terça-feira, 30 de setembro de 2014

Por causa de um cão: Bombeiros Voluntários e Municipais da Figueira da Foz desavindos!

O Sparky em 2011, ainda bebé
Lídio Lopes, dos Voluntários, disse que não lhe pareceu bem que o Sparky tenha sido "enfiado" no canil municipal depois de encontrado; Nuno Osório manifestou "espanto" por esta declaração, pois seguiu o protocolo habitual em situações do género envolvendo animais encontrados na via pública. 
As duas corporações de Bombeiros da Figueira da Foz envolveram-se numa polémica motivada por um texto ligado ao desaparecimento do cão dos Voluntários, assinado pelo presidente daquela associação no Facebook, ao qual o comandante dos Municipais reagiu. 
Em causa está um comentário assinado por Lídio Lopes, publicado ao final da tarde de domingo na página da corporação, onde este critica a atuação dos Bombeiros Municipais por estes terem entregue a mascote dos Voluntários - um cão da raça Serra da Estrela, denominado Sparky, que esteve desaparecido e foi encontrado no sábado - aos cuidados do canil municipal e não no quartel da corporação a que preside…
(Ler noticia completa do Correio da Manhã AQUI. Fotos nossas)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Faleceu a primatóloga figueirense Cláudia Sousa

A primatóloga portuguesa Cláudia Sousa, da Universidade Nova de Lisboa, morreu de cancro esta segunda-feira, aos 39 anos. 
A investigadora dedicou-se sobretudo ao estudo dos chimpanzés da Guiné-Bissau e da Guiné-Conacri, onde esteve várias vezes em expedições. 
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja Matriz da Figueira da Foz e o funeral será esta terça-feira a partir das 15h30, seguindo para o cemitério de Buarcos. 
(Ler noticia completa do jornal Público AQUI)

Apreensão de redes nas praias da Tocha e do Palheirão

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, na sequência de ação de fiscalização, efetuada no dia 26, na área da praia da Tocha e da praia do Palheirão, apreendeu 16 redes de emalhar, vulgarmente denominadas como majoeiras. 
Duas das redes, pertencentes a um cidadão identificado, continham cinco quilos de diverso pescado. Foram elaborados dois autos de notícia. 
(‘Site’ da GNR)

sábado, 27 de setembro de 2014

Assalto em Brenha, na Figueira da Foz, a estabelecimento num posto de gasolina

Na madrugada desta 6ª feira, pelas 03h40, na Figueira da Foz, foi detido pela PSP um cidadão de 57 anos de idade, residente na zona da Brenha. 
Após ter chegado ao conhecimento da entidade policial que um estabelecimento de restauração e bebidas, localizado num posto de abastecimento de combustíveis junto àquela localidade, estaria a ser alvo de um assalto, os agentes deslocaram-se ao local. 
Aí, os agentes da PSP verificaram que a montra do referido estabelecimento se encontrava partida e o seu interior com indícios de ter sido alvo de um assalto, tendo intercetado o detido nas imediações, com uma caixa de madeira na sua posse, que continha uma carteira com 16,83 euros, uma pen usb, uma faca, um ferro pontiagudo, um casaco de oleado, uma mochila e uma tesoura, itens estes apreendidos. Contactado o proprietário, o mesmo confirmou a propriedade dos objetos. 
(Em Noticias de Coimbra-Foto de arquivo nossa)

Detido na zona antiga da cidade por posse ilegal de arma

Na passada 5ª feira, pelas 22h50, no decurso de uma ação na prevenção de combate ao tráfico, na zona antiga da Figueira a Foz, a PSP deteve um cidadão, com 22 anos de idade, por posse ilegal de arma. No local, os elementos policiais intercetaram o detido dentro de um automóvel a contactar com um individuo referenciado pela PSP por estar ligado ao consumo de estupefacientes. 
Após revista, os agentes encontraram na viatura, ao lado do banco do condutor, um taco de madeira e uma embalagem de aerossol de defesa. Questionado, o detido disse que os adquiriu através da internet. Não podendo andar com este tipo de armas, foi-lhe dada voz de detenção. 
(Compilação de Noticias de Coimbra-Foto de arquivo nossa)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tiroteio na Praia da Leirosa

