segunda-feira, 22 de junho de 2026
Perdeu-se a Feira do São João da Figueira da Foz – A quem a encontrar pede-se que... enfim, que não faça nada, pois agora também não vale a pena! E murmure: “-Ó balha-me Deus!”
Feira do São João com os seus tradicionais carrosséis giratórios, carrinhos de choque, aviões voadores, jogos como o atirar de bolas de trapo a latas, entre outros, barraquinhas de artigos tradicionais, cheiro a farturas e churros acabadas de fritar, pipocas quentes, algodão doce...
Mais uma tradição que, incompreensivelmente, desapareceu das Festas da Cidade da Figueira da Foz.
Podem dizer que há um equipamento similar em Buarcos... e muito bem, mas em Buarcos celebra-se o São Pedro e não o São João! Este é celebrado e integrado nas – repetimos – Festas da Cidade da Figueira da Foz... que (e espera-se que só este ano) não vai ter a sua Feira Popular!
"Ai marchas, marchas..." a marcha vencedora do São João da Figueira da Foz vai receber 5 mil euros e as crianças de creche e jardim de infância de Buarcos desfilaram na avenida!
Na tarde da passada sexta-feira a Avenida Brasil encheu-se de cor, música e muita alegria com a realização das marchas populares da Casa de São Pedro, pertencente ao Instituto São Miguel.
O desfile contou com a participação muito especial de todas as crianças desde os mais pequeninos do berçário (creche) até aos finalistas do jardim de infância (com idades entre os 5 e os 6 anos).
A avenida esteve repleta de pessoas a apoiar e aplaudir calorosamente o entusiasmo dos marchantes. A iniciativa decorreu com enorme sucesso e em total segurança, tendo contado com a preciosa colaboração da polícia na gestão do trânsito.
…...........................
Por sua vez, o Município da Figueira da Foz decidiu atribuir, já a partir deste ano, cinco mil euros àquela que o júri considerar a melhor marcha de S. João.
“Este ano vamos atribuir à marcha que ficar em primeiro lugar um prémio monetário de cinco mil euros, para motivar as coletividades a participarem cada vez mais, nesta edição e nas próximas [edições do S. João]”, frisou a vereadora Cláudia Rocha em declarações ao Diário As Beiras de hoje, onde pode a notícia completa.
domingo, 21 de junho de 2026
Hoje começou o Verão e o bom tempo vem passar a noite e o dia de São João à Figueira com boas 'marteladas'!
O solstício de verão assinala o início oficial da estação mais quente do ano no Hemisfério Norte, e teve início este domingo de 21 de junho de 2026 às 08h25!
Para lá do meio da tarde uma praia espetacular, sem muito calor, sem vento, e uma água muito apetecível!
Quanto à noite e dia de São João, simples: Dia e noite similar ao deste domingo!
Portanto, divirta-se e dê umas boas 'marteladas'!
Parque infantil do jardim encerrado gera muita estranheza por duas razões principais e os pais deixam outras tantas sugestões:
Vamos por partes: O Município alegou que o encerramento se deveu “ao muito vento e à grua ali instalada recentemente”, mas isto à cerca de duas semanas. E claro que tudo o que envolve crianças e a sua segurança cala todos. Ou quase todos!Não contávamos voltar a focar este assunto, mas são às dezenas as vozes de estranheza e os pedidos de pessoas para publicar as suas opiniões. Ora fazemos aqui um “apanhado” do que nos chegou até para cercear comentários mais exacerbados, sobretudo focando duas razões específicas:
A primeira é que, desde que se montou a grua que coincidiu com três ou quatro dias de nortadas (curiosamente muito sentidas nos pontos mais altos da cidade mas não na zona do jardim) nunca mais, daí até hoje, houve registo de ventos fortes. Que, aliás, se podem saber os dias em que ocorrem nos sites da especialidades!
A segunda razão é que, se a grua é tão perigosa assim, porque é que o seu braço mais comprido está orientado precisamente por cima do parque desde que foi montada há já cerca de 15 dias, quando a obra (quando começar...) é do lado de lá!?
Já agora, a obra vai durar quantos meses? Ou anos?
Claro que os responsáveis pelo encerramento terão outras explicações que são desconhecidas do público e que justificarão melhor a desição. Mas dá pena ver miúdos debruçados na cerca a olhar lá para dentro como que a ver o “fruto proibido”! Isto agora em que está bom tempo e os pequenitos estão de férias!
