segunda-feira, 30 de junho de 2014

Outdoors escondem o rio da cidade

Constantemente, ano após ano, continuam os “cérebros” a clamar que é preciso aproximar o rio da cidade… mas depois escondem-no, colocando ‘outdoors’ em sítios estratégicos! 
Neste caso, quem entra na cidade ou acede à avenida pelo cruzamento do jardim/mercado não consegue ver o rio… perdão, consegue, espreitando por baixo! Isto logo “às carradas”, pois são 4 os largos cartazes que “escondem” o rio, ainda por cima sendo três deles referentes às últimas eleições europeias de 25 de maio!... (e logo com este aqui do “fora-o-euro-venha-o-escudo”!... havia de ser lindo, havia!...)

domingo, 29 de junho de 2014

O Oásis Plaza e a lenda chinesa

O “Fio Vermelho do Destino” é uma lenda chinesa. Ora aqueles inestéticos postes em cimento, visivelmente a esboroarem-se, e que suportam aqueles cabos / fios elétricos à frente da entrada do recém inaugurado Oásis Plaza, podem-se tornar na lenda obscura do mais intenso mau gosto visual da cidade. 
Não se compreende que este Oásis Plaza, que muitos chegaram a apelidar de “Titanic” mas que afinal se revela uma estrutura bem elaborada e a ter em conta na área hoteleira da Figueira da Foz, e que chegou a ter momentos difíceis e preocupantes quanto à sua finalização, agora que foi finalmente inaugurado (VER AQUI) e tendo já um apreciável registo de ocupação de turistas nacionais e estrangeiros, veja a sua imagem nada beneficiada por esta lamentável e atentatória aberração… e agora “a culpa” não é dos seus promotores ou construtores! 
De quem será, então!? (É assim que terminam, envoltas em perguntas e mistérios, as lendas. Mas as nossas!...)

sábado, 28 de junho de 2014

Estacionamentos na Figueira da Foz

Em cima: sempre que há daquelas feiras de velharias e antiguidades no jardim municipal, acontecem destes atropelos. Principalmente neste passeio, mas se não é neste, é noutros à volta deste espaço verde que, alegadamente, deveria servir para as pessoas circularem à vontade! 
Em baixo: À esquerda, o exemplo do maior desrespeito pelos peões; à direita, ninguém pode alegar que este carro que está a impedir o estacionamento a um lugar para deficientes, esteja mal estacionado!

Não guarde para amanhã o que pode não fazer hoje!...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

FESTAS DA CIDADE 2014 – Todas as reportagens

Reunimos aqui as principais iniciativas sanjoaninas de 2014 na Figueira da Foz:
1)A véspera/noite/madrugada de 24 de junho = A feira popular, o desfile das marchas, o fogo de artificio; 24 de junho, Dia de São João, as distinções honoríficas, o aniversário do mercado, e a missa, a procissão e a Benção do Mar (VER AQUI)
2)Noite, Coliseu Figueirense: desfile e classificação das marchas (VER AQUI); 
3)A Feira das Freguesias, 1ª e 2ª semana (VER AQUI). 
****************************************
E saiba as datas da restante programação e iniciativas 
do Verão no concelho da Figueira da Foz:

A ressaca!

Ainda uma 
curiosa imagem 
da manhã 
do dia de S. João: 
os locais de lançamento 
do fogo de artifício ainda 
fumegavam!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cadáver em decomposição encontrado numa casa devoluta em Buarcos

Um cadáver em avançado estado de decomposição de um homem não identificado foi encontrado esta quinta-feira numa casa devoluta da povoação de Buarcos, Figueira da Foz. 
De acordo com a mesma fonte, o alerta às autoridades foi dado ao início da tarde por populares que passavam na Travessa nº 6, perto da marginal fronteira à praia, e que sentiram um cheiro nauseabundo proveniente de uma casa abandonada. 
Ao fundo de uma escadaria localizada num pátio exterior entre duas casas devolutas, agentes da PSP descobririam um cadáver "em avançado estado de decomposição", que estaria no local "há vários dias". Fonte da autoridade de saúde, chamada ao local, disse à agência Lusa ser impossível determinar "antes da autópsia" qual a idade do morto e mesmo há quantos dias estaria o corpo no local. 
"-Estará há algum tempo, mas não é possível dizer quanto. O calor também acelera a decomposição", frisou. 
O cadáver acabou por ser removido pelos Bombeiros Voluntários cerca das 17 horas e transportado para o gabinete de medicina legal da Figueira da Foz. 
(JN / Imagem nossa, que não representa a noticia)

Figueira da Foz: PJ deteve dois homens suspeitos de roubo

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens pela presumível autoria da prática de um crime de roubo, ocorrido no passado mês de abril, no interior de uma habitação situada na zona da Figueira da Foz. 
"Nas diligências de recolha de prova realizadas foi encontrada uma arma, que se presume ter sido a arma do crime", revela hoje a PJ em comunicado. 
Os detidos, um de 30 e outro de 33 anos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de obrigação de apresentações periódicas no posto policial da área da sua residência.(Centrotv / Imagem nossa, que não representa a noticia)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Marchas de São João na Figueira da Foz: Venceu a Filarmónica Paionense / E o Certo e o Maltez participaram no Banho Santo!

