tarde, em 1881. 
 Em 1920 alterou o nome para Hotel Portugal e, por volta de 1925, adquiriu o Casino Mondego, que se situava na esquina das ruas da Liberdade e Cândido dos Reis. Remodelado, passou a servir como salão nobre e espaço privilegiado para festas e casamentos deste então famoso hotel. 
Começou a ser demolido em 1988. 
Neste quarteirão situa-se atualmente um funcional edifício, composto por área habitacional nos pisos superiores, comércio variado e entidade bancária no rés-do-chão virados para o átrio exterior onde, por vezes, decorrem espetáculos e exposições, e nos pisos subterrâneos um ginásio com piscina e restaurante e um vasto parque de estacionamento. 
Neste ano de 2013, vinte e cinco anos depois, publicamos esta reportagem, com algumas fotografias do hotel ainda em funcionamento e outras da sequência da sua demolição (VER AQUI).

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Torre do Relógio vai para obras!

Nova escadaria interior (a atual, em madeira, que vem desde a sua construção, está perigosamente deteriorada), nova rede elétrica, impermeabilização e substituição da caixilharia são algumas das intervenções que a Torre, “ex-libris” da Figueira da Foz, vai beneficiar. 
Os andaimes já estão montados!

Hackers já sabem o sorteio do Mundial de Futebol no Brasil!

Corre no Facebook: “Uma suposta rede de hackers informáticos teria conseguido infiltrar-se nos servidores da FIFA e descobrir que a grelha com os grupos do Mundial do Brasil, cujo sorteio apenas se realizará no próximo dia 6 de dezembro, já estaria definida e em andamento para viabilizar o merchandising da competição. Tal significaria que o sorteio seria apenas uma fachada, uma teoria alimentada com bastante frequência nas vésperas de sorteios”
Claro que aqui não acreditamos nisso! Então se a gente vê as bolinhas ali aos saltos, ou os ‘papelinhos’ a serem retirados todos embrulhadinhos e depois desembrulhados em direto!... 
Ná… acho que são só blatter's... perdão, balelas.
Mas por via das dúvidas aqui deixamos o sorteio que eles dizem já estar “macumbogado”, e onde Portugal surge no Grupo ‘G’ com Argentina, Irão e Argélia!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mais uma ourivesaria assaltada na Figueira da Foz. Larápios entraram pelo teto!

Desta feita foi “a vez” da Ourivesaria Santos, na Praça Velha. Na 4ª feira, na abertura da loja, os proprietários depararam-se com as prateleiras vazias, estojos pelo chão, envelopes vazios que continham os arranjos de artigos dos clientes, e muita pedra e entulho proveniente do teto, por onde os ladrões entraram. 
Estes acederam ao 1º andar do prédio, todo ele desabitado, e depois de abrirem o buraco “desceram” à loja onde “trabalharam” à vontade e sem medo de serem detetados visto a ourivesaria se encontrar fechada com porta de ferro. 
Levaram tudo o que era ouro e prata valiosa, num prejuízo que ascende, naturalmente, a largos milhares de euros. 
Uma equipa da Inspeção Judiciária da PSP esteve no local a recolher os indícios possíveis.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Japoneses de Fukushima interessados no arroz biológico da Figueira da Foz

Arroz biológico na Figueira da Foz, produtos hortícolas gourmet em Setúbal e vegetais e frutos no Alentejo são algumas das novidades – para além dos campos de Idanha-a-Nova onde já se encontram desde 2012 - preparadas pela empresa Terra Citta, criada pela associação de Hiroko, para servir de plataforma entre o know-how de Fukushima e as potencialidades de Portugal. “Enquanto associação, havia muitas coisas que não sabíamos fazer”, diz ao SOL Hiroko Kagyeama, da ONG francesa, explicando a razão da entrada em acção da empresa. 
Com os mecanismos criados pela Terra Citta, será mais fácil aos japoneses instalarem-se em Portugal. “Assim, quando vierem, terão já uma empresa para a qual trabalhar, e não ficarão sem dinheiro”, explica a responsável. 
(Compilação Sol online)

Mau aspeto!