Terminamos esta nota com a solicitação da nossa leitora J. Moreira que tem dois filhos pequenos:
“-Será que não dava para o parque estar aberto, pelo menos aos sábados e domingos e feriados, em que as obras estarão paradas - elas que ainda nem sequer começaram - e não houvesse previsão de ventos fortes!?”
Outra leitora sugere:
“...não há parque porque haverão obras. Então e neste verão todo os miúdos vão ficar sem alternativa? Bastava passar por lá e ver a adesão que tinha!
Não haverá a possibilidade de colocar uns jogos insufláveis ou algo do género que ocupe e anime as crianças num local do jardim mais afastado!?”
Ficam as sugestões.
Ainda não viu como ficou a nova cafetaria na Praça da Europa?
Ainda não viu como ficou a nova cafetaria na Praça da Europa!?
Está gira e, pelo que foi divulgado, não demorará muito até abrir ao público!
Esta é a primeira cafetaria das duas que estão previstas para a Praça da Europa / Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho.
Checa mata! Darja Vidmanova é campeã da 10ª e maior edição do Figueira da Foz Ladies Open!
A checa Darja Vidmanova (108.ª WTA) é a campeã da 10ª e maior edição do Figueira da Foz Ladies Open e selou a entrada no top 100 do ranking com a conquista do maior título da carreira.O novo WTA 125 contou com bancadas cheias para o último duelo, como é apanágio do torneio, e os parciais da final foram fechados por 6-2 e 6-3 em favor da tenista de 23 anos contra a turca Ayla Aksu (277ª) que procurava igualmente o maior troféu do currículo e juntar um êxito individual na Figueira da Foz ao título de pares erguido neste local em 2017, na primeira das 10 edições.
(…/...)
O Figueira da Foz Ladies Open que terminou hoje foi o quinto WTA 125 da época nacional, uma categoria de torneios ainda com paragens esta temporada nas Caldas da Rainha, no Porto e em Lisboa...
=Fotos de Ilídio Figueiredo e Raquete / Extrato de notícia que pode ler completa em Raquete=
sábado, 20 de junho de 2026
Jovem Mariana atropelada em passadeira na Figueira da Foz! Condutor que terá passado o sinal vermelho está em fuga com a PSP e familiares e amigos a tentar identificá-lo - Alguém viu o carro de cor escura ou saberá alguma coisa? Videorreportagem
Foi quando regressava a casa, por volta das 22h30 desta quarta-feira, que Mariana Amaro, de 23 anos, foi atropelada numa passadeira junto aos semáforos da rua Sotto Mayor, na Figueira da Foz.
Após ser colhida pela viatura, que alegadamente não respeitou o sinal vermelho e seguia a alta velocidade, a jovem foi projetada vários metros e ficado imobilizada num arbusto, tendo sofrido ferimentos na zona do crânio e da bacia. Testemunhas no local acionaram de imediato os meios de socorro e a jovem foi transportada em estado grave para o hospital da Figueira da Foz onde permanece internada.
Família e amigos procuram o autor do atropelamento e fuga que seguia num carro de cor escura.
A Polícia de Segurança Pública está a investigar o caso e procura o autor do crime. E a família e amigos lançaram mesmo um apelo solicitando a denúncia ou informações sobre o condutor.
=Reportagem com vídeo de NOW Canal=
Ambulância Bombardeada na Ucrânia que percorre a Europa esteve hoje na Figueira da Foz! Com vídeo
A exposição itinerante "A Ambulância Bombardeada" é uma iniciativa de sensibilização social promovida pela associação ORANTA (Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal) e pela UPE (União de Povos de Leste) que expõe em locais públicos um veículo real de emergência médica completamente destruído e cravejado de balas e marcas de estilhaços num ataque perpetrado pelas forças russas.Esteve hoje exposta na Praça Europa - Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, na Figueira da Foz, desde as 10h00 até às 22 horas.
A Ambulância Bombardeada – Projeto da Ucrânia para a aquisição, tem percorrido a Europa como símbolo da agressão russa ao país, e com a finalidade de sugestionar para os apoios necessários para a aquisição de 21 novas ambulâncias.
Segundo nos contou Roman Grymalyuk, porta voz dos 5 membros que fazem parte da comitiva ucraniana, já foram conseguidas três ambulâncias!
A ambulância encontra-se no exato estado em que ficou depois de um ataque russo.
Na foto inicial os membros da comitiva: Anton, Volodymir, Tetyana, Roman e Roman Grymalyuk.
