quinta-feira, 31 de março de 2016

Começou julgamento de um homem acusado de violar, na nossa cidade, o filho da companheira!

Um homem de 39 anos começou a ser julgado à porta fechada no Tribunal de Coimbra, esta quinta-feira, pela prática de 260 crimes de abuso sexual de filho da ex-companheira, agora com 16 anos. 
O Ministério Público refere que os alegados crimes começaram em 2005, quando a criança tinha seis anos, e duraram até 2010, quando a criança tinha 11 anos. Defesa contesta. 
O arguido iniciou em 2005 uma relação amorosa com a mãe da vítima, que manteve até agosto de 2014, tendo vivido juntos numa residência na Figueira da Foz. 
De acordo com a acusação, o homem terá tentado que a vítima o masturbasse e praticasse sexo oral, ao que acabou por aceitar, após insistência do arguido. 
Entre os sete e os oito anos, o arguido terá tentado obrigar a vítima a praticar sexo anal, a qual sempre recusou, conta o MP… 
(Ilustração nossa de arquivo. Compilação de noticia na revista ‘Sábado’ que pode ler na íntegra AQUI)

Feirante detido pela Judiciária na Figueira da Foz por suspeita de tráfico de ‘crack’!

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve dois homens, feirantes, de 37 e 28 anos de idade, pela presumível autoria dos crimes de tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida. 
As detenções ocorreram nas cidades da Figueira da Foz e de Coimbra, sendo materializadas no âmbito de uma investigação que visa combater o tráfico de crack (cocaína solidificada em cristais) na zona centro do país. 
Um dos suspeitos foi abordado e detido quando se preparava para transacionar treze doses individuais deste produto estupefaciente e o outro no decurso de busca domiciliária, estando na posse de um revólver com o número de série rasurado e vinte e uma munições…   
(Foto nossa de arquivo. Ler noticia completa, constante do ‘site’ da Policia Judiciária, AQUI)

quarta-feira, 30 de março de 2016

Desapareceu do Jardim de Páscoa o ovo pintado pela escola Joaquim de Carvalho

Depois de vandalizarem os pequenos ovos pintados pelas crianças dos infantários e jardins escolas da Figueira da Foz, agora foi a vez de meliantes terem ‘feito desaparecer’ um dos ovos maiores pintados cada um pela sua escola: o da escola Joaquim de Carvalho. 
Enfim, sem mais palavras!...

terça-feira, 29 de março de 2016

O ‘há’ o ‘haver’ e o ‘não a ver’!

Antes destas escadas situadas ao fim da rua Fresca uma passadeira para peões mas parece não haver por ninguém a ver
Mas depois de descer as escadas há outra passadeira que dá acesso ao Tribunal que tem tudo a ver com a anterior pois também apesar de haver ninguém a consegue ver… 
(…e fica assim pois entretanto já me perdi, tão a ver!?)

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mulher presa por assaltar espaço comercial na Figueira da Foz

Foi detida pela PSP local uma mulher de 54 anos, com residência na Marinha das Ondas, por ter furtado do interior de uma superfície comercial diversos géneros alimentares e peças de vestuário. 
Os artigos furtados foram dissimulados dentro de sacos e a mulher saiu sem efetuar o pagamento. Os objetos foram apreendidos e entregues ao responsável da loja. 
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Parquímetros já dão mais que os bancos!

Em ‘1’ encontrava-se um banco, agora está lá um parquímetro! 
E neste local ao fundo da rua da Liberdade, em ‘2’, encontrava-se um bebedouro que foi retirado, e agora não se sabe o que vai para ali (se é que vai alguma coisa). 
Mas pode ser que não seja outro parquímetro!

domingo, 27 de março de 2016

Um ‘sem-abrigo’ alberga-se no edifício ‘O Trabalho’ num canto nauseabundo. Todos o sabem menos os Serviços Sociais...