A esplanada 
Silva Guimarães 
anda a precisar 
de um pouco mais 
de atenção.
Em forma 
de manutenção. 
É que assim dá 
mau aspeto!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Eis o estado atual do prado… perdão, praia da Claridade!

Este é o estado, “agora”, do areal da praia da Figueira da Foz, assim desprezado e abandonado pelos mesmos que “antes” criticavam quando havia algum mínimo atraso na sua limpeza! (por sugestão de JS)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

GNR fica na Figueira e vai concentrar toda a formação nacional

Depois do governo ter decidido encerrar o Centro de Formação da GNR em Portalegre, toda a formação será concentrada na Figueira da Foz. 
(Rádio Portalegre) 

domingo, 24 de novembro de 2013

Iluminação natalícia já está a ser instalada

Nalgumas ruas da cidade já está a ser instalada a iluminação de Natal, tendo a empresa escolhida já colocado os postes e alguma armação aproveitando este fim de semana, assim evitando o fecho de ruas e a afluência de estacionamento automóvel (foto pequena inclusa)
Já agora que se fala de iluminação, agradável seria ver-se o relógio da torre iluminado! É que  "...rais-partam-o-gajo-que-volta-não-volta fica-às-escuras!..."

Boa poda!

Já não era realizada 
há dois 
ou três anos, 
mas agora 
foi radical! 
Até deu para 
recolher lenha 
para quem 
tem lareira! 
E se os dias 
estão frios!...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Traineira "Pai Eterno" regressa da faina... pelos vistos bem proveitosa, devido à afluência das gaivotas!

Inquérito visando João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz

Lembramos que continua a decorrer, até ao final deste mês, um inquérito neste jornal com a pergunta: 
 “-Como acha que irá decorrer este 2º mandato de João Ataíde à frente da Câmara da Figueira da Foz?” 
Disponibilizam-se três hipóteses de resposta: Igual; Pior: Melhor. 
Entre na página INQUÉRITOS PALHETAS NA FOZ (ou aceda diretamente AQUI) e vote!

Cuidado no passeio e na estrada

 
Calouste Gulbenkian: Se circular nesta rua pelo passeio do lado direito, de quem vai do tribunal, não se distraia, pois pode tropeçar e cair devido às pedras soltas!
Por sua vez, ao passar do Passeio D. Henrique para o jardim (ou vice-versa) cuidado, pois a passadeira para peões já ali não se encontra vai para 15 dias, isto depois de um qualquer arranjo no alcatrão! 
Logo ali, em local de constante movimentação de peões!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estranhos assaltos a marcos de correio da cidade!

Na passada noite de 3ª feira foram assaltados oito marcos do correio espalhados pela Figueira da Foz. Estranho foi ter-se verificado que os meliantes tiveram que percorrer quase toda a cidade para os perpetrar devido a estes se encontrarem bem distanciados uns dos outros, e também por ter sido roubada correspondência nuns e noutros não! 
Para além da policia ter sido chamada para tentar descobrir os (i)responsáveis, fonte dos correios dos CTT do Bairro da Estação por nós contactada informou-nos que estão a envidar esforços para repor novas fechaduras nos marcos da cidade, mais caras mas mais fortes, já que as atuais são facilmente violadas. 
Enquanto esta substituição não é realizada, o que deve demorar cerca de uma semana, foram colocados autocolantes nos ditos indicando “Fora de Serviço – Em reparação”, desmentindo-se assim, como chegou a circular por aí, que alguns iriam ser retirados.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hospital com estacionamento às escuras

