terça-feira, 30 de junho de 2015

Buracos "a nascerem" por aí nos sítios habituais!

Confluência da rua Fresca com a rua da Cadeia: sitio onde há sempre uns buracos a aparecerem no alcatrão. Constantemente, e por mais que sejam tapados! 
Também acontece o mesmo na rua dr. Francisco António Diniz, sensivelmente entre as Finanças e o restaurante chinês. Aqui, curiosamente, o buraco que se vê na foto foi tapado em dois dias, mas entretanto o alcatrão lá colocado "para o arranjar" já está a “afundar-se” outra vez! 
E então, será do alcatrão? Ou o leitor terá outras opiniões!?

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Para quê dar a volta!?

Hoje de manhã, 11h30 = Isto de se estar do lado de lá do jardim e querer ir para a zona das Abadias dá cá uma trabalheira que 'nem-vos-digo-nem-vos-conto': é preciso ir até aos semáforos, entrar na avenida, mais uns semáforos… 
Bolas, assim não dá, há que se improvisar: atravessa-se o jardim (que é tão largo, não incomoda as pessoas nem nada) e, quase em frente aos Correios passa-se por cima da passadeira para peões, vira-se à esquerda e… já está! 
Vêm!? Não custou nada! 
(Compilação de texto, e foto, enviado hoje pelo nosso leitor L. Pereira / Figueira da Foz)

Lixo e beatas varridas para grelha de águas pluviais!

(A grelha na esquina e foto pequena de arquivo)
“Por volta do meio-dia encontrava-me eu no Bairro Novo, na paragem de autocarro da Rua Miguel Bombarda, quando reparei que a senhora da limpeza de uma pizzeria ali situada estava a varrer o passeio exterior e a despejar o lixo e as muitas beatas para dentro da grelha de águas pluviais ali colocada em plena esquina. Não pude deixar de lhe chamar a atenção para a incorreção do seu ato, ao que me perguntou: 
“-Então mas quem é a senhora!?...” 
“-Sou uma cidadã…” 
Nada mais disse e continuou a pôr o lixo e as beatas na grelha. Depois quando chegarem as chuvas é só ouvir as pessoas queixarem-se que não limpam as grelhas… possivelmente até referindo-se a esta!” 
(Compilação de texto, e foto, enviado hoje pela nossa leitora Armanda G. / Figueira da Foz)

domingo, 28 de junho de 2015

Homem encontrado morto este domingo com “sinais de extrema violência” na Serra de Castros em Maiorca

Um homem de 67 anos foi este domingo encontrado morto, com sinais de extrema violência, na localidade de Serra de Castros, Maiorca, Figueira da Foz. 
A vítima foi encontrada num curral, nas traseiras da casa onde vivia. O corpo estava parcialmente coberto com fardos de palha e alguns tapetes. 
O homem de 67 anos, que tinha mobilidade reduzida devido a um AVC sofrido há alguns anos, era conhecido na aldeia como uma pessoa pacata e ninguém encontra uma explicação para o sucedido (…/…) o alerta para as autoridades foi dado pela filha da vítima mortal, após ter recebido uma chamada telefónica do telemóvel do pai, onde o ouvia gemer mas sem falar.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia Judiciária, que está a investigar o crime.
(Ver noticia completa do Correio da Manhã online e do CMTV » AQUI)

Animação “q.b.” hoje, na esplanada e no passeio da avenida

Entretém radical na esplanada e ‘capoeira´ junto à Torre do Relógio!

Mais um banco a desfazer-se!

Perante 
um 
novo banco 
(1) que 
se tenta 
erguer,
ali na
Praça Nova,
outro 
se está 
a desfazer
(2)
no mesmo
local! 
« « « « « « « « « «

sábado, 27 de junho de 2015

ÚLTIMA HORA: Ilegais chegaram de barco ao Mondego!

