terça-feira, 10 de abril de 2012

O pavilhão substibruto (1)

Durante o passado fim-de-semana recebemos três “Cartas ao Diretor” versando a feia, escura e 'abrutalhada' estrutura mandada construir por este elenco camarário para albergar os comerciantes do mercado aquando das obras deste, previstas para começar em maio. Aqui deixamos os testemunhos:

1ª carta (recebida via email):
"Será que vamos ser invadidos?
Não julguem que é brincadeira, é capaz de ser verdade.
Segundo se consta, mas sujeito a confirmação, existe a possibilidade de sermos invadidos não sabemos bem por quem, mas uma certeza temos, “ a rapaziada” vem pelo mar.
Vai ser bonito vai! Nós aqui no “bem bom”, e dum momento para o outro temos à entrada da barra a 8º Esquadra Naval do Benim, ou da Eritreia ou mesmo das Ilhas do Coco, para nos invadir.
Mas sosseguem, figueirenses, que a nossa Câmara Municipal já tomou as devidas precauções e, num gesto de prontidão e eficiência militar, de imediato, mandou instalar no Parque das Gaivotas (património local) uma espécie de bunker, não para servir provisoriamente de mercado municipal, mas sim de “centro de operações” na tentativa de travar a dita invasão dos “infiéis”!
Não olhando a despesas pois a situação é grave e a requerer medidas imediatas, a nossa autarquia foi ao mercado do armamento bélico e adquiriu o que de mais moderno se fabrica: “mísseis terra-mar, rockets de longo alcance, bazucas teleguiadas”, etc, etc.
A batalha está ganha!
Como será possível que em pleno século XXI, repleto de toda a informação, o departamento técnico da Câmara Municipal descure certos pormenores que a qualquer um salta à vista!?
Por favor meus senhores:
Implantar um edifício (que certamente irá ter a sua utilidade) com aquela volumetria, ainda por cima com aquela cor de caserna militar, tendo como envolvente a Praia da Claridade e o Forte de Santa Catarina, é mesmo de mau gosto, sem qualquer sentido estético, e prejudicando uma vez mais o nosso turismo local.
Colheu-se informações junto da empresa construtora, e o que garantiram é que o pavilhão com o acabamento exterior em cor clara, não teria acréscimo de custos e, pelo menos, diluía-se na paisagem.
E o que dizer da escuridão interior em dias de céu aberto? Mais despesa, mais consumo de energia.
Qual será então a solução? Fácil.
Após a invasão, oferecermos o edifício às Ilhas do Coco!"
Miguel Amaral
………………...................................................................……..
2ª carta (recebida via email):
"Entendo que as obras de requalificação do mercado eng. Silva deveriam ser feitas sem sair do local. E creio que isso seria possível.
A solução das estruturas provisórias (!?) no parque das gaivotas, com aquele mamarracho de negro a agredir o horizonte visual oceânico e a conspurcar uma zona de turismo (mesmo que provisoriamente) que merecia melhor destino, só prova mais uma vez a falta de sensibilidade de quem está à frente dos destinos da urbe figueirense.
Atrás de um mamarracho, outro mamarracho vem. Tenha-se em atenção o que aconteceu ao local do jardim onde se encontrava o coreto da cidade!"
Zé Foz
……………….........................................................…
3ª carta (recebida via email):
Sr. diretor:
"Já foi dito e com toda a razão que o mamarracho “substibruto” do mercado erigido no estacionamento das gaivotas tira a visibilidade à foz do Mondego.
Mas também numa zona de cor e luz, onde o Verão é sinónimo de alegria e boa disposição, vão ali colocar um mostrengo preto… isto sabendo-se que as cores claras irradiam o calor e que as cores escuras o absorvem, porque colocaram ali materiais escuros!? Para aquecer o pavilhão ‘até-mais-não’!? Para as peixeiras venderem o peixe já cozinhado!?
A culpa é de quem!? Deles!!? Não… é de quem votou neles!"
António Osoa

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma vergonha este "pretilhão", na verdade!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------