sábado, 31 de agosto de 2013

Não avance com muita confiança…

…no passeio ao início da avenida de Buarcos. 
Há meses que a coluna toponímica se encontra derrubada e o chão coberto de pedras!

Bivalves - Apanha proibida na Figueira da Foz

A apanha de bivalves está proibida temporariamente em praticamente todo o litoral de Portugal continental devido à presença de toxinas, de acordo com informação disponibilizada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 
De acordo com o IPMA, a proibição deve-se "à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares". 
Assim, está interdita temporariamente a apanha e captura, com vista à comercialização e consumo, de todas as espécies de bivalves na Ria de Aveiro, na zona entre a Nazaré e a Figueira da Foz e entre Vila Real de Santo António e Tavira. (Lusa)

Naval eliminada da Taça de Portugal em Futebol… sem jogar!

O clube da Figueira da Foz continua impedido de inscrever jogadores, devido a dívidas antigas por saldar, impossibilitando a participação no encontro da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, no terreno do Marinhas. 
Face à dívidas acumuladas ao longo dos anos, os dirigentes da Naval 1º Maio entraram com um pedido de revitalização junto do Tribunal da Figueira da Foz. A juíza responsável pelo processo não emitiu o despacho sobre o Plano Especial de Revitalização (PER) a tempo dos figueirenses poderem inscrever os atletas na Federação e o clube está assim excluído da prova. Os figueirenses ainda tentaram chegar a um acordo para que o jogo fosse adiado, mas o Marinhas recusou a proposta. 
A impossibilidade de comparência já foi comunicada à Federação Portuguesa de Futebol, que abrirá um inquérito, devendo punir o Naval com derrota por 3-0, conforme os regulamentos. 
(futebol365.pt)

Defloresta.cão

Pois é,
com 
todos
estes
incêndios
os cãezinhos
passam
a viver 
num
'mundo-cão'! 
-------------------
 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ladrões roubaram floreiras e imagens no Cemitério Oriental...

O “cemitério da Carneira”, como é conhecido na cidade, foi assaltado no inicio deste mês, tendo sido roubadas muitas floreiras e algumas imagens de diversas campas.
Os meliantes terão saltado o muro, e a PSP da Figueira da Foz, que foi alertada por um dos funcionários do cemitério, considerou de elevado valor o ‘pecúlio’ do roubo.

…e anteontem assaltaram a ETAR da Figueira da Foz!

A Estação de Tratamento de Águas Residuais da Figueira da Foz foi assaltada anteontem. 
Os ladrões levaram várias torneiras de metal, depois de arrombarem as portas de alumínio para entrar. (C.M.)

Ah, bom!...



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Parque Florestal Rotário Manuel Alberto Rei inaugurado em março, ao abandono em agosto!

Em março deste ano foi inaugurado o Parque Florestal Rotário Manuel Alberto Rei na Quinta da Borleteira (Ver aqui o comunicado do Departamento de Imagem e Comunicação Institucional do Grupo Portucel Soporcel / Notícia de “A Voz da Figueira” / Noticia de “As Beiras”). Vejam o estado atual, o abandono, o desprezo e o esquecimento, apenas ao fim de meia dúzia de meses. Reparem bem nos candeeiros (que nunca foram ligados) bem camuflados no interior do canavial que, entretanto, foi crescendo alegremente. Para quê tanta pompa e circunstância em soleníssimas inaugurações? De quem é a responsabilidade da implantação e manutenção deste parque que poderia ser único no mundo? 
…………………….. 
(O “Parque Florestal Rotário Urbano”, agora denominado Parque Manuel Alberto Rei, o primeiro conhecido a nível mundial, pretende ser um espaço privilegiado de lazer na cidade sendo a sua implantação concretizada em estreita parceria, colaboração e supervisão do Município… (Do comunicado do Departamento de Imagem e Comunicação Institucional do Grupo Portucel Soporcel, cuja ligação ao ‘link’ se encontra em cima) 
(Enviado via email por Luís Pereira)

Tou xim!?...

Foi colocada uma coluna telefónica, bem mais moderna e, tudo indica, funcional, no passeio fronteiro à Praça Nova. 
.
Como curiosidade aqui recordamos o dia da substituição, há uma semana, onde se vêm as ‘velhotas’ cabines telefónicas e a nova coluna. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Passeio à beira da foz do Mondego – A antigamente apelidada "praia da da porcalhota" é agora um areal de eleição!