Discussão entre famílias ciganas acabou em ferimentos numa jovem de 20 anos. 
 Uma jovem com cerca de 20 anos foi ontem à noite transportada para o Hospital da Figueira da Foz, após sofrer várias agressões, na zona da cabeça e nas costas, alegadamente feitas com um pau.
Aconteceu na Praia da Leirosa e terá sido o resultado mais visível de uma contenta, bastante crispada, envolvendo duas famílias de etnia cigana. 
(Noticia completa na edição em papel do Diário de Coimbra de hoje/Foto de arquivo nossa)

Seidi, ex-futebolista da Naval 1º de Maio, ‘apanhou’ 6 anos de cadeia!

As vítimas foram vinte, assaltadas com extrema violência na Grande Lisboa. E os responsáveis são jovens, de um gang encabeçado por Samba Seidi, ex-futebolista da Naval 1º de Maio. Todos tinham tentado a sorte em equipas mais pequenas, mas só Seidi cumpriu o sonho de jogar num clube de maior relevo, na Figueira da Foz. Quando se lançou na vaga de roubos – entre 2011 e 2012 – tinha 19 anos e salários em atraso. Dez dos jovens foram agora condenados e três foram absolvidos. 
(Ver noticia completa do Correio da Manhã AQUI / Título nosso)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cadáver encontrado em Mira poderá ser o da mulher que desapareceu no mar de Vagos

Encontra-se no Gabinete Médico-Legal de Figueira da Foz o cadáver de uma mulher encontrado em Mira que poderá ser o da mulher de 35 anos que desapareceu na praia do Areão, em Vagos, no domingo passado, quando tentava salvar das águas do mar a filha… 
(Foto nossa de arquivo - VER AQUI noticia de Rádio Terra Nova)

Parceria única a nível nacional entre o Hospital da Figueira da Foz e a Novabase

A Novabase acaba de assinar um protocolo com o Hospital Distrital da Figueira da Foz para o desenvolvimento e implementação de um projeto-piloto que visa incrementar a eficiência nos processos de gestão e planeamento da Instituição, ampliando a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de saúde prestados aos seus utentes. A solução escolhida para o efeito foi a Healthcare Insight, totalmente desenvolvida pela Novabase. 
O arranque do projeto está previsto para o início do ano, e vai dar resposta às necessidades de gestão hospitalar da instituição, nomeadamente ao nível dos processos de planeamento, orçamentação, acompanhamento e benchmarking… 
(VER AQUI noticia de LOCAL.PT)

Morena e loira muito espertas!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Rua da República ‘invertida’!

Devido às obras na rede de drenagem de águas pluviais na rua da República (e envolventes) é curioso vermos carros estacionados "ao contrário" e a circular ao mesmo tempo nos dois sentidos!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Figueira da Foz: Biólogos marinhos devolvem tartarugas ao mar

Três tartarugas foram devolvidas ao mar, na Figueira da Foz, por biólogos marinhos, depois de terem sido tratadas no centro de reabilitação de animais marinhos localizado em Quiaios. 
As rotas das tartarugas serão seguidas através de satélite. 
(RTP Noticias / Foto nossa de arquivo)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sardinha acabou (inopinadamente!) por este ano!

Até ao final do ano, está proibida a pesca da sardinha dado que a frota ibérica atingiu o limite máximo de captura para este ano. A interdição entrou em vigor à meia-noite do passado sábado. 
……………… 
A propósito desta noticia veiculada pela SIC Notícias (VER AQUI) ouvimos duas comerciantes do mercado da Figueira da Foz que, apesar de estarem de acordo com uma interrupção prolongada para preservar a espécie, contestam a súbita decisão “sem aviso prévio”. 
“-Pelo menos poderiam ter avisado que a medida iria começar, vá lá, daqui a dez dias, no dia 01 de outubro” – disse uma. 
“-Então agora, que é a altura de se congelar a sardinha, é que de repente e sem aviso, fazem a proibição!? É que assim, nem sardinha já a partir de agora, nem em janeiro que não é boa para comer, nem sequer da tal congelada, a dita “sardinha-da-matança”… - arrumou outra!

domingo, 21 de setembro de 2014

Figueira na obscuridade!