A entrega dos prémios às Marchas Populares participantes no São João da Figueira da Foz 2014 decorreu após o já tradicional desfile no Coliseu Figueirense. 
 Este evento teve ainda a participação especial da Marcha de Alcântara, classificada em 2º lugar nas Marchas Populares de Lisboa, a título gracioso e a convite do Município.
Classificação final: 
1ª: Marcha da Sociedade Filarmónica Paionense, com o tema “Camélias”; 
2ª: Marcha da Paróquia de Tavarede, tema “Tributo à Seleção Nacional – FPF”; 
3ºª: Marcha do Quiaios Clube, com o tema “Quiaios na Onda”. 
NOTA DO AUTOR: Todos os anos a classificação das marchas gera sempre uma ou outra contestação, o que não deixa de ser normal.
Ora este ano não ouvimos nenhuma contestação relativa à classificação, mas tão somente ao facto de a marcha não classificada, a da Cova Gala, não ter igualmente recebido uma qualquer, mas digna, distinção. Nem que fosse um mero comprovativo de presença! E isto não nos foi dito por ninguém da marcha da Cova Gala (que ficaram de lado, a olhar…) mas sim por elementos das outras marchas! E perguntavam: “-Afinal, se eram só quatro, porque não atribuir um troféu a todas!? Ficava mais caro!?”
….........................................................................................................................................................
Acresce realçar 
a participação 
no Banho Santo 
das figuras 
típicas 
e emblemáticas 
da nossa cidade, reconhecidos 
 como 
Certo e Maltez.

Pelo passeio da avenida no passado domingo

Enquanto pela estrada se via um passeio de ciclistas… 
…na praia ocorria uma largada de balões...
organizada pelo Rotary para a angariação de alimentos destinados a famílias carenciadas

Mundial de Futebol no Brasil: grandes verdades!

terça-feira, 24 de junho de 2014

A véspera e o dia de São João na Figueira da Foz

Ontem: O início da noite; a mini feira de S. João; o desfile das marchas; a noite/madrugada; e o fogo-de-artifício. 
Hoje: As distinções honoríficas no CAE, o aniversário do mercado,  a missa, a procissão e a Benção do Mar. 
 Para aceder às reportagens fotográficas CLICAR AQUI.

domingo, 22 de junho de 2014

Bom Sucesso, Figueira da Foz: Mulher de 60 anos caiu num poço

Uma mulher, aparentando ter "60 e poucos anos" caiu num poço ao início da tarde de ontem na povoação de Bom Sucesso na Figueira da Foz, tendo sido resgatada com o auxílio dos Bombeiros Voluntários locais. Foi assistida no local e transportada para o Hospital da Figueira da Foz. 
A vítima - que, segundo a GNR, foi logo socorrida por familiares - seria depois encaminhada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, revelou uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro. 
Os bombeiros foram alertados, pelas 13h50 para uma queda num poço, na Rua das Lagoas, na freguesia de Bom Sucesso, tendo mobilizado para a ocorrência sete elementos apoiados por dois veículos. No local esteve também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital da Figueira da Foz. 
 (Compilação J.N. – Foto nossa de arquivo, ilustrativa, que não representa a noticia)

O tempo para amanhã, véspera de São João!

Não há previsão de chuva para a noite/véspera de São João na Figueira da Foz, é a boa noticia! Poderão ocorrer alguns aguaceiros até às 19 horas, depois o céu apresenta-se nublado mas sem ‘pingos’, e o céu ‘abre’ mesmo um pouco a partir das 22 horas! 
Vá lá, a chuva que hoje, ‘chatamente’, impediu uma boa praia, o passeio, o piquenique, e até a procissão do Corpo de Deus na nossa cidade, terá sido ‘bom’ para a véspera de São João… pelo a ‘frente’ chuvosa mais intensa já terá passado! 
E para o próximo fim de semana volta o calor e o bom tempo! Afinal, o Verão começou ontem, assinalado neste jornal com a colocação da foto de capa relativa a esta estação! E amanhã, divirta-se! Vemo-nos por aí! (Foto de arquivo)