(Para ver conjunto de fotos CLICAR NA FOTO!)

Instalações da PSP da Figueira da Foz poderão entrar em obras em 2014

As instalações da PSP da Figueira da Foz, que integraram um antigo quartel militar e que há mais de 30 anos não são intervencionadas, poderão entrar em obras em 2014, disse hoje o diretor nacional daquela polícia. 
"Houve aqui um desinvestimento, não só nestas instalações, mas a nível nacional, que o senhor ministro [da Administração Interna] tem referido bastas vezes. E o caso deste edifício da Divisão da PSP da Figueira da Foz é ilustrativo da situação a que chegámos", disse hoje à agência Lusa o superintendente Paulo Valente Gomes. 
De acordo com o diretor nacional da PSP, embora o edifício da PSP da Figueira da Foz não integre o leque, a nível nacional, de instalações "em quase derrocada", exige uma intervenção "rápida e importante", já que não teve manutenção e obras durante mais de 30 anos. (Destak/Lusa)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Junta anómala!...

A antiga casa da Junta Autónoma do Porto, em frente ao Largo Coronel Galhardo fazendo esquina com a Rua Dr. Francisco António Dinis, está em ruinas há mais de 10 anos e continua assim dando um péssimo aspeto à zona. Afinal de quem é hoje o prédio? E quem o pôs à venda (se é que está à venda)? 
Depois, repare-se no telhado com objetos soltos (ver também foto inclusa) portanto com o risco de caírem, podendo atingir pessoas ou carros! 
(Enviado via email por FranciscoF)

…e outro caso de casa quase…

E outro caso de casa em evidente ruína está ali logo a seguir no nº 4 da Rua Miguel Bombarda. 
Esta é mais uma situação que dá um péssimo aspeto ao Bairro Novo e que também pode vir a causar prejuízos a automóveis ou ferir pessoas se a casa se desmoronar, o que parece constantemente estar em vias de acontecer! 
.
(Enviado via email NS)

domingo, 25 de agosto de 2013

sábado, 24 de agosto de 2013

Não há finanças!?

Neste passeio, situado mesmo em frente ao Serviço de Finanças de Buarcos, as pessoas têm que ir para a estrada para poderem prosseguir, uma situação de risco acrescida por se situar logo a seguir a uma curva. 
Esta situação arrasta-se há mais de seis meses! Porquê!? Para o arranjo não há finanças!?

Por favor, não alimente os animais!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

(1) O ‘recortado’ da esplanada visto do espelho de água…


(2) …o espelho de água visto com sujidade...

Está espalhado pela cidade o receio que o espelho de água se venha a transformar, mais tarde ou mais cedo, em mais um foco de sujidade. Porque no inverno há ali muitos ventos, porque voa muito papel pelo ar, porque a câmara tem muitos engenheiros e poucos funcionários… À boca cheia é o que todos dizem! E dão exemplos do lago do antigo coreto do jardim; ou da vala das Abadias; ou (o exemplo mais ouvido) dos lagos do Oásis! 
Até ao momento já recebemos quatro mails de outros tantos leitores sobre o assunto. Não querendo ser prematuros em relação a este assunto, optámos por publicar um deles, para alerta futuro: 
“Parece-me que o espelho de água foi pensado apenas para inglês ver agora nas férias, e poderá não ser muito bonito a longo prazo. É que já se encontra neste estado, numa das pontas todo cheio de lixo, penas e outros detritos. Parece que a água não irá circular e o lixo ficará acumulado na sua ponta... Vamos lá ver se é muito bonito na zona principal, mas no outro lado fica uma lixeira sobre a água. Hoje (19.ago) estava assim!” (J.Ferreira)

(3) …e sujidade vista no Alto do Forno!

