quinta-feira, 16 de maio de 2024

Tenor Luis Pinto, fiscal do Município da Figueira da Foz, foi um dos dois detidos pela PJ, que ficaram com termo de identidade e residência, proibidos de se contactarem, e suspensos de funções!

O tenor Luís Pinto, na qualidade de fiscal dos serviços de fiscalização do Município da Figueira da Foz, é um dos dois detidos na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de corrupção e abuso de poder, segundo revela o Diário As Beiras desta quinta-feira. Luís Pinto é um dos cantores figueirenses mais requisitados, tanto no concelho como noutras regiões do país.

O tenor tem um concerto de tributo a Luciano Pavarotti agendado para o 14 de agosto no Coliseu Figueirense com os UHF a serem os cabeças de cartaz deste espetáculo.O segundo detido é Carlos Pinho, igualmente funcionário do município e com a mesma categoria profissional.

A PJ, segundo comunicado desta polícia de investigação criminal, realizou uma operação para cumprimento de oito mandados de busca domiciliárias e não domiciliárias e duas detenções, no âmbito de uma investigação de criminalidade económico-financeira.

Ainda segundo o comunicado, “de acordo com os elementos recolhidos, os detidos […] com responsabilidades diretas na fiscalização do cumprimento da legislação por parte dos munícipes, terão solicitado e aceite vantagens indevidas para omissão da prática de atos relacionados com as suas funções”.

A denúncia partiu do Município. O comunicado frisa ainda que o modo de atuação dos arguidos passava pela exigência de quantias monetárias na sequência de pressões no âmbito de procedimentos relacionados com projetos de obras. As buscas realizadas permitiram a recolha de prova pessoal e a apreensão de prova de natureza documental e digital.

A investigação da PJ foi desencadeada por uma denúncia apresentada pela Câmara da Figueira da Foz, em setembro de 2022...

…............................................

Já esta tarde ficou a saber-se que o Tribunal de Instrução de Coimbra decidiu libertar, com termo de identidade e residência (TIR), os dois fiscais. Ficaram também proibidos de contactar entre si e com testemunhas já identificadas no processo.

Foram também suspensos de funções.

(Extrato de publicações constantes das edições impressa e digital do Diário As Beiras de hoje e onde pode ler a notícia completa)

Aposta forte nas Festas da Cidade com The Gift, Pedro Mafama e Fernando Pereira >>> e a iluminação já está a ser montada!

O Município da Figueira da Foz, ao que o Diário As Beiras apurou, já fechou o programa das Festas da Cidade – S. João 2024, que se realizam em junho.

Ao longo daquele mês, são diversos os eventos que se realizam na cidade, mas as atenções, como manda a tradição, concentram-se nas celebrações do santo popular que dá nome às festas.

Este ano, os cabeças de cartaz da noite de S. João, no dia 23, são os The Gift, uma das mais carismáticas bandas portuguesas que tem como vocalista a inconfundível Sónia Tavares.

No dia 22, a noite ficará por conta do não menos conhecido e popular Pedro Mafama, um dos mais marcantes nomes da nova geração de artistas portugueses.

Já Fernando Pereira, cantor e imitador e que também dispensa apresentações, atuará durante a primeira quinzena de junho, num dos vários espetáculos que irão animar as Festas da Cidade da Figueira da Foz, todos na praça João Ataíde e com entrada livre.

Nas Festas da Cidade / S. João serão ainda atração para multidões o fogo de artifício e a Feira das Freguesias, na qual entram as 14 freguesias do concelho...

(Fonte: Diário As Beiras - Fotos nossas)

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Junto aos antigos “prédios do exército” prestes a ser reabilitados vão ser construídos mais dois!

Nos dois imóveis devolutos, apelidados pelos figueirenses como “os prédios do exército”, vão ser reabilitados 24 apartamentos (12 por bloco).

Já os novos fogos a construir, e segundo apurou o Diário As Beiras, terão por finalidade dar resposta à escassez de habitação para a classe média, mediante o regime de renda acessível. No Bloco 3 serão construídos 12 apartamentos, enquanto o Bloco 4 terá capacidade para 24 fogos.

No total, serão investidos 7,2 milhões de euros, sem IVA incluído. Os projetos para habitação pública (construção a custos controlados e reabilitação) para o concelho da Figueira da Foz submetidos pelo município e os seus parceiros ao PRR têm um orçamento global que ronda os 44 milhões de euros.

Todos eles terão de ser executados até ao final de 2026.

(Extrato de artigo compilado de Diário As Beiras e onde pode ler a notícia completa na sua edição impressa de hoje)

Isto da manutenção em prédios altos não é fácil!