“-Tive necessidade de me dirigir às urgências do Hospital Distrital da Figueira da Foz  pelas 23h00 de domingo dia 10 de novembro, e constatei que o parque de estacionamento em frente à entrada das urgências tinha todos, repito, todos, os candeeiros apagados. A pouca luz existente vinha da iluminação pública das ruas que circundam o hospital e do próprio bloco das urgências.
Quem, como é o meu caso, opte por estacionar fora do recinto do hospital por se recusar a pagar este acréscimo à taxa moderadora tem de atravessar todo o recinto às escuras, mas o mesmo acontece para quem estacione a pagar, sendo certo que considero que o meu carro, estacionado no exterior, acaba por estar mais seguro que os que estão no estacionamento, já que ficou em zona pública iluminada!
No mínimo o que se espera é que a contrapartida ao pagamento de estacionamento seja a iluminação do parque, evitando acidentes ou potenciais assaltos!
Parece-me que o estacionamento é pago 24 horas/dia e 7 dias por semana. Pelo menos a esta hora de um domingo estavam pessoas a pagar. Isto revela outra coisa: quando dizem que é mais barato do que o estacionamento na cidade, não é verdade, já que na cidade não pagamos à noite nem ao fim-de-semana (pelo menos enquanto não se lembrarem disso)..." 
(Enviado via email pelo nosso leitor J.V.Nascimento)
………………
Entretanto, de um comunicado à população, a administração do HDFF informa, a dado passo:
-Os parques de estacionamento requalificados servem os utentes e os colaboradores do HDFF, contando com 383 lugares, estando 9 dos quais reservados a pessoas deficientes, idosas e mulheres grávidas.
O acesso ao parque de estacionamento processa-se através de bilhete emitido no equipamento de entrada, codificado com data e hora, o qual deverá ser pago, numa das máquinas de pagamento automático existentes, antes de retirar a viatura do estacionamento.
Informa-se que os primeiros 15 minutos de parqueamento são gratuitos, sendo a tarifa a aplicar de 60 cêntimos por hora, contabilizada em frações de 15 minutos.
No caso das ambulâncias e das viaturas de serviço especial está garantido um regime especial de acesso gratuito e prioritário, especialmente concebido para as situações de emergência.”

Suécia para trás… é tempo de olhar para o Brasil!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Explosão de gás feriu mulher em Moinhos da Gândara, Figueira da Foz

Uma mulher de 59 anos ficou hoje ferida devido ao rebentamento de uma botija de gás, que também destruiu um anexo da sua habitação, no concelho da Figueira da Foz, informou fonte da GNR. 
A explosão verificou-se cerca das 09h00, em Moinhos da Gândara, tendo a mulher, viúva, sofrido queimaduras na face e nos membros superiores, disse à agência Lusa a fonte do Comando Territorial de Coimbra da GNR. 
A vítima foi transportada para o Hospital Distrital da Figueira da Foz.  (Lusa/SOL/Foto nossa de arquivo)

Aprígio Santos, presidente da Naval, recusa criar novo clube!

O presidente da Naval 1.º de Maio, Aprígio Santos, disse hoje à agência Lusa que não está nos planos da comissão diretiva da associação da Figueira da Foz a criação de um novo clube. 
Aprígio Santos recusou o cenário sugerido segunda-feira pelo presidente da autarquia local, João Ataíde, como eventual solução para a Naval 1.º de Maio - que se debate com graves problemas financeiros - e para a gestão do complexo do estádio municipal José Bento Pessoa, atribuído, por protocolo, ao clube. 
"A Naval 1º de maio tem um défice muito grande na sua gestão. É evidente que isto não pode continuar muito tempo, estamos a aguardar a ver se há alguma solução que viabilize uma retoma da Naval 1.º de Maio", disse João Ataíde durante a reunião do executivo de segunda-feira. (Lusa/Visão)

domingo, 17 de novembro de 2013

Espelho d´Água e “Preguiça” este fim de semana em doca seca!

Do Espelho de Água foi escoada a água este fim de semana para manutenção. O que permitiu outras forma de visualizar o agradável local. 
E a esperança que se aproveite agora para limpar/lavar e se arranjar o braço partido da “Preguiça”, bem como colocar-lhe uma base mais condigna do que aquelas traves velhas de madeira que a sustentam(?) no momento! 
Para ver o conjunto de fotografias que tirámos CLICAR AQUI.

Câmara (também) sem “janelas-de-vidro”!