A Figueira da Foz na obscuridade é coisa que todos têm reparado nos últimos e recentes anos. A pretexto de uma ‘tal’ poupança da qual ainda não se divulgaram resultados ‘positivos’, o que se conhece são os vários ‘negativos’ de uma cidade às escuras, vastamente criticado e lamentado por muitos, quer sejam figueirenses (os que vivem todo o ano cá, lembram-se!?) quer sejam visitantes, e que colocam a sua opinião negativa por escrito, quer nas redes sociais quer nas ‘Cartas ao Diretor’ dos jornais. 
Não que alguém ligue alguma importância a essa coisa de somenos que é a escuridão!
A última queixa que recebemos foi de um nosso leitor (R.B.) referindo-se ao jardim municipal: Diz que contou só quatro candeeiros ligados (2 junto aos sanitários, outros 2 junto aos parque infantil), mas sobretudo ‘refilou’ por não haver um único candeeiro ligado no corredor central, acrescentado: “…há uma falta de segurança tremenda para quem passa ali à noite”
E depois há o forte contraste entre a escuridão do jardim e a iluminação intensa do mercado! Estranho!

Promoção do Lidl da Figueira da Foz em fins de agosto

Bem, já Vale e Azevedo disse uma vez aquela grande ‘tirada’ que “um escudo é um escudo”! (…e não esquecer que 1 cêntimo equivale a 2 escudos)! 
Portanto, quando lhe aparecer um desconto destes, força, compre ‘às carradas’!
« « « « « « « « « « « « « « « « «

sábado, 20 de setembro de 2014

Parabéns minha cidade!

Figueira da Foz: 20 de Setembro, 1882 / 2014, 132º aniversário da sua elevação a cidade. 
A data foi assinalada pela autarquia, com destaque para o hastear da Bandeira da cidade nos Paços do Concelho e a deposição de uma coroa de flores na Estátua do Centenário.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A GNR vai fiscalizar neste domingo o excesso de velocidade nas localidades e estradas municipais

A Guarda Nacional Republicana intensifica, no dia 21 de setembro, o patrulhamento e a fiscalização do controlo de velocidade, orientando as ações de fiscalização para o interior das localidades, estradas nacionais, regionais e municipais, onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação. (Do ‘site’ da GNR)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Padre Manuel da Silva operado de urgência na véspera do seu aniversário!

Manuel da Silva foi ordenado padre em 15 de agosto de 1953 e, pelo meio, deu aulas de Religião e Moral na então Escola Industrial e Comercial da Figueira da Foz, o que fez durante 38 anos até 2002. Foi também capelão da Policia de Segurança Pública desde 1955. 
Faz hoje 86 anos de idade e tivemos oportunidade de lhe desejar os parabéns, ao mesmo tempo que soubemos que ontem mesmo tinha sido operado de urgência à vesícula. Já tivera ‘umas dores’ há três semanas e permanecido 8 dias internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz, e ontem a intervenção cirúrgica teve de ser realizada para evitar ‘males maiores’. 
Mas tudo correu pelo melhor, graças a Deus, e o seu regresso a casa e às suas comunidades paroquiais está para breve.

Esfaqueado! Qual será o número!?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Carro destravado atravessou avenida e ficou suspenso no muro sobre a praia!

Cerca do meio dia de ontem um automóvel que estava estacionado na subida da rua Maestro David de Sousa (entre os hotéis Mercure e Sweet Atlantic) presumivelmente destravou-se sozinho e, em grande velocidade, desceu a rua, atravessou a Avenida 25 de Abril, galgou lancil e passeio e só parou, periclitante, em cima do muro que delimita as escadas de acesso à praia. 
Felizmente, e em locais tão calcorreados como os citados, ninguém foi atingido nem outros danos provocados para além do carro acidentado e do murro derrubado. (Foto J.L.)