sábado, 21 de junho de 2014

PSP deteve traficantes que vendiam droga junto a uma escola da Figueira da Foz

A PSP anunciou ontem ter detido, na Figueira da Foz, um homem e uma mulher, de 26 e 19 anos, por tráfico de estupefacientes na rua Alexandre Herculano.
Estas duas pessoas, diz a PSP, foram detidas em flagrante delito junto a um estabelecimento de ensino. A PSP diz ainda que, depois de obtido mandado de busca e apreensão, encontrou, na residência destes, 50 doses de haxixe, uma navalha, uma folha com contactos de possíveis consumidores, uma matraca (arma utilizada em artes marciais que carece de licenciamento), uma balança digital, um telemóvel e 170 euros, entre outros objetos. 
(Compilado de C.M.)

Mercado hoje: Cantorias e Desfile dos Vendedores vestidos “à moda antiga”!

Comemorando o aniversário do Mercado Eng. Silva (antecipado, já que o aniversário ‘calha’ a 24 de junho, dia de S. João) e assinalando um ano de reabilitação, o Mercado teve hoje dois momentos distintos: Uma manhã musical com João Gentil, Grupo Praia Mar e de Miguel Gameiro; À noite, um Desfile Temático, onde os diversos vendedores se vestiram “à moda antiga” recriando a maneira de trajar de algumas das décadas do século passado. 
Muita gente compareceu, enchendo o espaço e aplaudindo o bem concebido desfile que, acompanhado de música “à maneira”, relembrou no presente alegres momentos de outrora. Para ver reportagem fotográfica CLICAR AQUI.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Sinais de Trânsito ilegais nos passeios da Avenida 25 de Abril

“As bicicletas não podem circular nos passeios nem nas bermas das estradas”. É o que diz o Artigo 17, acrescentando que a multa para esta infração é de €30 a €150 €(Artigo 96). 
Mas então porque é que existem sinais específicos para ciclistas nos passeios da Avenida 25 de Abril junto ao prado… (perdão) areal da praia, ‘convidando-os’ a circular/passar neles, por vezes ‘rasando’ as pessoas e crianças que passeiam e que pensavam poder ali passear livremente!? Já houve pessoas feridas, e por isto mesmo também já nestas páginas abordámos o assunto!

EXCLUSIVO: Descobrimos a verdadeira ‘raiz quadrada’!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Jovem Bombeiro de Soure suicida-se na Serra da Boa Viagem

A poucas semanas de terminar o curso de Enfermagem, Gustavo Simões, bombeiro em Soure no Distrito de Coimbra colocou o fim à sua vida na Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz. 
Bombeiro desde muito novo, cedo percebeu que era esta uma das ocupações que queria para a sua vida. Numa breve passagem pela sua página no facebook fica claro a sua intenção em servir o próximo. A escolha da enfermagem e o desejo de pertencer as equipas médicas do INEM mostra que salvar vidas era um dos seus grandes objetivos. 

Última publicação de Gustavo Simões no seu facebook
A reta final do seu curso de enfermagem e outros motivos que se desconhecem tiveram este desfecho chocante. 
Numa arrepiante publicação no facebook Gustavo Simões despediu-se de todos com a seguinte mensagem: "The last view.... Serra da Boa Viagem". Imediatamente os amigos lançaram o apelo para que não cometesse nenhuma loucura.
Desaparecido várias horas, Gustavo foi encontrado na madrugada desta 3ª feira depois de cometer o suicídio.
 (Compilado hoje da página “Bombeiros para Sempre”)

terça-feira, 17 de junho de 2014

Detida mulher de 51 anos por tráfico de droga junto ao Museu

Há cerca de duas semanas a polícia da Figueira da Foz noticiou a detenção de uma mulher, por tráfico de droga, na rua Calouste Gulbenkian. Compradores telefonavam à suspeita que os recebia em sua casa para fornecer o produto. 
A detenção ocorreu após “aturada investigação levada a cabo por elementos desta polícia”. Em comunicado a PSP esclareceu que foram feitas vigilâncias à mulher “apurando-se que a mesma se dedicava ao tráfico de estupefacientes de forma ativa". Os compradores telefonavam previamente e, de seguida, deslocavam-se ao seu domicílio para adquirir o combinado. A busca domiciliária permitiu a apreensão de diverso material e dinheiro, tendo sido apreendidas 20 doses de heroína e 15 embalagens de produto indeterminado, bem como uma faca com vestígios de corte de produto estupefaciente, uma tesoura e diversos recortes plásticos que serviam para embalar a droga.
(Compilado do Diário de Coimbra / Imagem de arquivo nossa que não ilustra esta situação)

Cabedelo: Escadas rangem e abatem e podem vir a ceder!