A Câmara da Figueira da Foz contradiz-se! Agora que foi considerada a primeira num “teste de transparência”, resolveu fechar ao público a primeiras das duas sessões de Câmara que efetua por mês! 
O que, sejamos francos, até se compreende! É que há “nuances” que numa primeira fase são só embrionárias, até podem não ir avante, e o “chato” do público começa logo “com coisas”
Note-se que não dizemos isto como humor encapotado, mas tão somente como irónica constatação!

sábado, 16 de novembro de 2013

Surfista em perigo em praia de Buarcos

Na manhã de ontem, pouco antes do meio-dia, um surfista viu-se em sérias dificuldades quando praticava a modalidade junto ao local do antigo bar Costa. 
Segundo fonte dos Bombeiros Municipais, o praticante de surf, de nacionalidade belga, teve de apelar a socorros depois de se ter partido a prancha e de apanhar correntes fortes. 
Acorreram de imediato os meios da autoridade marítima local com uma patrulha da Polícia Marítima por terra apoiada por uma embarcação da Polícia Marítima e os bombeiros da Figueira da Foz, operação coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa. 
O surfista foi resgatado pela embarcação da Polícia Marítima e transportado para o porto de abrigo onde foi assistido pelo INEM.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Falta de visibilidade provocada por quem não tem visão!

Há uma meia dúzia de anos os carros estacionavam indiscriminadamente nesta curva. Até que lhe colocaram um sinal de estacionamento proibido onde, ainda assim, ou outro automobilista mais “distraído” estacionava mas habilitando-se à consequente multa. 
Mas agora, e depois das obras envolventes do forte, alguém de “larga visão” (será um ‘visionário’!?) decidiu ali implantar estacionamento para 4 carros e, claro, a pagar!! 
Mas até aqui “a coisa” ainda se toleraria, não se desse o caso de retirar quase toda a visibilidade aos automobilistas que vêm da rua da Liberdade (1) que não têm hipóteses de ver quem surge da esquerda (2)! 
Um cruzamento que não o era mas que se tornou (que o tornaram!) perigoso na cidade!

Conspiração, disse ele!

Descobrimos 
o  grande
culpado 
no tal
intrigante 
e criminoso
caso do 
buraco 
de outono!
 » » » » » » » » »

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O portinho da Gala

Inquérito sobre o presidente da Câmara da Figueira da Foz

Relembra-se:
Está a decorrer até final deste mês, neste jornal um inquérito baseado na pergunta:  
“-Como acha que irá decorrer este 2º mandato de João Ataíde à frente da Câmara da Figueira da Foz?”  
Entre aqui ao lado na página “Inquéritos Palhetas na Foz”, ou então aceda diretamente AQUI, e vote. A sua opinião é importante!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Placa retirada da casa onde viveu o dr. António Santos Rocha

Figueirense ilustre, António Santos Rocha viveu na antiga Travessa da Conceição (atual Rua Jorge Galamba Marques) no nº 9. Trata-se de uma casa cor-de-rosa velho composta por três andares. E existia há uns anos atrás uma placa nesta casa evocativa do sitio onde ele viveu e que se manteve ali muitos anos até que a casa mudou de dono, o qual a restaurou por fora tendo desde aí desaparecido a placa! 
Segundo nos relatou Carlos C. isto já aconteceu há alguns anos. A placa situava-se entre a porta e a janela central. 
António Santos Rocha merece o respeito de todos os figueirenses, por isso aqui deixamos este alerta na esperança que tal evocação seja reposta.

Cocuruto empinado!

Vi agra… perdão, vi agora e mais uma vez que aquele “piço” situado à largos meses em pleno Bairro Novo, “nascido” de um poste derrubado, ora está murcho ora está teso. Quando está murcho não faz mal a ninguém, mas quando está “empinado”, enfim… pode acontecer um qualquer “tropeção”! 
É pá, se não querem ali colocar mais nenhum, pelo menos tirem estes “restos”!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Égua caiu numa vala de lama em Tavarede

Há cerca de uma semana, no Casal da Robala em Tavarede, uma égua com 350 quilos foi resgatada de uma vala, onde caiu. 
Quanto mais se mexia mais o animal se enterrava na vala, cavada que foi propositadamente para receber lamas, mas ainda assim os bombeiros voluntários, após várias tentativas, conseguiram resgatá-la com a ajuda de uma retroescavadora da autarquia, operação que durou mais de três horas!