Que o digam os quatro especialistas nestas “artes” que esta tarde, destemidamente nas alturas, operavam nas varandas do Hotel Eurostars Oasis Plaza!

terça-feira, 14 de maio de 2024

Judiciária deteve dois fiscais da Câmara Municipal da Figueira da Foz que 'exigiam quantias monetárias' em projetos de obras e 'registou e reconheceu a colaboração dos serviços do município'!

Publicamos na integra a seguinte informação desta tarde constante do site da Polícia Judiciária:

“PJ realiza buscas e detenções por corrupção e abuso de poder"

"A Polícia Judiciária (PJ) informou esta tarde que realizou uma operação policial para cumprimento de oito mandados de busca domiciliárias e não domiciliárias e duas detenções, no âmbito de uma investigação de criminalidade económico-financeira.

A investigação da Diretoria do Centro da PJ, em inquérito crime titulado pelo DIAP Regional de Coimbra, incide sobre a atuação concertada dos detidos, cujo objeto visa apurar a eventual prática de crimes de corrupção e abuso de poder.

De acordo com os elementos recolhidos, os detidos, fiscais dos serviços de fiscalização da Câmara Municipal da Figueira da Foz e com responsabilidades diretas na fiscalização do cumprimento da legislação por parte dos munícipes, terão solicitado e aceite vantagens indevidas para omissão da prática de atos relacionados com as suas funções.
O modo de atuação dos arguidos passava pela exigência de quantias monetárias na sequência de pressões no âmbito de procedimentos relacionados com projetos de obras.

As buscas agora realizadas permitiram a recolha de prova pessoal e a apreensão de prova de natureza documental e digital.

A investigação regista e reconhece a colaboração dos serviços do município em causa (a participação foi feita pelo próprio Município no segundo semestre do ano de 2022).

Os detidos serão presentes ao competente Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para realização do primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.”

(Fonte: Polícia Judiciária – Ilustração inicial nossa)

PJ deteve cidadão estrangeiro autor da burla do “Olá Mãe/Olá Pai” e constituiu arguidas a mulher e a filha!

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas!

A Policia Judiciária (PJ) deteve ontem, um cidadão estrangeiro, de 38 anos, pela prática do crime de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais, na sequência de uma denúncia recebida no passado mês de janeiro, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá Mãe/Olá Pai”.

O desenvolvimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ permitiu identificar coincidências e a pensar mais sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que espoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova.

Foram, ainda, constituídas arguidas e aplicado TIR a duas mulheres, esposa e filha do detido, indiciadas pela coautoria do mesmo crime.

No decorrer da operação, a PJ apreendeu 49 “modem´s”, que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, o que significava que operavam 1.568 cartões em simultâneo. Esta capacidade, num primeiro momento, permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, bem como a remessa/receção de mensagens na ordem dos milhares por dia, através da fraude “olá pai, olá mãe” e outros fenómenos de burlas em ambiente digital.Registou-se um padrão repetido com a utilização massiva de milhares de cartões, como se depreende da apreensão de 32 mil cartões já utilizados nas práticas criminosas. Foi, também, identificada a interação com terceiros, em rede, sendo recolhida prova de suspeitos residentes num país do Centro da Europa.

As diligências de investigação identificaram o local onde estava montada a estrutura informática e de comunicações, no domicílio do detido.

Com a presente investigação e operação policial interrompe-se a consumação, em território nacional e no estrangeiro, de milhares de burlas informáticas.

O detido, de 38 anos, será presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

(Fonte: Polícia Judiciária)

…..................................

Já hoje, e em conferência de imprensa relativa a esta operação, Avelino Lima, do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, colocou a ênfase na necessidade de dar atenção aos avisos das autoridades para este tipo de burlas: "Os nossos concidadãos continuam a achar que vão ganhar dinheiro por andar a responder a mensagens..." (RTP Notícias)

Afinal havia outras –Quercus enganou-se e afinal não são 6 mas sim 8 as praias com “Qualidade de Ouro 2024”!

Na passada sexta-feira dia 10 de maio publicámos neste site as 6 praias que a Quercus anunciou serem de Qualidade de Ouro 2024.

No entanto e sobre este assunto, o site do Município da Figueira da Foz publicou hoje a seguinte nota:

 “Na sequência da nota publicada pelo município da Figueira da Foz, respeitante às praias figueirenses distinguidas como Praias com Qualidade de Ouro, informamos que de acordo com comunicado recebido ontem na autarquia “Devido a uma anomalia informática na extração dos dados (...) a Quercus vem retificar os dados do comunicado de imprensa divulgado no passado dia 10 de maio relativo às Praias com Qualidade de Ouro em 2024.