“-No edifício “O Trabalho” vive um sem-abrigo, num canto do prédio onde antigamente se fazia a entrada para o pequeno centro comercial que ali se situava. 
Ali, ele se refugia e se tenta abrigar do frio, vento, chuva, calor, moscas, mosquitos e outros bichos, cercado por volumosos marcos de obras que se costuma ver a delimitar as estradas. Ora eu, estranhando a situação há muito vista, estive a falar com ele, que me disse que não tem outro sítio para onde ir e que nunca ninguém da Câmara ou dos Serviços Sociais falou ou se interessou por ele.
Pensei para mim que se ele fosse um refugiado estaria ‘safo’! 
Por vezes fala alto e sozinho, ‘refila’ com as paredes, e o que lhe vai valendo são algumas pessoas que o vão ajudando no que podem! 
À noite ele faz as suas necessidades mesmo ao lado e, claro, nota-se por ali um cheiro nauseabundo, isto mesmo ao lado da estrada que dá acesso ao mercado, quase que ‘portas-meias’ com um restaurante e mesmo em frente às Finanças! 
Pois, é uma situação que toda a gente sabe menos os tais ditos cujos… e se é que existem!... Serviços Sociais!” 
(Compilada de texto publicado no Mural do Facebook de José M. Santos)

sábado, 26 de março de 2016

Buarcos: Tradição de Páscoa é a apanha de percebes e mexilhão!

Uma tradição muito buarcosense é, na semana da Páscoa, ‘invadirem-se’ as rochas mais próximas do Cabo Mondego e ir à apanha de percebes e do mexilhão! 
É uma autêntica romaria de centenas (milhares!?) de curiosos e conhecedores que acartam em baldes e sacos quantidades de mexilhões que ‘até arrepia’! 
Deixaram as pedras, vá lá! (Fotos de Juca Bras Photos e Artur Marques Vilela)

sexta-feira, 25 de março de 2016

Já agora com umas amêndoas à mistura do Jardim da Páscoa:

Hora bem, deste sábado para domingo muda a ora! O que está errado!?...

...é que dorme-se uma hora a menos!

Imigrantes falecidos em França dirigiam-se para Coimbra

“-O minibus viajava da Suíça para Portugal quando o acidente aconteceu, poucos minutos antes da meia-noite. O grupo de emigrantes "ia a caminho de Coimbra para passar o fim de semana pascal", segundo David Delavoet, secretário-geral da Prefeitura de Allier, onde se deu o acidente, em declarações à Paris Info”. 
As vítimas, com idade entre os 17 e os 63 anos, morreram na sequência um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, que se desviou subitamente para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião. Dirigiam-se para Coimbra, de onde presumivelmente seguiriam para as suas terras. Eram naturais de vários sítios da região centro e norte, como Cinfães do Douro, Castelo de Paiva, Sernancelhe, Arouca e Oliveira de Azeméis. (Fontes: Várias Net)

quinta-feira, 24 de março de 2016

Forte de Santa Catarina – De hoje até domingo de Páscoa decorre a Feira Medieval

Foi inaugurada esta tarde, junto ao Forte de Santa Catarina, a Feira Medieval Infante D. Pedro 2016, esta que é a 3ª edição de um evento que tem merecido o agrado de participantes e visitantes. 
Para ver reportagem fotográfica (80 fotos) realizada esta tarde CLICAR AQUI
*********************************

Este Mário não conheceu o ‘nosso’ Braga!

quarta-feira, 23 de março de 2016

Vandalizaram os ovos pintados pelos pequenitos no Jardim da Páscoa!

É difícil de entender porque é que vândalos, na madrugada de ontem, se ‘entreteram’ a cortar, destruir e espezinhar os bonitos ovos, feitos de cartão e papel, que os pequenitos dos Jardins de Infância da Figueira da Foz montaram e pintaram para estarem em exposição na álea de acesso à gaiola do jardim municipal, e onde se encontra a decorrer a apreciada iniciativa ‘Jardim de Páscoa’. 
Mais de metade dos cerca de 80 ovos foram vandalizados! Porquê!?