Gaivota em terra...

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Assalto e vandalismo no Grupo Caras Direitas em Buarcos!

A sede do Grupo Caras Direitas, em Buarcos, foi alvo de assalto que “rendeu” cerca de 300 euros, seguido de um rasto de puro vandalismo, destruindo portas, gavetas, objetos expostos e deixando documentos pelo chão, num prejuízo estimado em largos milhares de euros! 
Tudo terá acontecido depois das cinco horas da madrugada deste domingo, após os membros da direção terem fechado as contas de uma noite de espetáculo de magusto e saído, fechando as portas. Os meliantes forçaram e entraram pouco depois por uma porta lateral. A sala da direção e a secretaria foram as mais “vasculhadas”. O cofre ficou intacto. 
As fontes que consultámos relatam que o rasto de destruição foi de tal modo impressionante que, após a PSP ter tomado conta da ocorrência, foi também solicitada a intervenção da Policia Judiciária.

Mais 6 pontos retirados à Naval por causa do ‘mau’ Binho

A FIFA ordenou a retirada de seis pontos à Naval 1.º de Maio no Campeonato Nacional de Seniores (Série E), por dívidas ao clube brasileiro de futebol Corinthians Alagoano. 
Segundo o acórdão do Comité Disciplinar da FIFA, o organismo ordena a “aplicação imediata” da decisão, na sequência de uma dívida do clube da Figueira da Foz pela aquisição do médio brasileiro Binho. 
O jogador foi contratado em 2000 pela Naval ao Corinthians Alagoano, tendo representado os figueirenses durante três épocas. 
Com menos seis pontos, a Naval passará a partilhar o 10.º e último lugar desta série com o Manteigas, que somou apenas três pontos em oito jogos. 
(Compilação do Diário de Coimbra online)

sábado, 9 de novembro de 2013

As outras páginas deste jornal e mais informações

Relembramos que, mesmo aqui do lado direito na coluna dos ‘links’ e em primeiro lugar, O PALHETAS NA FOZ disponibiliza mais 7 páginas sobre áreas específicas da Figueira da Foz, cujos próprios títulos indicam sobre o que tratam. A saber: 
1)Artes, Artistas & Exposições; 2) Desporto, Clubes e Associações; 3) Diversidades Figueirenses; 4) Empresas/Firmas/Negócios; 5) Eventos e Espetáculos; 6) Extras & Ordinários(Curiosidades e anedotas); 7) Os Inquéritos do Palhetas na Foz. Existe ainda uma 8ª página intitulada “Zona Aberta” dedicada a notícias que nos são enviadas de diversas partes de Portugal e do Mundo com pedido de publicação. 
Por sua vez está a decorrer um inquérito na respetiva página com a pergunta: “-Como acha que irá decorrer este 2º mandato de João Ataíde à frente da Câmara da Figueira da Foz? Aproveite e vote! 
E ainda, e logo ao inicio e por debaixo da Bandeira da Figueira, dois interessantes ‘links’: 1º) A configuração do nosso Concelho atualizado para 14 freguesias, com as suas moradas e contactos; 2º) A Bandeira e o Brazão. “-Porque é que a bandeira da Figueira é verde e amarela?”. E outras curiosidades. 
.......................................................................
Também se informa que noticias sobre assuntos que entenda poderem merecer divulgação, deverão ser enviadas para o o mail deste jornal (opalhetasnafoz@gmail.com), nela constando uma ou mais fotos da questão e um breve texto. Se não for possível enviar foto, solicita-se uma explanação bem detalhada e a indicação precisa do local.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Convento de Seiça: Maravilhosamente abandonado!

No ‘site’ 3 Vilas, e no artigo denominado “Os 10 lugares abandonados mais maravilhosos de Portugal”, o Convento de Seiça consta em desonroso 9º lugar!
Seiça no 'top-ten' (pode-se dizer 'sub-ten'!?) dos abandonados!! Só para que conste, já que não se consegue envergonhar ninguém!