Chã – Tavarede: Idoso de 85 anos continua desaparecido

Fomos alertados por familiares para o desaparecimento de Américo Dias Cavaleiro, de 85 anos, enviando as fotos aqui publicadas. Contactámos assim os Bombeiros Municipais onde o 2º comandante Jorge Piedade nos deu conta de terem sido chamados, por volta das 18h00 de ontem para uma situação de “abrir porta com socorro”. 
Nestas situações há sempre o receio e a expectativa do que os bombeiros se possam vir a deparar, mas no caso presente não encontraram ninguém na habitação, chegando à conclusão que o idoso se encontrava desaparecido. 
De imediato se iniciaram as buscas até às 22hoo, envolvendo cerca de uma vintena de agentes da PSP, Bombeiros Municipais e Voluntários da Figueira da Foz, examinando os terrenos por onde Américo Cavaleiro, de 1,70 de altura e usando óculos graduados, costuma passear, nas zonas da Chã, Casal da Robala, Vergieira, etc. Hoje as buscas tiveram inicio pelas 09h00 e mantiveram-se até às 18h00, sem nenhum vestígio palpável. 
Amanhã, 4ª feira, o Comando da PSP decidirá que outras ações poderão vir a tomar.

Camião despistou-se esta manhã na Ponte dos Arcos

Algo aparatoso mas sem feridos a registar.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Árvores em estacionamento

Fizeram-nos chegar uma sugestão de reparo para as árvores implantadas nos lugares de estacionamento automóvel localizado na rua lateral do recém-inaugurado hotel Oásis Plaza na Figueira da Foz. 
Ora fomos até lá e realizámos as tradicionais manobras de estacionamento sem problemas de maior. Mas aqui, e na verdade, temos de colocar duas questões: 
1ª) Com um passeio de suficiente largura, porque é que colocaram mesmo os lancis, e as árvores a crescer, nos lugares de estacionamento!? 
2ª) Alguém pensou que, daqui a uns anos, estas pequenas árvores em crescimento se transformarão em grossos troncos, eventualmente com os lancis a rebentar como por aí se vê em todo o lado, e aí sim, o estacionamento automóvel no local ficará bastante dificultado, senão mesmo impedido?

sábado, 13 de setembro de 2014

Figueirense Zé Poeta, cinéfilo, jornalista e colecionador, esta noite justamente lembrado e distinguido

O figueirense Zé Poeta recebe hoje uma merecida distinção póstuma (1959-2006) na cerimónia de entrega dos prémios Figueira Film Art 2014 no Casino Figueira. 
José Matias Poeta foi, desde novo, um entusiasta da 7ª Arte, tendo sido um grande impulsionador dos Festivais de Cinema da Figueira da Foz que se realizaram entre 1972 e 2002. Foi nestes anos o elo de ligação entre a organização e a Figueira da Foz, bem como o jornalista que escreveu as noticias e reportagens do evento para diversos jornais, revistas da especialidade, rádios e televisões, não só de Portugal como também de todo o mundo!
Como colecionador, juntou a maior coleção de máquinas de filmar existente em Portugal somando cerca de 135, e que ainda hoje se mantém em casa da sua esposa Anabela Poeta. 
Em jeito de homenagem AQUI DEIXAMOS, PARA REVER, A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA desta coleção realizada em outubro de 2010, sempre disponível ao lado na coluna dos ‘links’ na secção “Artigos do Autor a rever”.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CTT - Correios Todo Terreno no ‘picadeiro´!

O leitor (N.S.) que nos enviou esta noticia, a foto e a sugestão do título, estranha que “para se fazer a recolha das cartas de correio do marco do ‘picadeiro’ no Bairro Novo se entre com a carrinha até junto do mesmo, passando junto a pessoas e esplanadas”
 E acrescenta: “...há ali locais a escassos metros onde se poderia deixar ‘a carripana’ e ir a pé buscar as cartas! Mas o comodismo é muito!” 
(Nota do autor: Já em 31 de julho do ano passado nos referimos a esta mesma situação nestas colunas)

Pôr do Sol delineado entre prédios…

…e entre nuvens de aguaceiros na Figueira da Foz!

Pulsações

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bifurcação complicada!