Na rua Alto do Forno, em Buarcos, eis como é limpo o chão! 
Nunca é! 
Nunca vimos!
Os ecopontos são levantados e despejados mas o chão não é nem limpo nem lavado! 
« « « « « « « « « « « « « «

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Novo acidente no mar: Barco à deriva a 4 quilómetros do Cabo Mondego

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) com o apoio da Capitania do Porto da Figueira da Foz coordenou, durante a madrugada do dia de hoje, a operação de busca e salvamento do veleiro “NIEU LARGO”, bandeira belga, com dois indivíduos de nacionalidade belga, com 46 e 69 anos de idade, sexo feminino e masculino, respetivamente, que devido a uma anomalia no aparelho de governo acabou por ficar à deriva a menos de 4 quilómetros do Cabo Mondego, com condições de visibilidade muito reduzidas e risco de encalhe. 
O alerta inicial foi recebido pela Marinha através do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente. De imediato e de acordo com as normas e procedimentos em vigor a Capitania do Porto da Figueira da Foz assumiu a coordenação da ação local, tendo sido empenhada a embarcação semirrígida “Portimão” da capitania do porto da Figueira da Foz. 
Por existir risco de encalhe para o veleiro “NIEU LARGO” foi efetuado o seu reboque pela embarcação semirrígida “Portimão”, tendo atracado às 04H45 em segurança na marina da Figueira da Foz.(local.pt)

Atenção, urgente:

(Clicar na foto para aferir do trabalho a realizar)
Precisa-se 
de  uma
‘mulher-a-dias’ 
para limpar 
casa! 
Contactar 
para 
aqui 
para ajustar 
preço. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pescador desaparecido no mar ao largo da Figueira da Foz

Um pescador de uma embarcação de pesca da Póvoa de Varzim está desaparecido no mar, ao largo da Figueira da Foz, estando a ser efetuadas buscas para o encontrar, disse fonte da autoridade marítima.
O alerta para a queda de um homem ao mar foi dado cerca das 12h45 de hoje pela embarcação "Jesus dos Navegantes" que navegava, na ocasião, a cerca de 10 quilómetros a oeste da praia da Costa de Lavos, zona onde decorrem as buscas. 
"O mestre da embarcação contactou a autoridade marítima a dizer que tinha caído um homem ao mar e que só se apercebeu cerca de 10 minutos depois da queda", disse à agência Lusa Rui Amado, comandante do Porto da Figueira da Foz. 
O comandante adiantou que o pescador desaparecido tem 28 anos e que o barco de pesca, apesar de registado na Póvoa de Varzim, faz habitualmente o porto da Figueira da Foz. 
As buscas estão a decorrer com recurso a duas embarcações semirrígidas das capitanias da Figueira da Foz e Nazaré, um helicóptero RH 101 da Marinha e da própria embarcação de pesca. (Lusa/foto nossa de arquivo)

domingo, 18 de agosto de 2013

Os lagos da Figueira da Foz

*******
No ‘espelho 
de água’ 
a ver 
as vistas… 
*******
…e no lago 
do Oásis 
a ver 
os patos!
*******

Foz Villanage…

O passeio que deveria servir de chamariz à urbanização de Foz Village, em Buarcos, está visivelmente descuidado, mesmo “ao abandono, pois nunca vimos aqui uma mínima manutenção e limpeza”, segundo um dos moradores das imediações.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aspersores dão banho a banhistas!

"Vários dos regadores da avenida do Brasil estão mal posicionados, a apontar para a estrada, ou simplesmente a vazar água. Mas este que registei deverá ser o "mais interessante", porque está a apontar para o lado oposto da relva, estando mesmo só a regar a estrada ou a lavar os carros que passam!
Quem levar a janela aberta, que com este calor são quase todos, terá (terão!) uma surpresa molhada!
Neste caso foi um ciclista que apanhou uma ‘valente’ molha! Que pode ver no You Tube sem se molhar! CLIQUE NA FOTO!" » » » » » » » »
(Enviado via email por J.Ferreira)

Rua Joaquim Sotto Mayor

"Qualquer dia os autocarros, camiões de recolha do lixo e outras viaturas pesadas e de maior porte não poderão circular na rua Joaquim Sotto Mayor! 
Repare-se que automóveis ainda vão passando mas desviando-se para o meio da estrada, com os perigos daqui decorrentes (e sem ligar a passadeiras para peões, por acaso invisíveis!)" (Enviado via email por L.Pereira)

O PALHETAS NA FOZ está em todas!