Perigo no Coliseu!

No troço da rua Joaquim Sotto Mayor que a foto documente, logo a seguir ao Coliseu Figueirense, as camionetas de carreira têm visíveis dificuldades em passar devido ao ‘inclinado’ das árvores, principalmente à que se vê em primeiro plano. E as que não se apercebem, batem mesmo!

Exercício faz bem à saúde!

Este 
fim 
de semana 
vou 
seguir 
à risca! 
(… hic!...)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O 2º mandato de João Ataíde vai ser…

O PALHETAS NA FOZ elaborou mais um inquérito, desta feita subordinado à pergunta: 
“-Como acha que irá decorrer este 2º mandato de João Ataíde à frente da Câmara da Figueira da Foz?” 
Disponibilizam-se três hipóteses de resposta para este inquérito que decorrerá até 30 de novembro: Pior; Igual; Melhor. 
Entre aqui ao lado, na coluna dos ‘links’, na página “Inquéritos Palhetas na Foz” (ou então aceda diretamente AQUI) e vote.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Associação de Pescadores culpa barra do porto da Figueira por naufrágio

Segundo José Festas, a barra está construída no sentido sudeste-noroeste, o que obriga os barcos a receberem as ondas de lado quando entram no mar. Foi o que terá acontecido. A embarcação, de 15 metros de comprimento, recebeu o embate de uma onda mais forte, primeiro, e depois uma segunda que a afundou. “Se a barra tivesse saída mais para norte as embarcações recebiam as ondas na proa, que tem muito mais facilidade de segurar a onda”, argumenta o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. 
Um dado surpreendente é que nenhum dos homens foi encontrado com colete salva-vidas. “Não são obrigados pela lei a utilizá-lo”, garante José Festas, referindo que essa imposição não recai sobre os ocupantes de todo o tipo de barcos. “E o mar não estava mau, se não a barra estaria fechada”, acrescenta, referindo-se a sexta-feira. Então porque é que se deu o acidente? “A forma como a barra foi feita faz com que as embarcações estejam sujeitas ao acidente”, respondeu. (Compilação do ‘Público online’) 
Por sua vez o comandante do Porto da Figueira da Foz, Rui Amado, não comenta a alegada perigosidade da barra, antes dizendo que “tem as suas próprias características e que através das cartas marítimas os profissionais da pesca devem conhecê-las, estando nelas já está referenciado o novo enfiamento de saída e entrada, e daí retirarem os devidos cuidados a ter.”
Também Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar, em declarações ao Jornal de Noticias, negou que o naufrágio do dia 25 de outubro na Figueira da Foz estivesse relacionado com o assoreamento da barra, considerando que foi provocado por "condições excecionais", e que "nenhuma embarcação de pesca tem qualquer condicionante à prática do porto da Figueira da Foz" que está preparado para navios com um calado máximo de seis metros.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Naval: Investidor brasileiro pode investir no clube da Figueira

A solução para o futuro próximo da Naval pode passar pelo Brasil. O nome que faz sonhar os adeptos figueirenses é Marco Ferrari que representa uma empresa que pretende investir no futebol português, e talvez no histórico clube da Figueira da Foz. Para ler noticia completa
 » » » » CLICAR AQUI.

Esqui… nada(s)!

Não se vê nada, à noite, nestas esquinas da cidade, devido às lâmpadas dos candeeiros ditos públicos se encontrarem fundidos. 
No primeiro caso, na esquina da rua do Paço com o largo prof. Vitor Guerra, em frente à Casa do Paço, já por algumas vezes nos últimos 3 anos que temos alertado aqui e via telefone para a EDP; no segundo caso, na esquina da rua Calouste Gulbenkian com a rua Fernandes Coelho, e por se encontrar num local de passagem de alunos das muitas escolas situadas na zona (e agora escurece cedo) também já avisamos esta empresa de eletricidade pelo menos duas vezes no último ano. 
Mas nestas esquinas… nada se vê!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------