Três detidos em pouco mais de 8 horas pela PSP/Figueira da Foz

Ontem, cerca das 16h00 na Estrada de Coimbra, um cidadão de 51 anos residente na cidade, por condução em estado de embriaguez, o qual submetido ao teste quantitativo acusou uma Taxa de Álcool no Sangue de 1,63gr/l; 
Pelas 19h30, na Rodovia Urbana, Tavarede, um cidadão de 34 anos, residente em Coimbra. Também submetido ao ‘balão’ acusou uma T.A.S. de 2,16gr/l. 
E pouco depois da meia noite, já pelas 00h15 de hoje, foi detido na rua Calouste Gulbenkian um cidadão de 58 anos, também residente na cidade, por o mesmo não possuir habilitação legal para a condução de veículo ciclomotor.

terça-feira, 22 de março de 2016

Brenha: Não quis ir a Coimbra, nasceu mesmo à porta de casa!

Ontem, pelas 07h18m, na localidade de Brenha, dois elementos dos Bombeiros Voluntários assistiram a mais um parto. 
A mãe chamou os bombeiros para a levar à maternidade em Coimbra, mas já não houve tempo. Logo após solicitaram o apoio médico, e em menos de 20 minutos, o Gabriel nasceu. Com três quilos, chorou à nascença. “-Nasceu com pressa!” – referiu aliviado o pai, de 38 anos.
A mãe, de 33 anos, e o bebé, foram transportados para a Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, com o apoio da equipa da VMER da Figueira da Foz e estão bem.
Dos dois elementos elementos dos Bombeiros Voluntários que prestaram os cuidados devidos, foi a 2ª vez da Isabel Silva a um parto, e a 13ª vez do Hugo Neves.

Descanse um bocadinho… mas com estilo!

Feira Medieval Infante D. Pedro junto ao Forte de Sta Catarina decorre desta 5ª feira a domingo de Páscoa

segunda-feira, 21 de março de 2016

Problemas constantes nos acessos ao ‘Parque das Gaivotas’

É complicado para os autocaravanistas terem a perceção da entrada para parquearem. Os que chegam vindos pela avenida Foz do Mondego não se apercebem da primeira entrada (1) pois está mal assinalada e pouco intuitiva, pois só há ali dois sinais: Um a dizer que é um ‘parque pago’ mas sem especificar que é a entrada indicada para as autocaravanas, e outro da Figueira Parques a informar dos preços. 
E ao verem a entrada mais acima (2) essa sim melhor assinalada, quando lá chegam verificam que o limitador de altura não lhes permite o acesso. E ficam ‘naquela’… mas afinal por onde é que se entra!? Para quem vem do lado de Buarcos passa-se o mesmo… ainda que aqui a dedução seja mais fácil de se fazer… andam um pouco até ao ponto (1) e, apesar da nula informação, deduzem que só por ali é que se pode entrar! É o que fazem mesmo sem ter a certeza! 
Custava alguma coisa colocar ali uma placa indicativa de ‘acesso para autocaravanas’, ou similar!?

Contadores de gás desprezados, ferrugentos (perigosos!?) e ali “à-mão-de-semear”!

Na rua Dr. Luis Carriço, na parede ao lado da pastelaria Conchinha Doce (passe a publicidade) encontra-se uma caixa de contadores de gás sem tampa e ferrugenta, visivelmente desprezada, colocando a dúvida a quem passa se por ali não haverá algum ‘perigo oculto’. 
Estará assim há cerca de três semanas, e já era tempo dos responsáveis cuidarem da situação.  
(Enviado pela nossa leitora M.M.)

domingo, 20 de março de 2016

Figueira da Foz, Jardim da Páscoa 2016: O melhor folar, os ovos das escolas e uma reportagem fotográfica!