No concelho da Figueira da Foz a referida anomalia levou a que inicialmente o número de praias figueirenses distinguidas anunciado fosse de seis quando, de facto, são oito, dado que às anteriormente anunciadas - Leirosa, Buarcos, Tamargueira, Cabo Mondego, Murtinheira e Cabedelo Sul, acrescem a Costa de Lavos e a Figueira da Foz.”

Ora é de louvar quando os erros são rapidamente assumidos e, sobretudo, retificados, como foi o caso.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Operação policial este domingo pela Figueira da Foz por tráfico de droga (com alvo na população estudantil) levou à apreensão de mais de mil doses, 7 detidos, notas falsas, armas e munições!

Na manhã de ontem, domingo 12 de maio, no âmbito de um processo de investigação de tráfico de estupefacientes conduzido pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, foi levada a cabo uma operação policial que incluiu buscas domiciliárias e não domiciliárias (mais de uma dezena de mandados de busca e apreensão) em diversas residências da Figueira da Foz e também do concelho de Coimbra.

Esta operação policial integrou várias valências do Comando Distrital da PSP de Coimbra, bem como do Comando de Polícia limítrofe de Aveiro, e teve ainda a participação de várias valências e meios da GNR.Em resultado da operação, que decorreu sem incidentes de ordem pública, foram detidos sete homens, com idades entre os 19 e os 41 anos.

Foram também realizadas várias apreensões, designadamente 1084 doses de haxixe, 366 doses de canábis em folha, 13 doses de ecstasy e ainda duas plantas de canábis em diversas fases de maturação.

Foi igualmente apreendida a quantia de 9.717,20 euros. Além disso, foram apreendidos 1.160 euros em notas falsas.

No decorrer da operação, foram também apreendidas várias armas: uma espingarda (caçadeira de canos laterais) de calibre 12, recuperada no âmbito de processo furto, uma pistola de 6,35 milímetros com cinco munições do mesmo calibre, uma reprodução de arma de fogo, reprodução de arma de fogo para práticas recreativas (airsoft), uma arma branca (faca de abertura automática) e várias munições de diferentes calibres.

15 telemóveis e diferentes utensílios associados ao tráfico, entre os quais quatro balanças de precisão e duas digitais e cinco moinhos de triturar canábis, foram também apreendidos.

Com a detenção dos sete indivíduos, que, na prática do crime de tráfico, tinham como público-alvo a população jovem estudantil, a PSP pretende transmitir um maior sentimento de segurança junto da comunidade escolar e locais de diversão noturna. Seis detidos vão ser presentes, amanhã, 14 de maio, junto do Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para aplicação de medidas de coação.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP)

Andava de madrugada de faca e soqueira no Bairro Novo!

Também no sábado de madrugada, por volta das 03h50, na rua Doutor Francisco António Diniz na Figueira da Foz, foi detido um homem, de 30 anos, por posse de arma proibida.

Alertada para a presença de um cidadão, na via pública, que exibia uma arma branca a um casal que ali se encontrava, a polícia dirigiu-se de imediato ao local, intercetando o suspeito, num cruzamento próximo.

Sujeito a revista sumária, tinha na sua posse uma soqueira em metal, com uma faca de abertura automática incorporada.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

PSP Figueira da Foz com empate em detidos este fim de semana: (2) por falta de carta de condução e (2) por alcoolemia!

Por condução sem habilitação legal para o efeito a PSP da Figueira da Foz deteve dois indivíduos na passada sexta-feira.

Pelas 15 horas, na zona da Morraceira, foi detido um homem de 32 anos; e pelas 15h15 na rotunda Engenheiro Coelho Jordão, detido um homem de 42 anos.

…...........................................

Por sua vez, e por taxa alta de alcoolemia, foi detido no sábado, a PSP deteve outros dois indivíduos, um no sábado e outro no domingo.

No sábado dia 11, às 02h30 da madrugada, na Estrada de Coimbra, foi detido um homem, de 42 anos, que, submetido a teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,67 gramas por litro g/l; E este domingo pelas 23h20, na rua de Mortágua, foi detida uma mulher, de 39 anos, que acusou uma TAS de 2,08 g/l.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Turmas do 7º ano da Escola João de Barros em 1º lugar e com o título de Campeões >> vão representar o Distrito no Campeonato Nacional na Taça Desporto Escolar UNICEF

A Escola Básica João de Barros, participou na VIII Taça Desporto Escolar UNICEF, fase final da CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar) de Coimbra, realizada na Lousã na passada 5ª feira, dia 9 de maio.