“Este é o aspeto do principal acesso à praia do Cabedelo. Praia cheia de paus, madeira e sujidade. As escadas rangem e abatem à medida que são pisadas. Não tenho dúvidas que irão ceder. Os restantes acessos são incompletos e em mau estado. 
Ora estamos a falar de uma das melhores praias do Concelho. Assim, por onde endará a Câmara Municipal no início de mais uma época balnear?” 
. 
(Recebido via email da nossa leitora C.E.S.)
---------------------------------------------------------------------
ADENDA (de 18 de junho): Para ‘reforço’ desta noticia, o nosso leitor V.N. enviou-nos a seguinte foto captada no passado domingo (1º domingo da época balnear) no Cabedelo:

domingo, 15 de junho de 2014

Iluminação de São João na Figueira da Foz!... "Como-diz-que-disse!?”... Onde está!?... Ou quando!?

Andámos à procura afincadamente da tradicional iluminação de São João pela nossa cidade! A sério! 
Olhem que até recorremos a métodos inovadores tentando vislumbrar, nos locais habituais, essa tal alegre, feérica e colorida iluminação sanjoanina de outros anos… mas nada!

Então e a Feira de S. João!? Onde estará!? Ou será montada só depois do dia 24!?

O programa do São João apresentado no início do mês informa que “entre os dias 12 de junho e 6 de julho, no Parque da Av. de Espanha, estará instalada a Feira de São João com diversos equipamentos de diversão desde carrosséis, carrinhos de choque, jogos de habilidade e tiro ao alvo, às farturas e artigos regionais…” 
Pois! Mas hoje mesmo passámos por lá e a única “coisa” que vimos referente a “feira” foi uma estrutura de um carrossel a ser montada… uma única! Nem um atrelado de farturas, de jogos ‘de habilidade’ ou de tendas de venda de “bricabraques”… 
Não é por nada, mas amanhã é 2ª feira dia 16 de junho… ou seja, estamos a 7 dias da noite de S. João… mas não parece!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Perseguições e detenções pela GNR no Bom Sucesso e na Costa de Lavos

Funcionários de empresa do Bom Sucesso perseguiram assaltante 
Um homem de 39 anos foi surpreendido por mecânicos de uma oficina no Bom Sucesso, Figueira da Foz, que tentava assaltar. 
Conseguiu fugir mas, depois de se refugiar no parque de um stand de automóveis, foi finalmente detido pela GNR. 
………………. 
Detido após perseguição na Costa de Lavos 
Uma patrulha da GNR mandou parar um carro na Costa de Lavos conduzido por um indivíduo de 21 anos suspeito de vários furtos na zona de Pombal. Iniciou-se uma perseguição por 4 quilómetros que terminou com a sua detenção, verificando-se que o carro que conduzia também era furtado. (Noticias compiladas do CM)

Noite de Santo António

Um aspeto do ambiente da noite de Santo António de hoje. Foto tirada no largo fronteiro à Misericórdia, Obra da Figueira, por volta das 22h45, numa noite espetacular, quente e sem vento, e numa altura em que o Brasil acabava de marcar o 2-1 através de uma grande penalidade polémica (no final ganhou por 3-1). Mas à volta de algumas bem recheadas barracas e de mesas com sardinha assada poucos “iam” em futebóis! 
No palco atuava o Miguel Agostinho, antecedendo a atuação de Augusto Canário, que veio este ano ‘substituir’ Quim Barreiros! 
Mas este facto não afastou as pessoas, o recinto estava muito bem composto!

‘Feirinha’ do Centro Escolar bastante concorrida

O Centro Escolar da AEZUFF realizou hoje a sua primeira ‘feirinha’, aberta não só aos familiares e alunos, mas também a toda a população. Os visitantes puderam assim escolher entre as dezenas de bolos caseiros confecionados pelas mães e avós da pequenada, ou adquirir ovos, legumes, compotas, salgadinhos, tudo a preço baratinho ou não se tratasse da ‘feirinha’ das crianças!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os comerciantes da Rua da República continuam com medo de grupo de mulheres