Uma manhã belíssima, ou não tivesse sido hoje o primeiro dia de primavera (visível neste “O Palhetas na Foz” que exibe um cabeçalho por cada estação do ano) permitiu uma reportagem fotográfica de 42 fotografias, à qual pode aceder em baixo. 
Entretanto, à tarde, o público foi convidado a provar e a eleger o ‘Melhor Folar Tradicional de Páscoa da Figueira da Foz’. Classificação: 1º: Pastelaria Dionísio, Figueira da Foz; 2º: Pastelaria Amizade, Maiorca; 3º: Pastelaria O Sabor da Malta, Vila Robim. 

As letras dos bancos!

Entretanto, para quem pensou que tivessem surripiado as ‘costas’ de alguns dos bancos do jardim e, assim, privarem as pessoas de se sentarem, nada disso: Os espaldares foram retirados para neles se escreverem mais umas estrofes de poesia (o que já vem acontecendo há três ou quatro anos) no âmbito do Dia Mundial da Poesia, que se assinala amanhã, 21 de março.

sábado, 19 de março de 2016

Pedreiro de 35 anos que violou vizinha de 62 anos na Figueira da Foz foi ontem condenado a prisão

Um homem de 35 anos foi ontem condenado pelo Tribunal de Coimbra a seis anos de cadeia por ter violado, durante cinco horas, uma vizinha. A vítima, de 62 anos, foi atacada pelo arguido, servente de pedreiro, em 2015, quando entrava na sua casa na Figueira da Foz. 
O juiz, ao ler o acórdão, disse “-O senhor esteve cinco horas a massacrar a vítima”, lembrando que o arguido tem um atraso mental ligeiro mas que isso não afeta a sua imputabilidade. 
Já a advogada de defesa vai recorrer por entender que a pena é excessiva. 
(Extrato do Correio da Manhã onde pode ler noticia completa na edição de hoje = Ilustração nossa)

Academia Roysel Alfonso, classificada para o Campeonato do Mundo de Dança, exibiu-se hoje à tarde ‘em grande’ na TVI

A Academia Roysel Alfonso, da Figueira da Foz, que no início de fevereiro se qualificou para a final do Dance World Cup que se realiza em Inglaterra de 25 de junho a 02 de julho, participou esta tarde no programa da TVI “Juntos, fazemos a Festa”, com a apresentadora Cristina Ferreira. 
Exibiram-se a bom nível como é seu timbre, mostrando o porquê do apuramento, e contribuindo para uma das boas tardes da estação televisiva.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Chuva e mau tempo gostam de fins de semana na Figueira da Foz

Já repararam (repararam com certeza!...) que neste outono e inverno, quase que invariavelmente, estão uns dias ‘porreiros’ durante a semana, mas chegam os fins de semana e chove e/ou faz vento!? 
É o caso presente! Hoje já choveu, sábado e domingo vai chover, na 2ª feira também... mas depois vai estar um resto de semana ameno e com sol até… ao próximo fim de semana... o fim de semana de Páscoa, prevendo-se chuva para sábado e para domingo! 
Extraíndo o otimismo, aqui acrescentamos que “vá lá, vá lá”, que são aguaceiros (que podem dar umas chuvaradas mas depois passa) e não são densos! 
Vá lá, vá lá…

quinta-feira, 17 de março de 2016

Hotel assaltado na Figueira da Foz

Ontem, 4ª feira, pelas 15h30, um individuo introduziu-se numa unidade hoteleira localizada na Avenida 25 de Abril. 
Avisados, elementos da Policia de Segurança Pública deslocaram-se para o local, tendo conseguido apanhar o homem, de 38 anos, residente na cidade. 
Após revista de segurança foi-lhe encontrado num bolso sete canetas da marca do hotel e um comando de ar condicionado. Perante os factos foi-lhe dada voz de detenção. 
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Foto nossa de arquivo)