=VÍDEO VER AQUI=
sexta-feira, 19 de junho de 2026
Polícia judiciária deteve padrasto na Figueira da Foz por abuso sexual de enteada de 11 anos – Foi a menina que revelou situação na escola!
A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo DIAP de Coimbra, deteve esta quinta-feira na Figueira da Foz um homem suspeito da prática de crime de abuso sexual de crianças, sobre uma menina com 11 anos, sua enteada.
Os atos ocorreram em contexto intrafamiliar, tendo a notícia do crime chegado a esta Polícia, no decurso da passada sexta-feira, 12 de junho, depois de a menor ter revelado a situação na sua escola.
As diligências de investigação, de imediato realizadas, permitiram recolher elementos de prova que determinaram a detenção do padrasto, com 38 anos e de nacionalidade estrangeira.
Foi hoje presente à autoridade judiciária competente tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações às autoridades policiais três vezes por semana, proibição de ausentar-se do país, proibição de contactar com a vítima e com quaisquer outras crianças e proibição de aproximar-se da escola que a menor frequenta.
(Fonte: Site da Polícia Judiciária)
Edifício “ferro de engomar” à entrada da cidade junto ao “bico da estação” começou a ser demolido! Veja o 'antes' e o 'agora'!
Teve ontem início a demolição do “ferro de engomar”, edifício situado na entrada principal da Figueira da Foz, entre as ruas da República e Manuel Fernandes Tomás.Ao que o Diário As Beiras apurou, a segunda parte da demolição será realizada após a aprovação do processo de remoção da zona com telhado com amianto, operação que carece de autorização da Autoridade para as Condições do Trabalho e terá de ser executada por empresas certificadas.
O imóvel foi adquirido pelo Município da Figueira da Foz a um particular e a demolição insere-se na requalificação daquela entrada da cidade, que o executivo camarário liderado por Santana Lopes pretende realizar ao longos dos próximos anos, e neste sentido a câmara municipal já está a intervir, também, junto à rotunda de acesso à A14, na zona da rua Arnaldo Sobral...
=Extrato de notícia que pode ler completa nas edições impressa e digital do Diário as Beiras desta sexta-feira / Fotos nossas=
Bandeira Azul hasteada esta manhã junto à Torre do Relógio e entregues as distinções de Praias Acessíveis > e as Bandeiras de Ouro da Quercus
Decorreu, esta manhã, junto à Torre do Relógio,a cerimónia do hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível, uma iniciativa que contou com a presença de representantes do Município da Figueira da Foz, da Agência Portuguesa do Ambiente, autarcas locais e forças de segurança.Foram também entregues as Bandeiras Qualidade de Ouro, atribuídas pela Quercus, distinguindo a excelência da qualidade da água balnear na época de 2025.
Estas distinções refletem o compromisso contínuo com a qualidade ambiental, a segurança, a acessibilidade e a excelência das nossas praias.
Praias distinguidas:
Praias com Bandeira Azul: Quiaios, Murtinheira, Cabo Mondego, Tamargueira, Buarcos, Figueira da Foz – Relógio, Cabedelo, Cova Gala, Costa de Lavos e Leirosa;
Praias Acessíveis: Praia de Quiaios, Praia da Tamargueira, Praia de Buarcos, Praia da Torre do Relógio, Praia do Cabedelo, Praia da Leirosa;
Praias com Qualidade de Ouro: Quiaios, Murtinheira, Cabo Mondego Buarcos, Figueira da Foz (Alto do Viso, Molhe Norte e Relógio), Cabedelo Sul (Cabedelo) e Leirosa.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
É assim que vai ficar o edifício “eternamente” conhecido como o prédio da Singer!
O prédio situado na esquina entre a Praça Nova e a Rua da República, ainda hoje conhecido como o “prédio da Singer”, encontra-se em obras.
E pelo Facebook circula esta foto de como vai ficar!
Parece adequado e sem perder a traça!
A PSP deteve hoje dois homens em Montemor-o-Velho e Ansião procurados pelas autoridades brasileiras por burla e por fraude comercial!
A PSP deteve hoje dois homens procurados pelas autoridades brasileiras, acusados por burla e fraude comercial, causando prejuízos que excedem os 168 mil euros, crimes praticados em 2024, divulgou aquela polícia.
Segundo o Diário de Coimbra, citando a Polícia de Segurança Pública (PSP), os dois homens, de 32 e 46 anos e alvo de mandados de captura internacional, foram detidos hoje entre as 12h00 e as 14h20, um em Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra) e o outro em Ansião (distrito de Leiria).