ÚLTIMA HORA:
Emigrantes ilegais chegaram de barco ao rio Mondego! 
Sem passaporte, sem roupa e visível subnutrição… mas a muita solidariedade de muitos pescadores, vendedores, e  nadadores-salvadores e de praticantes de surf que andavam no local permitiu uma rápida ajuda!
»  » » » » » » » » » » » »

Festas da Cidade da Figueira da Foz – Todos os anos, tudo aqui:

Desde 2007 que neste jornal vimos colocando, todos os anos sem falta, o total das reportagens sobre as Festas da Cidade. 
Cada ano - e já lá vão nove! - concentrados num ‘link próprio, qualquer deles permanente disponível aqui ao lado na coluna dos ‘links’ na secção “Artigos do autor a rever”. 
E onde já incluímos os festejos deste ano que pode AQUI aceder diretamente (faltando apenas as fotos das freguesias que só ‘entram’ na 2ª parte da Feira das Freguesias).

Apreensão de pescado na véspera do feriado municipal

Militares do Destacamento de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz, no âmbito de diversas ações direcionadas para o controlo do transporte e comercialização de pescado e bivalves, apreenderam no dia 23 de junho, 439 quilos de caranguejo mouro e 125 quilos de carapau. 
Os crustáceos eram subdimensionados, tendo um valor total presumível de 1 317 euros e, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao meio natural; O carapau, apreendido pela mesma razão, e com um valor total e presumível de 1 250 euros, será submetido a inspeção higio sanitária a fim de ser entregue a instituições de solidariedade social.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Polícia Judiciária deteve na Figueira da Foz quatro pessoas por tráfico de estupefacientes e constituiu arguidos mais doze!

Foram detidas quatro pessoas, com idades entre os 20 e 57 anos, pela suspeita dos crimes de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais. 
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desencadeou uma ação policial, nas cidades de Figueira da Foz e de Leiria, designada de "Operação Contraste" , que culminou com a detenção de quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, que constituíam parte de uma rede familiar que, de forma organizada, colocava no "mercado" das referidas cidades quantidades assinaláveis de estupefacientes, nomeadamente cocaína e heroína. 
No âmbito desta investigação tinham sido já detidas três pessoas e apreendidas dez mil doses de haxixe. Na operação agora desenvolvida, para além das detenções, foram constituídas arguidas doze pessoas, realizadas quinze buscas domiciliárias, treze buscas em viaturas, tendo sido apreendidas mais de setecentas doses de cocaína e heroína, três balanças de precisão, cerca de cem peças em ouro de elevado valor, cerca de quinze mil e quinhentos euros em numerário, mais de setecentas peças de vestuário, contrafeitas, mobiliário diverso, eletrodomésticos de gama alta, equipamento informático, de comunicações e imagem e seis viaturas, sendo uma delas de gama alta e outra de coleção. 
Nesta operação a Polícia Judiciária contou com a colaboração da GNR e da PSP das referidas localidades. Os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos, um deles com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foram presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação. 
(Da página oficial da Policia Judiciária Online / Diretoria do Centro da Polícia Judiciária / 25.jun.015 / Foto da reportagem da TVI)

Marchas Populares: Vila Verde ganhou e ‘arrasou’, Buarcos e Paião logo a seguir!

As Marchas Populares / São João 2015 da Figueira da Foz tiveram a seguinte classificação: 
1.º lugar: Vila Verde - Grupo Recreativo Vilaverdense; 
2.º lugar: Buarcos - Grupo Instrução e Sport; 
3.º lugar: Paião - Sociedade Filarmónica Paionense; 
Melhor música: Sociedade Filarmónica Paionense, autor: Edgar Freitas; Melhor cavalinho: Grupo Instrução e Sport; Melhor letra: Grupo Recreativo Vilaverdense, autora: Alice Maria; Melhor traje: Grupo Recreativo Vilaverdense, autora: Mafalda Figueiredo; Melhor decoração arcos e balões: Grupo Recreativo Vilaverdense, autor: Jorge Paulino; Melhor marcação: Grupo Recreativo Vilaverdense, autora: Mafalda Figueiredo.

Um, dois, três, o Mercado fez 123!

Dia 24 de junho, para além de (um) ser o dia de São João e de se comemorar (dois) o feriado municipal da Figueira da Foz, é também (três) dia de aniversário do Mercado eng. Silva. 
Assim, a maior parte dos atentos comerciantes daquele espaço reuniu-se, neste ano de 2015 e como habitualmente o vêm fazendo nos anos transatos, num lanche ajantarado, seguido de animação musical e alegre bailarico improvisado. 
Claro que não faltou o corte de um bolo assinalando a data, o soprar das 123 velas, e um brinde “tchim-tchim”! 
(Ver mais fotos, enviadas por A.C. AQUI)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A noite de ontem, a madrugada e o dia de São João de hoje na Figueira da Foz!