Perseguição policial no Cabo Mondego

Também ontem pelas 00h30 na Rua Dona Maria, em Buarcos, foi detido um cidadão de 25 anos, com residência na Figueira da Foz. 
Circulava viatura a grande velocidade na zona do cabo Mondego. No decurso de uma ação de patrulhamento por parte da PSP, e por se ter tornado suspeito, foi-lhe movida uma perseguição policial, sendo o mesmo intercetado e abordado no local. 
Após revista de segurança foi-lhe encontrada uma faca de abertura automática, com um cabo de 10.5cm e lâmina de 8.5cm. Perante os factos foi-lhe dada voz de detenção. 
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Foto nossa de arquivo)

Alegou falso roubo de motociclo na Figueira da Foz

Foi a 09 de fevereiro que um indivíduo de 38 anos, residente em Pombal, alegou terem-lhe roubado um motociclo na zona da Figueira da Foz. 
Após investigações levadas a cabo por parte da PSP concluiu-se que o indivíduo em questão havia prestado falsas declarações e que o motociclo não havia sido furtado, tentando o dono assim burlar a seguradora. Face ao exposto foi constituído arguido. 
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital PSP / Ilustração nossa)

SEF detetou cidadãos estrangeiros ilegais na nossa cidade

A operação do SEF de controlo da permanência de cidadãos estrangeiros e de combate à exploração do trabalho ilegal, levou à fiscalização de uma dúzia de alvos na Zona Centro, nas localidades de Espinho, Murtosa, Coimbra, Figueira da Foz e Figueiró dos Vinhos, abrangendo vários setores de atividade desde a restauração a empresas ligadas ao ramo automóvel, passando pelo pequeno comércio, transportes e indústria alimentar. 
Em todas as localidades onde ocorreram as ações do SEF, foram detetados cidadãos estrangeiros em situação ilegal… » (Ler noticia completa no Portal do SEF = AQUI)

quarta-feira, 16 de março de 2016

Jardim da Páscoa inaugurado este sábado

Na página do Municipio da Figueira da Foz no Facebook anuncia-se a realização do Jardim da Páscoa entre este sábado de 19 de março e até domingo de 03 de abril, informando que é “o seguimento do sucesso alcançado com o Jardim do Natal”
Venha vindo, mas para além da aceitação que este continuado evento possa vir a ter, é preciso também ter em conta que a eventual profusão de sequelas poderá banalizar aquele que foi o apreciado êxito do Jardim de Natal. Isto para não desenvolver o tema que, na espera entre o Natal e a Páscoa, o jardim esteve sujo, desorganizado e sem manutenção! 
Com este Jardim de Páscoa “a Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende dar continuidade a eventos que reúnam as famílias em espaços, tão emblemáticos da cidade, como o Jardim Municipal”. 
(Ver programa do JARDIM DE PÁSCOA AQUI)

Inquérito sobre as obras na praia da Figueira da Foz

Relembramos que continua a decorrer, até finais de abril, o inquérito subordinado à pergunta:
“-Como acha que vai ficar a praia da Figueira da Foz depois das obras em curso?” 
Apresentam-se cinco opções de resposta: 
1) Espetacular; 2) Melhor; 3) Na mesma; 4) Pior; 5) Péssima. Qual é a sua opinião? 

Porta velha / janela velha

Para todos os efeitos marcam uma época e a identidade da terra. São de ruas e, consequentemente, de casas diferentes. E a quem descobrir o nome das ruas onde se situam, daremos uma amêndoa de Páscoa!

terça-feira, 15 de março de 2016

Pavilhão ‘bunker’ vai desaparecer do ‘parque das gaivotas’!