No passado dia 30 de maio, uma das notícias em destaque na página dedicada à Figueira da Foz do Diário de Coimbra, rezava como título: “PSP coloca fim a onda de temor na rua da República”
E a notícia desenvolvia: “A PSP da Figueira acaba de colocar um ponto final a uma situação que preocupava os comerciantes da Rua da República (e outros locais), com a detenção de um grupo de mulheres de etnia cigana que se dedicava a roubar e atemorizar empresários e funcionários” (…/…) “…sei de uma senhora que chegou mesmo a ser agredida e há lojas que, quando as viam, fechavam a porta com receio. Preferiam perder clientes a ter que as enfrentar” (…/…) “…o medo que se estava a instalar até terá levado a, pelo menos, uma colega de uma loja aqui perto, ponderar despedir-se!” 
****************************************
Ora passadas que foram escassas duas semanas, voltou tudo à mesma! Hoje mesmo dois comerciantes daquela artéria afirmaram-nos que “as louras” (designação dada ao alegado grupo de ladras) andam aí outra vez! A polícia da Figueira da Foz deteve-as rapidamente, mas foram libertadas dois dias depois!” (Foto ao lado retirada da 'net' não refletindo a atual situação)

Calor está aí! Vá-se preparando para uns refrescos adequados!

Festa da sardinha no Coliseu Figueirense marcada por incêndio

A Festa da Sardinha na Figueira da Foz ficou marcada por um incêndio que destruiu várias estruturas de madeira no exterior. A organização fala em ato de vandalismo. 
Os prejuízos estão ainda por contabilizar. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Figueira da Foz acolheu 4 grandes eventos neste fim de semana, mas avenidas cortadas causam embaraço

8ª Meia Maratona, 35º Grande Prémio Abimota, Portugal de Lés a Lés e Encontro Nacional de Veículos Todo-o-Terreno “TLC Adventure Camp 2014”, encheram no passado fim de semana a cidade. 
Eventos que são bem vindos, não só pela óbvia vertente económica como também pela projeção, dando alegria às ruas, animando as pessoas e cosmopolitizando o concelho. 
Algum ‘reverso’ da medalha são as avenidas constantemente fechadas, que ‘cansam’ os figueirenses, e até pessoas de fora, que se foram embora mais cedo por não poderem circular. E até se pergunta: “-Então se há um ´parque das gaivotas’, uma Praça da Europa, uma Praça do Forte, um terrapleno em Buarcos… há assim tanta necessidade de se fechar constantemente as avenidas!? Quase que não se pode ir às praias de Buarcos ou dar aquela volta à tarde!...” 
Há que haver bom senso. Entendemos que, no ano passado, usou-se e abusou-se do fecho das avenidas (no plural, pois quando se fecha uma, obrigatoriamente se fecha a segunda e a terceira) pois essa situação ocorreu em muitos fins de semana e devido a provas de residual importância. Mas perante tantos eventos o fecho das avenidas justificou-se desta vez! 
Gostaríamos de saber o que pensa o leitor. Escreva aqui a sua opinião.

domingo, 8 de junho de 2014

Pessoas com deficiência têm de pagar ‘visitas’ no hospital da Figueira da Foz!

Uma pessoa com deficiência física visivelmente comprovada e com o respetivo dístico no carro, contactou-nos para dar conta da sua indignação sobre o facto de ter de pagar para poder estacionar nos ‘lugares para deficientes’(!) do Hospital Distrital da Figueira da Foz quando em situação de ‘visita’, só estando isento de o fazer quando para consulta própria. 
Ora se nos parqueamentos espalhados pela cidade os deficientes não pagam em nenhum local, porque ‘carga-de-água’ hão-de aqui pagar em qualquer situação que seja!? 
O nosso interlocutor (A.S.) pergunta: “-Então mas eu sou, infelizmente, deficiente para umas coisas e não para outras!?” 
Ainda por cima, e durante duas semanas, as visitas que fez todos os dias de manhã e à tarde, foram a um familiar direto! Se estacionasse sempre dentro do recinto do hospital, a verba despendida ultrapassaria os 50 euros… assim, estacionou muitas vezes fora da vedação, tendo de percorrer com alguma dificuldade o bem maior espaço até à entrada do estabelecimento hospitalar! 
Parece haver qualquer taxativa deficiência na taxa aplicada nos lugares para deficiência do HDFF!

Profissão de Fé hoje na Igreja Matriz da Figueira da Foz

A Profissão de Fé, em traços gerais, pretende ser uma confirmação ou o consentimento próprio, livre e individual de cada cristão face aos compromissos antes assumidos pelos pais e pelos padrinhos aquando do sacramento do batismo. Um ato repetido todos os anos em muitas paróquias onde a Figueira da Foz se inclui. 
No interior da Igreja, a dada altura, as crianças formaram o desenho de uma cruz. Bonito!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------