Projeto que tem como principal objetivo “promover a prática da atividade física e desportiva e valorizar o sentimento de pertença dos alunos ao grupo/turma” sob o lema “Ganha a Turma, Ganha a Escola”, dirigido apenas às turmas do 7.º ano. A Direção Geral da Educação associou-se à UNICEF na sua missão principal de proteger os direitos da criança, incluindo a importância da atividade física e do desporto, associada a várias parcerias tais como: Instituto Português do Desporto e Juventude, CNID - Associação de Jornalistas do Desporto e às Federações Portuguesas de Badminton, Futebol, Ginástica e Voleibol.
Participaram as seguintes turmas: 7ºA no Voleibol, 7ºB no Futsal, 7ºD no Badmínton e 7ºE na Ginástica, onde obtiveram, na contagem total dos pontos, um excelente 1º lugar, auferindo o título de Campeões Distritais.

Acompanharam esta comitiva os professores João Furet, João Saltão, José Canhola e Luís Antunes. Estas equipas representarão o Distrito de Coimbra no Campeonato Nacional, a realizar nos dia 14 e 15 de junho, em Ponte de Sor. Parabéns a todos!

(Fonte: AEZUFF / Escola Básica João de Barros)

domingo, 12 de maio de 2024

Carro despistou-se e capotou de manhã na ponte Edgar Cardoso - jovem condutor disse que “fechou os olhos só por 2 segundos...”

Várias fotos circularam este fim de tarde nas redes sociais, sobretudo no Facebook, mostrando o acidente de hoje bem cedo na ponte da Figueira da Foz.

Assim, pedimos ao nosso leitor Paulo, que publicou uma das fotos, que nos fornecesse uma breve explicaçao do que na sua ótica se terá, alegadamente, passado.

Respondeu-nos que não assistiu ao acidente mas chegou ao local logo depois, a tempo de ainda, conjuntamente com outros condutores, ter prestado ajuda aos dois jovens e únicos ocupantes da viatura, mas que já estavam a sair pelo próprio pé, ainda que parecendo um pouco “azamboados”, o que era lógico.

Acrescentou o Paulo que soube por outros testemunhos que o carro nem seguia a grande velocidade. Que o carro foi direto aos rails, desfez rodas, amortecedores, e capotou!

O condutor dizia que “só tinha fechado os olhos por 2 segundos!”.

No local do sinistro “viam-se muitos destroços pela estrada. Mas depois ligou e chamou pela polícia”.

Entretanto alguns condutores tiveram de arredar os blocos para poderem passar...

Estação Salva-vidas da Figueira da Foz resgatou esta tarde um praticante de kitesurf de 73 anos da praia do Orbitur

Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz resgataram na tarde deste domingo um praticante de kitesurf, de 73 anos, que se encontrava em dificuldades na água, na praia do Parque de Campismo Orbitur na Figueira da Foz.

Na sequência de um alerta recebido pelas 16h58 através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) a informar que um praticante de kitesurf se encontrava em dificuldades na água, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas da Figueira da Foz. Para o local deslocaram-se também elementos do INEM e dos Bombeiros Sapadores e Voluntários locais.

À chegada ao local constatou-se que o praticante de kitesurf se encontrava numa zona de corrente forte e tinha o equipamento danificado, não conseguindo voltar para terra, tendo os tripulantes da Estação Salva-vidas efetuado o resgate e transporte para a Marina da Figueira da Foz.

Após ter sido prestada assistência médica pelos elementos do INEM, a vítima abandonou o local pelos próprios meios.

O Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz tomou conta da ocorrência. 

(Fonte: Autoridade Marítima Nacional)

sábado, 11 de maio de 2024

Astrofotógrafos figueirenses captam “fascinante aurora boreal”!

Já em novembro passado aqui publicámos um artigo dando conta de uma aurora boreal captada no horizonte, e vista a partir da Figueira da Foz pela equipa de Marques Photography, constituída pelo casal Maria e Miguel, ele astrofotógrafo profissional, um especialista na arte de fotografar os astros, e ela a voz e a escrita do que os seus olhos alcançam.

Ora desta feita, em que a comunicação social alertou para a muito provável ocorrência de uma tempestade geomagnética atingir a Terra, e assim poder ocasionar, no hemisfério Norte, a observação de auroras boreais, o casal captou mais uma fascinante aurora boreal!

Em artigo publicado com a habitual oportunidade do Notícias de Coimbra, é explicado como, “à boleia” do Rally de Portugal em Arganil que fez pernoitar o casal em Celorico da Beira, o Miguel tivesse fotografado o fenómeno na barragem de Bouça Cova “absolutamente deslumbrante”!...