O pavilhão multiusos do apelidado parque das gaivotas vai desaparecer, aquele autêntico ‘bunker de guerra’ que, para além descabido, feio e inestético, teve o ‘odioso’ de poluir visualmente a foz do Mondego. Quem, antes da sua construção, chegava à esplanada Silva Guimarães, via a foz do Rio Mondego, o encontro das águas, a entrada dos barcos e as gaivotas a ‘pairarem’… toda esta beleza ficou subitamente escondida pelo mau gosto do ‘mastodonte’
Com a sua retirada com certeza que, pelo menos, se devolverá o prazer da paisagem marítima! 
O nosso leitor Manuel A. Silva, que nos enviou um largo texto de onde respigámos as suas principais ideias, opina a dado passo: 
“-Tenho o diário “As Beiras” à minha frente onde, em excelente artigo do jornalista Jot’Alves, se pode ler que “o espaço poderá vir a ser preenchido com uma nova estrutura polivalente mas com uma arquitetura mais atrativa e leve"! E já agora, sugiro eu, que se construa “ mais para lá”, mais perto do areal, para não ‘roubar’ de novo as belas vistas a partir da esplanada e das avenidas!” 
 O pavilhão irá ser desmontado até ao final do ano e irá servir para futuro parque das máquinas do município, em terreno junto das novas instalações dos Bombeiros Municipais. 
E remata, a terminar: “-Em todos estes anos, este anúncio da remoção foi a maior alegria que ele nos proporcionou!...” 
(Compilação de texto enviado por Manuel A. Silva da Figueira da Foz. Foto nossa de arquivo)

Naval 1º de Maio tem mais de 50 credores, uma dívida entre os 8 e os 9 milhões de euros, e dispõe de 60 dias para apresentar um Plano de Recuperação Económica (PER)

Com uma dívida entre os oito e os nove milhões de euros, segundo a advogada Teresa Alegre da sociedade que administra a insolvência, o clube da Figueira da Foz conta com mais de 50 credores, entre eles o atual presidente Aprígio Santos. 
Só em dívidas à Autoridade Tributária e à Segurança Social, a Naval 1.º de Maio deve cerca de dois milhões de euros. 
"A proposta do administrador judicial para que o clube apresente um PRE no prazo de 60 dias foi aprovado por larga maioria dos cerca de 20 credores presentes, havendo apenas três votos contra…
(Foto e título nossos. Ler noticia completa de SAPO DESPORTO » AQUI)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Indivíduo partiu vidro dos Bombeiros Voluntários só com a mão!

Ao início da noite de ontem um indivíduo partiu um dos vidros do quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. 
Segundo testemunho no Facebook da jornalista Maria João Carvalho (que pertenceu aos quadros da Euronews durante vários anos) e que se encontrava no challet em frente, o sujeito “estava-se de mal com a vida”, alguém dizendo mesmo que “tinha sido posto fora de casa pela familia da mulher”! 
Mas os ‘soldados da paz’, depois de o apanharem, ainda lhe desinfetaram a mão! É verdade que assumiu a culpa, mas depois de uma volta inteira ao quarteirão.

Poste elétrico sem tampa e com fios à mostra!

Mais um!
Aqui fica o alerta para mais uma situação que se pode revelar perigosa por estar num local e a uma altura que fica ao alcance da curiosidade das crianças! 
» » » » » » » » »

domingo, 13 de março de 2016

Um domingo ‘daqueles’ hoje na Figueira da Foz!

-Zona da Torre do Relógio- 
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1) Para além da Feira de Artesanato... 2) ...decorria uma prova de Atletismo. 
3) Ou seja, Figueira apinhada de carros. 
4) Uma bela tarde, ótimos atrativos!
5) Entretanto, dois cavalos montados por um homem e uma mulher passaram ‘impantes’ pelo passeio da avenida, deixando dois ‘implantes’ (para não lhes chamar ‘cagalhões’, desculpem!) à vista de todos, ou seja, homens, senhoras e crianças. Aos donos dos cães exige-se que tenham cuidado, que levem sacos de plástios para apanhar os seus ‘cocós’… então e aos donos(as) dos cavalos!? 
Já há uns dois meses aconteceu o mesmo, mas na altura eram dois cavalos a puxar um ‘charrete’, que deixaram umas ‘prendas’ iguais às da foto à porta de um restaurante do Bairro Novo. Começa a ser recorrente… e nojento! 
6) Por sua vez, uma situação esquisita: aos dias de semana os sanitários da Torre do Relógio estão abertos. Aos domingos e com este movimento, estão fechados! Esquisito, lá está!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------