A bonita iluminação citadina de um dia só (e só em duas ruas da cidade).
As saborosas sardinhadas ‘a pingar’, as animações particulares, aqueeeeeelas demoraaadas marchas populares, o taaaaaaardíssimo fogo de artifício, e outras coisa mais. Ver reportagem fotográfica AQUI.
(Clicar nas imagens para melhor as visualizar)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Figueira da Foz: -Mostraram nádegas e os genitais para montra de restaurante recheado de pessoas a jantar!

No passado sábado, por volta das 19h30, e quando a cidade se preparava para o concerto de José Cid na Praça do Forte, um grupo de meliantes começou por se deitar, de barriga para o ar, nas escadas do Casino. De lá de dentro saiu um ‘segurança’ encorpado que lhes fez ver que ali não era o local indicado para isso. 
Os indivíduos olharam para o ‘segurança’ encorpado e resolveram concordar com ele. Dali saíram para um restaurante da zona, onde, na esplanada, partiram uns copos mas, enfim, “nada de mais”
Depois causaram distúrbios junto à antiga mercearia Encarnação. E logo ali ao lado, nas janelas do restaurante Andaluz, despiram as calças e encostaram as nádegas (não se deve dizer cú) aos vidros, que davam para a sala do restaurante apinhado de pessoas a jantar. Eram 20h00! 
O proprietário João Fonseca, assoberbado de trabalho perante uma sala cheia, esteve para se deslocar à rua para confrontar os rapazes, uns 7 ou 8 (sabe-se que não eram da Figueira) que aparentavam idades entre os 20 e os 25 anos, mas foi dissuadido por um habitual cliente que lhe disse que “não vale a pena arranjar problemas, eles já devem estar a ir embora”
Passado mais uns segundos, o ambiente e a opinião dos presentes mudou para indignação, pois alguns dos rapazolas decidiram virar-se… e urinar para a vidraça! 
Ora na sala estavam senhoras e crianças que obviamente ficaram chocadas! João Fonseca contou à nossa reportagem que, aqui, um dos clientes levantou-se e foi até à porta chamar-lhes a atenção. E os rapazolas, valentes porque se estavam a ver muitos contra um, avançaram ameaçadoramente para o indivíduo… mas deram-se mal! Este “não foi de modas” e para se defender deu um corretivo murro ao primeiro da frente, fazendo-o sangrar! 
Testemunhas dizem mesmo que lhe partiu o nariz! 
Claro que os outros ‘valentes’ fugiram rapidamente, escapando-se à polícia que chegou logo a seguir, não sem antes arrumarem umas pedras da calçada para o restaurante partindo uns vidros e ferindo, ainda que sem gravidade, um cliente idoso que também tinha vindo à porta!

Uma inovação na cidade:

Esta noite, véspera de véspera 
do dia de 
São João,
 feriado
 municipal da Figueira da Foz, 22h00, 
vêm-se as armações de iluminação de 
S. João 
com luzes… 
mas desligadas! 
Claro que podemos 
estar a “ver-mal-a-coisa” 
e ser já a iluminação 
natalícia! 
» » » » » » » » » » » » » » » » » »

domingo, 21 de junho de 2015

Um passatempo para esta noite de domingo:

Imagem 01
Imagem 02
Observe com muita atenção estas três imagens colocadas por uma campanha da Colgate no Brasil
(clique sucessivamente em cada uma delas para melhor as visualizar) porque depois vamos pedir-lhe para explicar alguns detalhes. 
Imagem 03
Vamos dar uma ajuda: Qualquer uma delas tem uma anomalia. Descubra qual! 
(E tente mais uma vez. 
Se não descobrir, não há crise: descubra AQUI as soluções!) 
**********************************

José Cid a atuar na Praça do Forte nesta noite / madrugada

Mais uma invasão de gente na cidade para visitar e levar os miúdos à Feira de S. João localizada, como habitualmente, no apelidado ‘parque das gaivotas’, mas essencialmente para assistir ao espetáculo proporcionado por José Cid, um artista ‘sem idade’ que continua a arrastar multidões por onde atua! 
Um espetáculo que é… sempre!... um espetáculo! (…o Fernando Mendes no seu ‘O Preço Certo’ não diria melhor!) 
Ver reportagem fotográfica completa AQUI

sábado, 20 de junho de 2015

Baile do Magala no Mercado da Figueira bem animado!