=Ler artigo completo de Notícias de Coimbra AQUI=

Esta noite foi de festa em modo "candlelight" nas comemorações ao ar livre do 130º aniversário do Museu!

Um concerto intimista com primorosas execuções do Conservatório de Música David de Sousa, seguido de visita às “catacumbas”, ou melhor, às reservas do Museu Municipal Santos Rocha!

> > > > > > > > > > > > > > > > > > >

A noite finalizou com todos a cantar os “Parabéns a Você” endereçados ao Museu Municipal Santos Rocha pelos seus 130º aniversário, e também pelo 144º aniversário do Maestro David de Sousa!

Ou seja, uma noite a ouvir boa música e com uma visita surpreendente!

> > > > > > > > > > > > > > > > > >

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Detido junto ao Museu Dr. Santos Rocha da Figueira da Foz por violência doméstica, furto e dano... e a conduzir sem carta!

Nesta quarta-feira, e em cumprimento de um mandado de detenção, efetivos da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da Divisão Policial da Figueira da Foz intercetaram um homem, na rua Calouste Gulbenkian, para fazer cumprir um mandado de detenção que pendia sobre o suspeito, a fim de ser presente a interrogatório judicial, pela prática dos crimes de violência doméstica agravada, furto e dano.

Na altura da interceção, às 18h45, detetaram que o homem conduzia sem habilitação legal. Foi nesta altura, e logo de seguida, que foi detido pelo delito acima relatado, sendo de salientar que o homem já tinha sido detido pela prática do mesmo crime no passado dia 2 de maio.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Na classificação da Quercus de praias com 'Qualidade de Ouro' 2024 o concelho da Figueira ganhou uma... mas perdeu quatro!

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com "Qualidade de Ouro" (menos 38 do que na época balnear de 2023) com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuído pela Quercus e distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Nesta classificação das Praias de Ouro verifica-se que em 2023 o concelho da Figueira da Foz tinha 9 classificadas, passando para seis neste ano. 

Uma descida de três praias. 

Segundo a Quercus, se é verdade que neste rol entrou uma, a praia do Cabedelo Sul (chegando a 10) por outro lado saíram quatro: Costa de Lavos, Cova Gala, Figueira da Foz e Quiaios, passando a um escasso total de seis!

Cantora figueirense Iolanda vai cantar e representar Portugal este sábado na Eurovisão!


A representante portuguesa Iolanda com a sua canção “Grito” vai amanhã lutar por um lugar no TOP 10 da competição. É expectável que a atuação da cantora, natural da Figueira da Foz, a 18ª das 26 no alinhamento de sábado, receba mais amor do júri profissional do que do público.

Portugal qualificou-se pela quarta vez consecutiva para a final do Festival. Iolanda segue as passadas de Mimicat em 2023, Maro em 2022 e The Black Mamba em 2021. Depois das duas semifinais os apostadores têm o croata Baby Lasagna como favorito à vitória. “Rim Tim Tagi Dim” já conta com mais de três milhões e meio de visualizações no YouTube.

Pode saber mais e ver e ouvir todas as canções pelo SAPO MAG que está em Malmö a acompanhar o Festival Eurovisão da Canção 2024 e os dados estão lançados...

Presidente da Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais

O presidente do grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, que estava acusado de ter planeado desmantelar o património da Avilafões, em Vouzela, para provocar a sua insolvência, foi hoje absolvido pelo Tribunal de Viseu.
Considerado um dos grandes empresários de Portugal, Avelino Gaspar foi julgado por um crime de branqueamento de capitais.

Segundo escreve hoje o Jornal de Notícias, o processo envolveu ainda Mário Pinto, um gerente que, além do crime de branqueamento de capitais, estava acusado de insolvência dolosa e de abuso de confiança qualificado, e que também foi absolvido.

(…/...)

No que respeita à maquinaria que, de acordo com a acusação, foi levada para uma unidade da Figueira da Foz, referiu que, mesmo se isso tivesse acontecido, não teria sido a causa da falta de capacidade produtiva da Avilafões...

(Extrato de publicação que pode ler completa no Jornal de Notícias)

quinta-feira, 9 de maio de 2024

O Health Club do Edifício Portugal, no Bairro Novo da Figueira da Foz, foi adquirido pela câmara e passa a piscina municipal coberta! E piscina-mar reabre este verão!

O Município da Figueira da Foz assinou esta tarde escritura da compra e venda do antigo “Health Club” do Edifício Portugal, no Bairro Novo.