Com título similar publicámos, em 21 de outubro de 2012, um artigo dando conta da deficiente sinalização de trânsito localizada na convergência da rua 5 de Outubro com o jardim municipal. 
Expliquemos: Temos de considerar algo confusa a entrada na cidade. Muitos que desejam ir em direção às praias ‘metem-se’ pela rua da República deparando-se, mais adiante, com o jardim pela frente… e com a Avenida Foz do Mondego, por onde pretenderiam mesmo ir, logo ali ao lado! E enquanto olham para a avenida, passam pelo único sinal de trânsito indicativo de obrigatoriedade de virar à direita (que, no nosso entender, está muito aquém) e viram, em contravenção (propositada ou não) para a esquerda, entrando na avenida. 
Curiosamente hoje de manhã a polícia viu e multou um desses prevaricadores! 
E toda esta situação se poderia resolver, ou minimizar, se se colocasse um sinal pouco-mais-ou-menos como o que aqui exemplificamos, indicando que contornando o jardim municipal (como se de uma rotunda se tratasse) se dá na mesma entrada na avenida! 
É apenas uma sugestão, para a qual solicitamos também a opinião dos leitores.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Tinta invisível

Agora que estão a realizar obras neste troço da Av. Saraiva de Carvalho para ver se acabam de vez com as ‘cheias’ na rua da República e envolventes (...já sabemos, pronto!... mas haja continuada esperança!...) seria de bom tom aproveitar o ensejo para repintar e realçar (e até explicitar melhor) a sinalização horizontal, pintada no alcatrão. 
Nalgumas altura do dia, consoante o tempo que faz e a incidência do sol, a pintura até tem razoável visibilidade. Mas na maior parte do dia estas pinturas de trânsito estão invisíveis, confundindo “à-grande-e-à-francesa” os automobilistas, mormente os de fora, que ora circulam na pista indevida, ora atalham onde não devem por “não-verem-nada”, potenciando pequenos acidentes como o ocorrido na passada 6ª feira à tarde. Alguma chapa amolgada e muitos gritos, e sobretudo a frase no ar do ‘culpado’: “-…mas isto aqui não se vê nada!” 
Pois!...

domingo, 7 de setembro de 2014

Rua da República inundada este domingo de manhã devido a intenso aguaceiro…

...isto depois das obras realizadas, com alguma polémica, a meio de agosto, precisamente para evitar (?) que a rua da República ficasse novamente inundada! 
Pela segunda manhã consecutiva (este sábado e domingo) o concelho da Figueira da Foz ‘levou’ com dois fortes aguaceiros sensivelmente entre os mesmos horários, das 06h30 às 09h00. Neste domingo as chamadas também começaram ‘a chover’ nos Bombeiros Municipais / Proteção Civil - de onde recolhemos estas informações - pouco depois, tendo sido registadas 19 saídas para acudir a pequenas cheias, garagens alagadas e a lojas inundadas por todo o concelho. 
Na Figueira da Foz as deslocações foram para os sítios habituais: Abadias (mais uma vez transformada num lago), largo do Tribunal e rua da República (e envolventes) aqui algo estranhamente devido às recentes obras tendentes, precisamente, a evitar “as cheias”! (Fotos nossas de arquivo)

Silhueta em tons de azul

E já agora um desafio: 
Em que local da Figueira da Foz foi tirada esta foto?

Carros pequenos apertam!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Muralhas perigosas!

Falta parte das muralhas que delimitam… perdão!... deveriam delimitar o caminho entre o Forte de Santa Catarina e o agora Espelho de Água. É que faltam ali uns bons (maus!) metros da ancestral muralha, o que poderá ocasionar algum imprevisível acidente. O nosso leitor Sena Cardoso, que nos enviou a foto pequena inclusa e o texto que aqui preparámos, assistiu mesmo a umas crianças, provenientes de uma excursão, ali a brincar e a apreciar as vistas! 
Sabe-se que ‘nestas coisas’ do património nacional só mesmo o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) pode ‘mexer’. Mas em questões de segurança a nossa Câmara não terá um mínimo de competências que possa aplicar tendente a proteger os cidadãos!?

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------