A PSP refere, em comunicado, que a pena de prisão máxima aplicável aos crimes de que os suspeitos são acusados corresponde a cinco anos, tendo ambos ficado detidos nas salas de retenção provisória do Comando Distrital de Coimbra da PSP, para posterior apresentação no Tribunal da Relação de Coimbra e tramitação do processo de extradição.
A PSP sublinha que, “através de todo o seu dispositivo, mantém uma cooperação estreita com as autoridades internacionais no combate à criminalidade transnacional, reforçando o seu papel na deteção e interceção de indivíduos procurados pela justiça”.
(Fonte: Diário de Coimbra)
quarta-feira, 17 de junho de 2026
As lajes do piso da rua Santos Rocha colocadas há pouco tempo agora até “tocam castanholas” quando os carros passam!
O piso da rua dr. Santos Rocha faz “tlac-claque” à passagem dos carros, especialmente quando os rodados pisam as lajes centrais da rua!
Colocadas há poucos meses, grande parte das lajes que compõem a faixa central estão agora solta e várias partidas, fazendo um incomodativo “chocalhar de pedra solta” à passagem de viaturas parecido com as típicas castanholas espanholas!
É caso para dizermos: “-Isto é que está aqui uma coisa esperta!”
terça-feira, 16 de junho de 2026
Ainda há burros na Figueira da Foz!...
Quem o diz e confirma com esta foto é Sérgio Gradil com esta foto tirada no cruzamento da Chã!
E num comentário pode-se ler:
“Uma coisa é certa, esse faz melhor as rotundas que muita gente!”
E depois o burro é ele, né!?
Muito se fala de banhistas à frente de outros mas com a extensão que tem não há problemas no areal da Figueira da Foz!
A dimensão do areal estará a evitar atritos na utilização da área situada a jusante das concessões por banhistas!
Na zona de banhos do maior areal urbano da Europa (já) não há conflitos entre banhistas e concessionários por causa da utilização, pelos primeiros, do espaço da praia situado a jusante da área concessionada.
“-Não vale a pena!” sustentou uma concessionária...
=Continuar a ler a notícia no Diário As Beiras online, que pode ler completa na sua edição impressa=
segunda-feira, 15 de junho de 2026
E foi um fim de semana daqueles >>> Quim Barreiros no Páteo de Santo António / Feira das Freguesias com Zé Amaro / A corrida mais bonita de Portugal + Reportagem fotográfica e vídeos!
Quim Barreiros no Páteo de Santo António
O cantor Quim Barreiros atua consecutivamente na noite de Santo António, na Figueira da Foz, desde o ano 2001, portanto há 25 anos, no Páteo de Santo António (Largo Silva Soares).
Desta feita, e segundo nota enviada pela Misericórdia - Obra da Figueira que tradicionalmente organiza o evento festivo, o cantor Quim Barreiros voltou a rubricar um espetáculo memorável no arraial popular no renovado Páteo de St.º António, na Figueira da Foz, perante uma multidão que vibrou com a sua chegada. Estes festejos em Honra de Santo António fazem parte da cidade, já são um momento de cidadania, que junta gente jovem e mais adulta, pais e filhos e que marcam sempre este arraial.
Como diz o Padre Carlos Noronha, capelão da instituição, citando excertos do livro da autoria de António Santos Silva, “Santo António é Padroeiro do Concelho da Figueira da Foz desde 1776” e, segundo explica, “não se conhece documento que revogue esta deliberação. Portanto, Santo António continua a ser o padroeiro / protetor deste concelho, enquanto S. Julião é o orago da freguesia de S. Julião”.
O arraial iniciou-se a partir da 20h00 mas uma hora antes a fila das pessoas para a sardinhada e outros petiscos já era enorme, e continuou pela noite dentro, não dando descanso às dezenas de colaboradores da Instituição que tudo fizeram para que o arraial fosse um êxito.
Assim, a animação musical (para dançar) começou com o duo musical 'Musica Key Love' e, cerca das 22h45, subiu ao palco Quim Barreiros. Era o momento mais aguardado da noite e o artista e a sua banda não defraudou as expectativas. (VÍDEO AQUI)
As festividades concluíram-se no sábado Dia de Santo António (13 de junho) com a missa comemorativa alusiva ao Padroeiro da Misericórdia – Obra da Figueira, que manteve igualmente a distribuição gratuita e simbólica de pães e cravos, um momento que evoca a generosidade de Santo António e que é repetido diariamente por esta Instituição figueirense de solidariedade social para com os mais desprotegidos.