O equipamento, situado na cave, tem uma piscina com dimensões suficientes para passar a desempenhar as funções da há muito ambicionada piscina municipal coberta. Segundo revela hoje o Diário As Beiras, deverá abrir ao público numa data próxima do início do ano letivo 2024/2025.

Por outro lado tem a vantagem de custar várias vezes menos do que construir uma nova – custou 460 mil euros, contra os seis milhões de euros previstos em estudos do executivo camarário para a construção do equipamento. E beneficia ainda da sua centralidade.

“Este equipamento é muito bom. Antes era privado, aberto ao público com acesso mais restringido, mas vai passar a ser municipal e aberto à comunidade”, frisou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes.

O autarca avançou que esta futura piscina municipal será sobretudo utilizada por crianças que frequentam as escolas da zona urbana e pela população sénior, embora esteja aberta a todos os figueirenses. Ou seja, para formação, exercício físico e lazer. “O edifício é muito central e permite às pessoas [da zona urbana] passarem a ter uma piscina coberta, além da do Ginásio Clube Figueirense, e já não terão de se deslocar às Alhadas ou ao Paião.

É um equipamento de excelente qualidade e muito bem conservado. Vamos fazer pequenas obras”, acrescentou Santana Lopes.

…...........................................

Entretanto, a histórica piscina-mar, descoberta e com água salgada, localizada na marginal oceânica da cidade, reabre este verão, após vários anos encerrada.

O complexo da piscina-mar, património municipal, poderá, contudo, vir a ser adquirida pelo Grupo Vila Galé.

(Notícia completa na edição impressa do Diário As Beiras de hoje - Fotos de Miguel Anadio)

Falsificou a assinatura do pai no dia da sua morte... para ficar com BMW! Está a ser julgado no Tribunal da Figueira da Foz

O Tribunal da Figueira da Foz está a julgar um homem de 47 anos que está a ser acusado de falsificar a assinatura do seu pai – que faleceu com 70 anos – no dia da sua morte para ficar com um BMW e não ter de o partilhar com o irmão e a mãe.

Segundo a acusação proferida pelo Ministério Público, a que o Diário de Coimbra teve acesso, o «arguido diligenciou pelo preenchimento do requerimento de registo automóvel onde indicou causa da transmissão da propriedade da viatura, um contrato de compra e venda celebrado no dia do óbito do pai e diligenciou pela colocação no local da assinatura do vendedor o nome do seu pai como sendo assinado por este e o seu nome no local do comprador». Quer a perícia entretanto efetuada a pedido do Ministério Público quer o estado de saúde do senhor – faleceu naquele dia vítima de doença prolongada – comprovam que não poderia ter sido ele a assinar o documento.

Ainda segundo a acusação, o arguido entregou o referido documento na Conservatória do Registo Automóvel da Figueira da Foz, dois meses depois, para proceder ao registo automóvel da viatura em seu nome, o que viria a acontecer. «Com o preenchimento do requerimento de registo automóvel, o arguido deu a aparência junto dos serviços da Conservatória que aquele documento correspondia à realidade. A Conservatória, por sua vez, permitiu a realização do registo, no que a mesma só consentiu porquanto a atuação do arguido lhe criou e firmou a convicção, que a assinatura e aquele documento correspondia à realidade», explica o magistrado do MP.
Passado meio ano, o arguido vendeu o mesmo BMW por cerca de 14 mil euros, valor que, deste modo, não integrou a herança do seu falecido pai.

O homem, residente em Moinhos da Gândara e sem antecedentes criminais, está acusado da prática de um crime de falsificação de documento na forma consumada e um crime de burla qualificada...

(Fonte: Diário de Coimbra de hoje, onde pode ler a notícia completa)

Rally de Portugal >> Thierry Neuville foi o mais rápido na super especial desta tarde na Figueira da Foz e é o primeiro líder!

O belga Thierry Neuville, em Hyundai i20, que de manhã já tinha feito parte do top-3 da marca coreana no shakedown em Paredes, levou 2m24,20s a percorrer os 2,94 quilómetros do traçado que, para este ano, foi redesenhado, num final de tarde marcado por bancadas repletas.

Sébastien Ogier, também em Hyundai i20, foi segundo, seguido de Ott Tanak igualmente em Hyundai i20.

Esta sexta-feira, o Rali de Portugal, quinta prova do calendário WRC, tem as classificativas do Centro, com duplas passagens por Mortágua, Lousã, Góis e Arganil.

(Fonte: O Jogo / Seleção de fotos variadas da Superespecial >Rally na Figueira da Foz 2024 VER AQUI)

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Amanhã os motores aceleram na Figueira – Primeiro os clássicos e depois as “máquinas” da superespecial... e tudo a dar na TV!