No momento em que escrevemos estas linhas ainda decorre o Baile do Magala no Mercado da Figueira da Foz. 
Razoável era já a animação por volta das 23h00, altura em que tirámos estas fotos, e estava em crescendo, com a contínua chegada de mais gente! 
A noite quente também ajudava à festa, e alguns comerciantes do mercado espalhavam alegria. Pena que muitas das lojas estivessem fechadas apesar dos proprietários se encontrarem na festa! 
A orquestra “Música e Companhia” interpretava as árias adequadas e o pessoal, fardado e à civil, ía dançando!... 
Ver reportagem fotográfica completa AQUI!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Intoxicados por carne de porco em Pombal tratados no hospital da Figueira da Foz

Um jantar festivo na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Almagreira, em Pombal, terminou com uma intoxicação alimentar generalizada. Praticamente todos os que participaram na festa, mais de 200 pessoas, foram afetados por náuseas, vómitos, febre e dores abdominais, contou fonte da coletividade. A causa ainda não foi determinada, mas tudo aponta para a carne de porco, que estava a ser assada no momento do jantar, que os doentes dizem ter comido. Terá sido uma infeção por salmonella na carne (…/…) pelo menos 44 pessoas, com idades entre os 6 e os 45 anos, deram entrada e foram tratadas nos hospitais de Leiria, Pombal, Coimbra e Figueira da Foz… 
(Noticia completa em Correio da Manhã Online AQUI – Imagens nossas de arquivo)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Escorrega insuflável de 350 metros vai unir a esplanada à praia!

 O “City Water Slide" é um evento nascido nos Estados Unidos baseado em escorregas gigantes que em geral são montados no meio das cidades, numa larga avenida ou praça. 
(Clicar na foto para melhor a visualizar) Foto MAT
Em Portugal vai ter lugar também em várias cidades. Na Figueira da Foz houve inicialmente dificuldade em encontrar um local adequado. Mas quando o dr. Mário Ferreira, promotor do evento, foi levado a visitar a esplanada, encontrou o sítio ideal para a realização do “City Water Slide” na nossa cidade. 
E também inédito, pois pela primeira vez irá atravessar uma avenida (avenida 25 de Abril) ligando a esplanada Silva Guimarães à Praia da Claridade, sensivelmente desde o espaço fronteiro à Gelataria Emanha até ao areal fronteiro à Torre do Relógio (ver exemplo). 
Uma estrutura especial para o efeito será montada em duas madrugadas para não dificultar o trânsito, que não será interrompido nos dois dias do evento, 25 e 26 de julho (sábado e domingo). 
Depois é pôr-se a vogar por uma espécie de escorrega de aquaparque gigante, no meio da cidade, e saborear umas agradáveis e diferentes sensações, a preço rondando os 5 euros, mas havendo preços por pacotes familiares muito atrativos e com acesso a descidas ilimitadas, esclareceu o vereador João Portugal. 
O autarca disse também esperar que adiram ao evento entre 15 a 20 mil pessoas. 
E ao desembocar no areal, os foliões participantes terão ainda à sua disposição várias vertentes de apoio, de animação e de 'fast food'.  (Ver pequena filmagam do You Tube AQUI)

Gruas pela cidade

No mercado coloca-se na esquina um polvo gigante; no Bairro Novo, monta-se uma estrutura de iluminação sanjoanina.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Fim de semana de calor e São João mais ameno mas sem chuva nem vento

Aproveite estes dias de calor! Se for à praia da Claridade, 
bem, atualmente há muito espaço!

Figueirense João Costa conquistou hoje mais uma medalha de prata em Baku, a 6ª para Portugal

O atirador João Costa, figueirense que representou a Naval 1º de Maio e compete agora pelo Sporting Clube de Portugal, conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na prova de pistola de ar comprimido a 10 metros, nos Jogos Europeus de Baku, naquela que é a 6.ª medalha para Portugal na competição. 
Costa (na foto, à esquerda) ainda chegou aos últimos dois tiros com uma vantagem de uma décima para o sérvio Damir Mikec, mas acabou por ser ultrapassado, terminando com 201.5 pontos, a três décimas do rival.