…..........................................
Seis mil pessoas na "Corrida Mais Bonita de Portugal"
Integrada no programa das Festas da Cidade, a terceira edição de “A Corrida Mais Bonita de Portugal” realizou-se este domingo na Figueira da Foz, reunindo cerca de seis mil participantes de 40 nacionalidades. Segundo 'O Figueirense', a prova de 10 quilómetros ligou a Praia de Quiaios à Torre do Relógio, num percurso junto ao Atlântico que voltou a esgotar inscrições e a afirmar-se como um dos maiores eventos de atletismo de estrada da região Centro. (VÍDEO AQUI)
O ponto de partida foi na Praia de Quiaios, assinalado pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes. Apesar do sol se ter escondido por trás de nevoeiro ao longo da prova, o caminho levou os participantes até ao fim, junto à Torre do Relógio, num percurso de dez quilómetros repleto de paisagens únicas e naturais. A Corrida contou também com animação, dança e música que animou e motivou os atletas na sua jornada.
…..........................................
Feira das Freguesias recebeu este domingo o "Cowboy Português" Zé Amaro
O cantor subiu ao palco na noite de ontem, integrando o cartaz das Festas da Cidade e São João.
O concerto ocorreu na Praça João Ataíde / do Forte (junto ao recinto das Festas) tendo o cantor cantado os maiores êxitos da sua carreira, como "Cowboy Apaixonado" e "Vai com Deus".
O espetáculo do cantor Zé Amaro na Figueira da Foz foi um verdadeiro sucesso de bilheteira e público, registando grande afluência do Público: A Praça encheu-se por completo! (VÍDEO AQUI)
O concerto gratuito atraiu milhares de residentes e turistas integrados no primeiro fim de semana da Feira das Freguesias. O público acompanhou em coro os temas de estilo country e popular do artista, gerando uma moldura humana muito entusiasta.
(REPORTAGEM FOTOGRÁFICA E VÍDEO VER AQUI)
Fuga de gás em Tavarede esta manhã!
Na manhã desta segunda-feira ocorreu uma fuga de gás na Rua do Pomar, em Tavarede.
O alerta foi dado pelas 9h44 levando vários meios ao local.
A fuga ocorreu através de uma conduta na via pública, tendo sido controlada pouco depois.
Ao início da manhã e ao início da tarde de hoje ocorreram dois acidentes no mesmo troço da A14 no nó de ligação com a A17 e no sentido Coimbra – Figueira da Foz!
Às 08h05 ocorreu uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo de mercadorias ocorreu esta manhã, na A14, no troço que liga Coimbra à Figueira da Foz, precisamente junto à ligação com a autoestrada A17. Do acidente resultaram três feridos todos com gravidade considerada ligeira.
A ocorrência levou à rápida intervenção das equipas de socorro: foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz, além de meios do Hospital Distrital da Figueira da Foz. As vítimas foram assistidas no local e posteriormente transportadas para a unidade hospitalar para observação médica, não havendo registo de perigo de vida.
As autoridades de trânsito estiveram também no terreno para proceder à regulação da circulação e garantir a segurança durante as operações de remoção dos veículos e limpeza da faixa de rodagem. O incidente causou alguns constrangimentos e lentidão no trânsito na zona, tendo sido recomendada a máxima precaução a quem circulava naquele sentido.
As causas da colisão estão a ser investigadas pelas autoridades competentes para apurar o que esteve na origem do acidente.
(Fonte: Diário De Coimbra)
…....................................................
O segundo acidente registado hoje, dia 15 de junho, ocorreu precisamente às 13h40 e consistiu numa nova colisão entre dois veículos ligeiros na autoestrada A14, no concelho da Figueira da Foz, na proximidade imediata do nó de ligação com a A17, igualmente no sentido Coimbra - Figueira da Foz e no mesmo troço onde, ao início da manhã, já se tinha verificado um primeiro acidente.
Segundo o Motoristas no Asfalto, este embate provocou a dispersão de vários detritos pela faixa de rodagem o que obrigou à intervenção das equipas de limpeza e assistência da concessionária e das autoridades policiais para a sinalização e remoção segura dos materiais.
O trânsito acabou por sofrer fortes condicionamentos e lentidão ao longo de várias centenas de metros durante o período de limpeza da via.
(Ilustração nossa gerada por IA)
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Translate this newspaper for other languages
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
=================================================================




