A superespecial da Figueira da Foz, a primeira prova oficial do Rali de Portugal de 2024, vai realizar-se amanhã, quinta-feira, com a partida no dia seguinte. O percurso urbano desta prova será superior a dois quilómetros, abrangendo a zona do Forte da Figueira da Foz e o Parque das Gaivotas.
A prova terá partida simbólica às 17 horas em Coimbra, sendo que depois os carros se vão dirigir à cidade da Figueira da Foz, para a sua partida oficial, pelas 19h05.

Antes do arranque da superespecial, estão organizados desfiles de carros clássicos pelas 16 horas e clássicos desportivos a partir das 16h30.

Com o fechar deste evento pouco antes do final do dia, os atletas vão descansar (e pernoitam na nossacidade) em preparação para o percurso definido entre centro e norte do país, com arranque na sexta-feira, dia 10 de maio, de manhã, seguindo viagem com ponto de partida na Praça da Europa.

A 57ª edição do Rali de Portugal vai decorrer de 9 a 12 de maio no centro e norte do país e conta para o Mundial de Ralis (WRC).

(Fonte: O Figueirense)

Outras informações:

A Sport TV vai transmitir em direto todas as 22 classificativas do Vodafone Rali de Portugal 2024, e a RTP assegura, entre outras transmissões, e já amanhã em direto a classificativa da superespecial na Figueira da Foz das 19h00 às 20h00;

O estacionamento do Mercado Municipal Engenheiro Silva estará encerrado ao público a partir das 12 horas, contudo o Mercado funcionará no horário normal;

Até o relógio da Torre foi preparado e acertado;

Em competição na 57ª edição do Rali de Portugal vão estar sete antigos vencedores, Elfyn Evans, Thierry Neuville, Kalle Rovanperä, Ott Tänak, Sébastien Ogier, Kris Meeke e o português Armindo Araújo, os dois últimos ao volante de carros da categoria Rally2.

(Fotos de Município da Figueira da Foz, Ana Mota e João Quaresma)

terça-feira, 7 de maio de 2024

Peregrinos para Fátima têm caminho alternativo à Ponte Edgar Cardoso que continua interdita a peões e velocípedes

O Município da Figueira da Foz publicou hoje uma informação aos peregrinos que, neste mês de maio, pretendem atravessar o Rio Mondego em direção a Fátima e às cerimónias religiosas do dia 13:

“Informação aos peregrinos sobre sobre o caminho alternativo à Ponte Edgar Cardoso. Se se encontra em peregrinação a Fátima e vai passar pela Figueira da Foz, saiba que a circulação de peões e velocípedes se encontra interdita na Ponte Edgar Cardoso.

Fique a par das alternativas que estão disponíveis, para que efetue a travessia em segurança.” 

É disponibilizado um vídeo explicativo, o mesmo do ano transato, o qual pode visualizar AQUI.

O Vilaverdense sagrou-se campeão distrital de Futsal e sobe às competições nacionais!

O GR Vilaverdense confirmou a superioridade que evidenciou na época e sagrou-se campeão da Divisão de Honra em seniores masculinos no passado sábado, ao bater na última jornada da fase de Apuramento de Campeão o Miranda do Corvo por 5-2.

A equipa da Figueira da Foz vai agora competir na 3ª Divisão.

Curiosamente, na próxima época, o Vilaverdense vai ser a única equipa representativa da AF Coimbra, já que o Chelo foi relegado aos distritais e o São João, vencedor da série B e prestes a disputar o título nacional, subiu à 2ª Divisão.

(Fontes consultadas: GR Vilaverdense, Freguesia de Vila Verde e Diário As Beiras)

segunda-feira, 6 de maio de 2024

3 detenções na cidade no fim de semana pelos motivos habituais!

No sábado a PSP detetou e intercetou um homem de 46 anos quando circulava, pelas 04h15, na avenida Foz do Mondego. Verificou-se posteriormente que conduzia com uma taxa de álcool no sangue de 2,31 gramas por litro, tendo sido detido pelos agentes.

No domingo os agentes policiais detiveram mais dois homens.

O primeiro foi um homem de 35 anos, detido pelas 03 horas da madrugada no Passeio Infante Dom Henrique por condução de automóvel sem habilitação legal.

Já da parte da tarde, pelas 17h40 na Rotunda dos Bombeiros, foi detido um homem de 50 anos também pelo mesmo motivo.

(Compilação de Nota de Imprensa do Comando Distrital da PSP / Ilustração nossa)

Abrigo da Montanha já entrou em obras!