ATENÇÃO: Fiscalização rodoviária – Radar da PSP esta 5ª feira na Ponte Edgar Cardoso

A PSP informa que irá efetuar uma ação de fiscalização rodoviária - Radar nesta 5ª feira, dia 18 de junho, na ponte Edgar Cardoso da Figueira da Foz, a partir das 09h00 da manhã. 
« « « « « « « « « « « « « « « « « « « « «

terça-feira, 16 de junho de 2015

Perigo na esplanada!

Claro que as noites são bem movimentadas na 'nossa' esplanada Silva Guimarães, e mais o serão com a aproximação do tempo quente e dos eventos festivos que se aproximam. 
Mas mesmo na esquina da Casa das Conchas o perigo espreita. Esta vala sem grelha é um perigo, muito mais à noite quando “todos os gatos são pardos” e a visibilidade nula… e imagine-se se alguém distraidamente ali coloca um pé!... Ui!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fim de semana em grande no mercado municipal com o Festival de Produtos Frescos e o Baile do Magala!

Nos dias 19 e 20 de junho, 6ª feira e sábado, irá decorrer no Mercado Municipal Eng.º Silva o Festival de Produtos Frescos. 
O programa será diversificado, no âmbito das artes visuais, gastronomia, exposições e música:
Artes visuais no exterior do Mercado com pintura “Mercado de Pedra” e escultura “Octopus Mercatus”; no interior, pintura “Arte Fresca”; 
Exposições de fotografia: “Olhar o Futuro à Janela” e livros apresentada pela Editora Bruaá;
Gastronomia: 6.ª feira dia 19, pelas 10h00, show cooking com a Associação Figueira Sabor a Mar e apresentação do Festival da Sardinha e da Cavala; 
Show cooking no sábado, dia 20, pelas 10h00, com o Chef Peixoto apresentando “Bem Boas”; 
A música será uma constante em todo o evento com animação com fanfarra durante o dia;
Baile do Magala: Recriação do Baile do Magala (VER AQUI) na noite de 6.ª feira a partir das 22h00.

Uma dúvida nos assalta ultimamente...

...nos mantém
angustiados
e para 
a qual 
pedimos 
ajuda: 
Será tricô 
ou crochê!?
« « « « « « « « « « « « «

domingo, 14 de junho de 2015

Cruzamento de liberdade complicada!

Neste conhecido e movimentado (por carros e por peões) cruzamento da cidade, verifica-se que a 1-Rua do Viso, 2-Rua Joaquim Sotto Mayor, 3-Rua dr. Luís Carriço, e 4-Rua da Fonte, têm passadeiras para peões. Mas não a 5-Rua da Liberdade
Um nosso leitor que mora na 4-Rua da Fonte disse-nos que, para se deslocar à mercearia da esquina (na foto, à direita, junto ao poste de eletricidade) tem de se deslocar de 4 para 3, de 3 para 2, de 2 para 1, e de 1 para a mercearia. Ao vir com as compras, de novo o mesmo percurso, mas ao inverso. 
Acrescenta que “-…para os novos, tá bem, ou dão esta volta sem custo ou atravessam a rua da Liberdade mesmo sem passadeira. Mas para os mais idosos(as) isto já custa!...”

sábado, 13 de junho de 2015

Os ‘cocós’ dos cãezinhos que não mordem, só querem é brincar!

“Venho aqui sugerir a quem venha à rua passear os seus cãezinhos que sejam responsáveis pelos seus dejetos. Que tragam uns saquinhos para apanhar os cocós! É que ver constantemente espaços relvados, ruas e passeios, conspurcados e mal cheirosos, não dá! 
Também todos os canídeos deviam vir à rua com trela para evitar males maiores e para não se ouvir aquela estafada e habitual frase bacoca: “-Ele não morde, só quer é brincar!...” 
Estive há algum tempo em Proença-a-Nova e deparei-me com o sinal que aqui envio. Uma ‘dica’, que pela Figueira da Foz deveria ser colocado nalguns locais, tais como nas praias, jardim, Abadias, e passeio junto à marina, entre outros.”  (Compilação de texto enviado por J. Fernandes)

Cuidado com essas barrigas!

Mantenha o aprumo e a elegância!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------