sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ainda bem que se começou, não se sabe porque não se acabou!

“-Como se sabe, a Câmara Municipal da Figueira da Foz resolveu e muito bem – e que já não era sem tempo – modificar a entrada / saída da cidade junto ao Terminal Rodoviário, pois o esquema que ali imperava gerava constantes conflitos no trânsito automóvel. 
As obras começaram há sensivelmente um mês e pouco, e foi garantido publicamente pelo presidente da edilidade que as mesmas terminariam antes do final do ano. 
Só que, e contrariamente ao afirmado, as mesmas foram suspensas no início da semana passada, bem antes do Natal, e os trabalhos só serão retomados no início de 2017. 
Para além de não se saber ‘o porquê’, é de estranhar que se tenha deixado os figueirenses passar esta data festiva com ‘aquilo’ assim, mas sobretudo que a cidade receba também com ‘aquilo’ assim os foliões (espera-se que milhares) para a Passagem de Ano… que por este andar para o ano poderão até ir para outras paragens! Pois, e logo agora que, conforme “O Palhetas na Foz” noticiou há poucos dias, a Figueira da Foz foi pela primeira vez incluída no top-10 dos locais mais procurados pelos portugueses para a passagem de ano! 
Na praia faltou a madeira para os passadiços, aqui o que é que terá faltado!? 
Não falta é vergonha, bem vincada pelos protestos anónimos escritos em tabuletas colocadas nas obras!” 
(Compilação de notícia e fotos enviados, com o pedido de publicação, pelo nosso leitor M. Mendes)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Perseguição automóvel esta madrugada de Coimbra à Figueira da Foz envolveu a GNR e PSP

=Recuperação de viatura furtada e identificação de autores= 
Pelas 00h50 da madrugada de hoje na Avenida D. João II em Buarcos, foram intercetados e conduzidos à esquadra da Policia de Segurança Pública da Figueira da Foz, por elementos desta PSP, dois indivíduos de 17 anos, ambos com residência em Coimbra.
A interceção surge após denúncia de que um carro havia sido furtado na zona de Eiras - Coimbra no período compreendido entre as 18h00 e as 23h30 de ontem.
Posteriormente a PSP local foi informada de que a viatura furtada teria sido vista por elementos da GNR na zona de Ançã que iniciaram uma perseguição à mesma, sendo que já se encontravam na Figueira da Foz, com elementos da GNR ainda em perseguição.
Com conhecimento desta informação foram acionados os meios considerados necessários, tendo detetado a viatura em fuga enquanto a perseguição continuava. Apesar das diversas advertências o carro só veio a parar depois de embater num lancil, imobilizando-se.
Posto isto, os suspeitos (os quatro ocupantes da viatura) tentaram a fuga apeada, que culminou com a interceção de dois deles por parte de elementos desta PSP. O condutor (principal suspeito de ser o autor do furto de veiculo), e um outro elemento que apesar dos esforços não foi possível intercetar estão, no entanto, identificados. 
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Monsieur de la Palisse não diria melhor!

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Panóplia de estacionamentos junto ao Clube Náutico continua a gerar revolta!

“…não consigo calar a minha revolta cada vez que tento estacionar (no parque de estacionamento) perto do clube náutico e, além dos estacionamentos reservados a incapacitados (o que acho assaz importante) se encontra uma panóplia de diversos estacionamentos dedicados a autoridades do foro marítimo, acabando os turistas por abandonar o local sem conseguirem estacionar. 
Ora os espaços comerciais adstritos a esses estacionamentos pagam impostos, além do mau aspeto que proporciona a quem nos visita…” 
(Facebook de Luís M. Gaia Braz - Título e foto nossa de arquivo )

Saiba como está a saúde financeira do município da Figueira da Foz

Sabe quanto é que o município em que reside amealha com impostos como o IMI ou IMT? E quanto deve a fornecedores e aos bancos? 
Consulte o mapa publicado pelo Jornal de Negócios e fique a conhecer como é que a sua autarquia pontua num conjunto de indicadores-chave:

Quem conduzir pela via do meio pode ficar sem a carta de… 12 meses a um ano!