No imóvel, com 460 m² e que futuramente irá acolher o Centro de Investigação das Alterações Climáticas, de Correntes Marítimas e Movimentos de Areias, já foram iniciados os trabalhos de demolições interiores.

Os trabalhos da empreitada visam acima de tudo a realização de obras de reabilitação, de acabamentos, envidraçados e das diversas instalações, compreendendo ainda ligeiras obras de alteração, na sua grande maioria, alterações de interior.

Serão também efetuadas algumas alterações de exterior em fachadas, nomeadamente a substituição de caixilhos dos vãos do alpendre e o encerramento da Galeria Exterior Coberta do Piso -1.

O projeto da obra em curso foi realizado pelo Atelier do Arquiteto Santa Rita, autor do projeto inicial. E o Auto de Consignação da empreitada da obra de "Intervenção no Abrigo da Montanha" foi adjudicada à empresa Nobresteel Lda, pelo valor de trezentos e quarenta e quatro mil, trezentos e quarenta e quatro euros e vinte cêntimos (344.344,20) acrescido de IVA e com prazo de execução de sete meses.

domingo, 5 de maio de 2024

História de 'A Filha' passada na Figueira da Foz terá sido uma das melhores produções da TVI a julgar pelos vários e positivos comentários escritos e falados!

Uma história inspirada em factos reais passada na Figueira da Foz que comoveu Portugal!
Dramática e pungente, sem cansar e antes deixar o telespectador agarrado ao ecrã, uma minissérie “muito comovente e que tantas vezes é a realidade dos nossos dias”. Foi inspirada no caso Esmeralda, “a história que comoveu Portugal” no início dos anos 2000. A jovem, que passou a ser tratada como Ana Filipa quando tinha três meses, foi entregue pela mãe biológica a um casal adotivo. Anos depois, o pai reclamou a paternidade e o processo arrastou-se durante anos na justiça.

Com os atores principais Dalila Carmo, Diogo Infante e José Condessa, e ainda Fernanda Serrano, Joana Seixas e Sara Barradas, a história decorreu toda esta semana no horário nobre da TVI, e terminou de uma forma algo inusitada e comovente que tocou bem fundo o coração de todos os que tiveram o privilégio de a acompanhar.

Rally de Portugal–Primeira prova decorre na Figueira da Foz na próxima quinta-feira dia 9 de maio! Tudo a postos!

A primeira prova oficial do Rali de Portugal de 2024 vai realizar-se na Figueira da Foz na próxima quinta-feira dia 9 de maio, com a realização da superespecial pelas 19h05, e da partida no dia seguinte.

Ao contrário do ano passado, as equipas pernoitam na cidade, o que terá um maior impacto na hotelaria e na restauração.
Esta superespecial do 57º Rally de Portugal, num percurso urbano de 2,94 quilómetros, abrange a zona do Forte da Figueira da Foz e o Parque das Gaivotas, e terá um novo traçado. Assim, volta a desenrolar-se na avenida de Espanha e no parque de estacionamento 'das Gaivotas' mas acrescida de três rotundas desenhadas no interior deste espaço. Duas das rotundas, serão percorridas pelos pilotos como se de um "oito" se tratasse. Por sua vez, o salto existente em 2023 no interior do parque de estacionamento - que limitava a prestação dos pilotos por anteceder uma curva à esquerda - será colocado, este ano, sensivelmente a meio de uma das retas da avenida de Espanha (perto do edifício dos pilotos da barra), sendo feito no sentido leste – oeste (ver mapa).

O bilhetes de acesso custam 30 euros e estão disponíveis nas lojas e no site do ACP, havendo pontos de informação e orientação para a compra dos bilhetes no Posto de Turismo, CAE e Paços do Concelho.No âmbito deste rally irão ocorrer alguns condicionamentos, com zonas alternativas de estacionamento nas avenidas 1º de Maio, Amália Rodrigues, Brasil, Dom João Alves, Doutor Francisco Sá Carneiro, Doutor Joaquim de Carvalho, Doutor Manuel Gaspar de Lemos, Doutor Mário Soares, Engenheiro Fernando Muñoz de Oliveira e Professor Doutor Bissaya Barreto.

Quiaios rima com papagaios!

Neste sábado o final de tarde na Praia de Quiaios foi mágico! O III Festival de Papagaios da Praia de Quiaios seguiu o êxito das duas primeiras edições.

Já na manhã de hoje, e devido ao agravamento do estado do tempo, as atividades foram canceladas. Mas durante a tarde continuou patente a exposição de papagaios gigantes estáticos e realizaram-se os espetáculos acrobáticos de voo sincronizados.

(Foto inicial de Luís Carlos e restantes de Freguesia de Quiaios)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------