Quem conduzir 
pela via do meio 
pode ficar 
sem a carta 
de… 
12 meses
 a um ano!
Ver comentário 
de Fernando » » » » » AQUI!

domingo, 25 de dezembro de 2016

Mulher residente na Figueira da Foz dançou nua na via pública

Uma mulher de nacionalidade brasileira com pouco mais de 35 anos despiu-se e simulou um “show” de dança do varão agarrada a um sinal de trânsito depois de jantar num restaurante no centro da vila de Carregal do Sal. 
Os clientes de dois bares próximos começaram a aplaudir e com gritos de incentivo: “-despe, despe, despe!...” e acabaram por assistir a uma dança de nudez debaixo de um frio de rachar, a uma temperatura de 5º graus! 
A brasileira residente na Figueira da Foz só parou quando uma moradora, indignada, lhe despejou um balde de água por cima… 
(Ver notícia completa e dois vídeos da dança publicados no Jornal do Centro = AQUI)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Todos os dias e em qualquer lugar… é Natal!

O Palhetas na Foz deseja a todos os seus leitores, amigos e seguidores um Feliz e Santo Natal, e os votos de um Ano Novo 2017 com muita saúde… e vá, se a seguir vierem uns tostões do Euromilhões também não se deitam fora! Mas só a seguir à saúde!...

Auditoria da IGAS às farmácias hospitalares envolve o Hospital da Figueira da Foz

Em três centros hospitalares e dois hospitais portugueses a despesa atingiu os 36,2 milhões de euros em 2014, na sequência de dispensas gratuitas de medicamentos aos doentes em regime de ambulatório. 
Trata-se das unidades de saúde de Alto Ave, do Porto, Universitário de Coimbra e dos hospitais Distrital da Figueira da Foz e Espírito Santo de Évora… (Fonte: “Jornal Económico”, citando o “Correio da Manhã” desta quarta-feira, com base numa fiscalização da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). Ler notícia completa AQUI)

Saiba se o seu carro está nesta lista de consumo de combustível

As marcas com maior diferença entre consumos reais e declarados, uma publicação do Correio da Manhã. 
Ver fotogaleria das marcas e dos carros AQUI!

Assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz em 1967

Foi há dias apresentado o livro do historiador Luis Vaz intitulado "Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)". 
Em conclusões muito interessantes, o livro relata que “apesar da Praça Velha ser uma das mais movimentadas da cidade, passou despercebido às autoridades e população, segundo relatos dos comerciantes locais. 
Fala na Retrosaria Elegante e na Sapataria Ritinha e dos seus proprietários, e segue historiando muito da vivência da Praça. Leia um extrato do livro e que foca as situações acima descritas, uma publicação de Porto Canal. Foto nossa de arquivo.

Fraude Via Verde: pedidos dados pessoais e de cartões bancários

A Via Verde alertou para o envio de emails fraudulentos aos utilizadores das autoestradas, com aparência de terem sido enviados pela Autoridade Tributária (AT), a solicitar a regularização de dívidas de portagem. 
São mensagens fraudulentas totalmente estranhas à empresa. 
---------------------  (Foto nossa de arquivo. Ler noticia completa de Jornal de Negócios  AQUI )   ---------------------

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Dois detidos em 2 dias seguidos por tráfico de droga em Buarcos!

Depois da divulgação, pelo Comando da PSP de Coimbra, da detenção de um homem de 20 anos na passada 5ª feira dia 15 por tráfico de estupefacientes tal como aqui foi noticiado, no dia seguinte 6ª feira, pelas 16h40, foi igualmente detido um homem de 50 anos em Buarcos e residente na Figueira da Foz pelo mesmo crime. 
Esta última detenção surgiu na sequência de uma investigação policial durante a qual o detido foi visto em plena transação com outro indivíduo, tendo este último sido identificado. 
Abordado o suspeito foi-lhe feita uma revista de segurança, tendo-lhe sido encontrado vários pedaços uma substância suspeita de ser estupefaciente e que, após análise, foi possível confirmar que o produto encontrado se tratava de haxixe num total de 40 doses individuais.
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Naval está em incumprimento desde 2013 - Câmara condescende e argumenta que clube presta serviço público!

O presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, admitiu esta segunda-feira que a Naval 1.º de Maio está em incumprimento contratual na utilização dos campos de futebol sintéticos municipais, mas argumentou que o clube presta um serviço público (…/…) Já a questão da deterioração do estádio municipal José Bento Pessoa foi esta segunda-feira levantada pela oposição no executivo. A autarquia cedeu a utilização do estádio à SAD da Naval a troco do pagamento de 100 euros mensais, ficando o clube responsável pela manutenção do espaço, mas o acordo não foi cumprido e o relvado tem estado impraticável para a prática de futebol...  (Foto nossa de arquivo. Compilação de notícia de Record online de hoje que pode ler na íntegra AQUI)

domingo, 18 de dezembro de 2016

Figueira da Foz no topo do top!

Num estudo da Trivago sobre as tendências de viagem relativas à última festa do ano, Porto, Lisboa, Londres, Paris e Funchal são os cinco destinos preferidos pelos portugueses. 
Albufeira, Madrid, Figueira da Foz, Amesterdão e Covilhã/Serra da Estrela fecham o top dos locais mais procurados pelos portugueses para a passagem de ano. 
No top-10 dos locais mais procurados pelos portugueses há seis destinos nacionais e quatro estrangeiros – o que representa um ligeiro aumento da preferência por destinos nacionais face ao ano passado (de cinco destinos lusos para seis). A principal novidade é Figueira da Foz – que não fazia parte do topo das intenções de viagem dos portugueses no ano passado, mas que agora surge no top das preferências.

Chão sujo e deix’andar!

A foto ao lado é de 2010, mas ainda há uns dois anos íamos jurar que se viam uns funcionários camarários a varrer o chão, em especial os pequenos focos de lixo e de folhas caídas. 
Subitamente desapareceram! Não se vêem por aí… o que também pode ser por desencontro, eles por um lado e nós por outro!... mas o que é certo é que há zonas da cidade que não são visitadas (leia-se “limpas” ou “varridas”) há largas semanas (meses!?). 
Veja-se este exemplo de mau aspeto na esquina da rua Calouste Gulbenkian com a rua Fernandes Coelho! Folhas das árvores caídas, húmidas e algumas já podres, papeis espalhados e cheiro a urina! 
Ali mesmo a meio caminho do Museu, do CAE e da Igreja Matriz! Tristeza!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Classificação das escolas do 3º Ciclo e Secundário do Concelho da Figueira da Foz no Ranking 2016

1230 escolas do 3º Ciclo:   
0132: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz;
0138: Escola Básica Dr. João de Barros, Figueira da Foz;
0271: Escola Básica Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião; 
0286: Escola Básica Infante D. Pedro, Buarcos; 
0581: Escola Secundária Cristina Torres, Figueira da Foz; 
0617: Colégio de Quiaios; 
0627: Escola Básica Pintor Mário Augusto, Alhadas; 
1180: Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz. 
632 escolas do Ensino Secundário: 
090: Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz; 
342: Escola Secundária Cristina Torres, Figueira da Foz; 
546: Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz. 
CONSULTE AQUI O ‘RANKING DAS ESCOLAS PORTUGUESAS do 3.º Ciclo e do Secundário, elaborado de acordo com os critérios definidos pelo "Jornal de Notícias", e leia a análise e as reportagens na versão e-paper ou na sua edição impressa.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Acidente na Marinha das Ondas hoje de manhã fez seis feridos

Um acidente entre um camião de mercadorias e um pesado de passageiros fez esta manhã seis feridos ligeiros. 
O alerta foi dado às 09h18 quando um pesado colidiu com um autocarro de transporte coletivo na Estrada Nacional 109 junto à Marinha das Ondas, concelho da Figuera da Foz. Seis pessoas ficaram feridas, sendo uma delas uma jovem de 16 anos. As vítimas foram transportadas para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, à exceção do condutor do camião que recusou o transporte por "estar em condições". 
O presidente da Junta da Marinha das Ondas, Manuel Rodrigues Nada, lamenta a falta de uma rotunda na estrada Nacional 109, no cruzamento da Marinha das Ondas, recordando que já fez vários pedidos sobre este assunto mas todos sem resposta. 
O comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz explica que o desfecho deste acidente "podia ter sido pior", e que as condições atmosféricas não ajudam à segurança rodoviária. Esta colisão entre os dois pesados ocorreu numa zona povoada, com grande fluxo e com muitos cruzamentos. 
(Compilação de vários sítios da net. Reportagem de hoje na SIC Notícias VER AQUI)

Detido ontem em Buarcos por tráfico de droga

Foi ontem detido numa zona de Buarcos , por elementos da PSP da Figueira da Foz, um homem de 20 anos, com residência em Lavos, pelo crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surgiu na sequência de uma ação policial durante a qual o indivíduo se tornou suspeito. Por esse motivo foi-lhe feita uma revista de segurança tendo-lhe sido encontrado no interior de um bolso de um casaco um pedaço de uma substância suspeita de ser estupefaciente e que, após análise, foi possível confirmar que o produto encontrado se tratava de haxixe num total de 45 doses individuais.
(Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

Fim de semana sem chuva mas com mais frio

Para este fim de semana não se prevê chuva, mas o frio e o vento virão de mãos (frias!) dadas! É o vento que irá provocar esse desconforto térmico, em descidas entre 3 a 4 graus. 
Coimbra é um dos distritos que está hoje em “Aviso Laranja” até à 00h59, o segundo mais grave de uma escala de quatro. 
A agitação marítima esteve hoje forte, e assim continuará este sábado, principalmente na costa ocidental que inclui a Figueira da Foz. 
Prevêm-se ondas de 05/06 metros que podem chegar aos 09/11 metros nalguns locais. A barra da Figueira da Foz esteve fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A Naval, o Estádio Municipal, e o lamaçal!...

A página do Facebook da Naval 1º de Maio e com o sub-título ‘A realidade e o passado’, dá conta que “não será fácil devolver ao Estádio o esplendor de outrora, e que caberá aos responsáveis do clube e da edilidade para lhe devolver condições dignas, e com um piso sintético de manutenção mais em conta”. 
A nota acrescenta que não se consegue sustentar um equipamento desportivo dos anos 40 e da maneira como foi entregue ao clube, nem com a despesa mensal que foi durante muitos anos suportada pelo clube! (Fotos Ilidio Santos de 2008, e Pedro Sobral de 2016)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

´Mastodonte’ da Figueira com réplica em Buarcos

Depois do ´mastodonte’ nascido na Figueira da Foz junto à Torre do Relógio (1) eis a sua réplica a surgir em Buarcos junto ao Oásis! 
Alguém terá por aí uma prece ‘responso’ para que se possa fazer desaparecer estas aberrações!? E já agora também para uma tal designação desconhecida de ‘cais da sardinha’!? (2) E – muito importante – fazer com que o areal da Figueira fique limpo (3) e volte a ter a designação de ‘Praia da Claridade’!?... Abrenúncio!

Autoridade Marítima alerta para o agravamento do estado do mar nos próximos dias

A Autoridade Marítima Nacional alerta a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, com ondas que podem atingir os 7 metros de altura. 
Aconselha-se a adoção de todas as medidas de segurança e de atenta prevenção junto ao mar. 
Estas condições terão maior incidência na costa ocidental a partir do fim do dia de amanhã, 14 de dezembro, atingindo o seu pico máximo na sexta-feira, dia 16 de dezembro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Duas lojas fecharam!...

Duas lojas fecharam na rua Cândido dos Reis! Uma loja de chaves e uma sapataria! Mas no Bairro Novo abriram outras duas de há dois meses para cá! 
Pelas primeiras, é de lamentar. Pelas segundas, de saudar. 
Os filósofos exclamarão: “-É a lei da renovação!” ou outra qualquer tirada sonante. 
Entretanto, ali ao lado o edifício "O Trabalho / Açoreana / ou o Raiqueoparta" vai resistindo!...

domingo, 11 de dezembro de 2016

Buracos para todos os (des)gostos por aí!

‘Lixam-nos’ os pneus, por vezes entortam uma ‘jante’, ensaboam-nos o juizo e tiram-nos ‘do sério’! E ninguém sabe o que fazem por ali, qualquer deles há várias semanas! 
O primeiro está prantado na rua do Paço. Disseram-nos que está ali vai para um mês porque é para ir abatendo e depois sim, alcatroar! –Pois é, mas nós ainda nos lembramos dos tempos em que não se esperava por esse ir abatendo! Havia uns dedicados funcionários que batiam o solo com uns maços cilindricos e de um dia para o outro ficava pronto para alcatroar ou empedrar! 
O segundo, no cruzamento junto à piscina do Ginásio, está no indecente estado que a foto documenta… acham que vale a pena comentar!?

Vou-me passear!...

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Casa assaltada na Figueira da Foz

Na passada 4ª feira a Policia de Segurança Pública da Figueira da Foz recebeu uma queixa por assalto à sua residência, num periodo compreendido entre as 14h30 de 6ª feira dia 02 e as 16h10 de 4ª feira dia 07 de dezembro. 
Do seu interior furtaram duas televisões, um comando, uma consola, uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica, um gira-discos, dois DVDs, vários livros, um par de brincos, dois fios de ouro, duas medalhas - uma em ouro e outra em marfim - e várias garrafas de bebidas. 
A PSP encontra-se a efetuar diligências no sentido de apurar os autores do crime. (Compilação de Nota de Imprensa enviada pelo Comando Distrital de Coimbra da PSP / Ilustração nossa de arquivo)

As raparigas de Montemor-o-Velho que estavam desaparecidas foram hoje encontradas mortas

Lígia e Inês conheciam-se da escola não há muito tempo, mas já eram muito amigas, pernoitando de vez em quando em casa uma da outra. Tinham 13 e 14 anos e ambas residiam em Montemor-o-Velho de onde uma delas era natural, e a outra de Verride, povoação do mesmo concelho. 
Hoje pelas 15 horas foram encontradas mortas em Vila Nova de Anços, Soure. Terão sido projetadas à passagem de um comboio. As duas adolescentes foram encontradas numa vala paralela à Linha do Norte, no corredor ferroviário. 
As adolescentes foram encontradas com phones nos ouvidos, o que leva a supor que estariam a ouvir música no momento em que foram projetadas. O maquinista da composição não se terá apercebido de nada. Os corpos de Inês e Lígia foram levados para o Instituto de Medicina Legal após terem sido recolhidos pelos bombeiros, pelas 17h30. 
(Das várias noticias surgidas esta tarde noticiando o infausto acontecimento publicamos fotos e noticia do Correio da Manhã que pode ler na íntegra AQUI)

Eleição do Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz – Dia 11, domingo, no Jardim Natal

No próximo domingo dia 11 dezembro, a partir das 15h00, o Jardim de Natal é palco da 1.º eleição do Melhor Bolo Rei Tradicional da Figueira da Foz. 
O convite feito pela ACIFF às pastelarias e padarias do Concelho foi aceite pela Pastelaria Central, Mimosa Pastelaria, Padaria Amizade, Padaria e Pastelaria Santa Maria, Padaria e Pastelaria Dionisio, Pastelaria Café Nau, Pastelaria Pão Quente o Sabor da Malta e Pastelaria Tentação
Este produto típico da época, será degustado e avaliado por 20 provadores anónimos escolhidos entre o público presente no recinto que darão 50% da votação, sendo os restantes 50% resultantes da avaliação de um júri composto por representante da Camara Municipal: Guida Cândido presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Olga Cavaleiro da Escola Profissional Figueira da Foz; Carolina Antunes pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz; Vitória Abreu; e Isabel João Brites da Associação Figueira Com Sabor a Mar.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O desconchavo dos quiosques figueirenses!

Tiraram-nos de onde vive gente para locais onde somente passam algumas pessoas a correr, a fazer ‘jogging’ ou a andar de bicicleta! 
Não é por nada!... mas os figueirenses interrogam-se do porquê de se terem retirado alguns quiosques do meio da cidade onde aínda vendiam alguma coisa, para edificar outros nos ‘arrabaldes’ onde se torna difícil de imaginar que vão vender o que quer que seja! 
Aínda por cima os antigos ‘citadinos’ deixaram rasto: de dois deles está lá o sítio sem o inserir no ambiente à volta, como (1) ajardinar ou (2) empedrar; e o outro (3) está lá a estrutura… a desfazer-se!
Isto enquanto estão a construir-se outros - praticamente ‘fora’ da urbe citadina deixando os moradores desta com exíguas alternativas - e em locais que previsivelmente não irão ter o sucesso desejado!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------