Não esqueça de visitar as outras páginas deste jornal aqui ao lado para se inteirar de tudo o que se passa na nossa cidade. 
Ainda na coluna dos ‘links’, em “Desporto Total”, já estão disponíveis os calendários de futebol para a época que agora começa. A propósito, a Naval 1º de Maio irá competir no Campeonato Nacional de Seniores, na série E. 
E já agora, uma coisa totalmente diferente: Como existem muitos açoreanos a residir no continente, mormente no concelho da Figueira da Foz, AQUI DISPONIBILIZAMOS um vídeo do Cortejo de Abertura das Festa da Cidade de Praia da Vitória! 
E se tiver algum assunto que entenda merecer cabimento nestas colunas, envie para o email do jornal (opalhetasnafoz@gmail.com) um breve texto e foto(s). A seu tempo publicaremos a noticia.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

“-Isso não é ‘cá ca’ gente!”

“Na rua Fernandes Tomás, junto às montras de uma loja de artigos chineses, corre para o passeio um líquido escuro, sujo e nauseabundo, obviamente oriundo dos esgotos das sanitas do prédio, situação que já se verifica vai para um mês.
Já me dirigi ao Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal a quem participei o facto, onde me responderam que a Águas da Figueira já tem conhecimento mas que, como é do prédio, nada podem fazer! 
Então e como é que é!? Fica tudo na mesma!? Trata-se de um caso de saúde pública e nem assim haverá responsáveis na Figueira da Foz que atuem!?” (Enviado via email pelo nosso leitor J.Ernesto)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Inauguração da Requalificação da Zona Envolvente do Forte de Santa Catarina + o Concerto de inauguração da Praça do Forte por José Cid!

Teve lugar hoje, dia 14 de Agosto de 2013 pelas 19h00, a inauguração da Requalificação da Zona Envolvente do Forte de Santa Catarina. 
.
Para ver a reportagem fotográfica, CLICAR NA FOTO!
*********************************************************************************
  E naquela que terá sido a noite mais movimentada do ano veja CLICANDO AQUI 
fotos do Concerto de inauguração da Praça do Forte por José Cid.  Que encheu a Praça, a cidade e o ego dos figueirenses!

Drama nas Alhadas: Tenta matar a mulher e filho e suicida-se

João Afonso Henriques atirou a matar na mulher, ontem, em Casal do Mato, Alhadas, concelho da Figueira da Foz, sendo que também atingiu um filho e acabou por se suicidar. 
A vítima mortal, empresário nascido no Fundão, há 59 anos, que foi subempreiteiro de grandes construtoras nacionais, na montagem de cofragens. 
Ele e a mulher eram sócios na empresa Cofrafoz, sendo naturais do Fundão, mas residiam na região da Figueira há vários anos. 
João Afonso Henriques e uma filha, terão iniciado uma discussão violenta, por volta da hora do almoço. Após a troca de palavras, a filha saiu da mesa e deixou o pai, o irmão e a mãe a almoçar. 
O empreiteiro de construção civil foi buscar uma arma e disparou à queima-roupa contra a cabeça da mulher. Cândida Henriques, 56 anos, caiu inanimada no chão da cozinha. João Henriques suicidou-se de seguida. A bala com que o empreiteiro se matou feriu ainda o filho Eduardo, 17 anos, no ombro.
 "O miúdo veio a gritar para a rua a pedir ajuda, porque o pai tinha disparado sobre a mãe. Quando entrei na cozinha havia sangue por todo o lado. Estava cada um para seu lado, deitados no chão. A mulher ainda respirava", explicou ao CM José Faustino, vizinho do casal. 
Cândida Henriques ainda foi transportada para Coimbra, pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, em estado muito grave. Ao fim do dia, estava na urgência dos Hospitais da Universidade, com "prognóstico extremamente reservado", adiantou fonte da unidade. (CentroTv) Veio a falecer horas depois.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Espelho de Água esteve hoje a encher...

...e está tudo preparado para a inauguração amanhã das obras envolventes do forte!
(Fotos 1 e 3 de LPereira)

Garrafas de vanguarda!

"Ingenuidade (e ignorância) a minha... 
Pois então, pensava eu que se tratava de uma obra de arte vanguardista, quando por ali passava de automóvel. 
Mas não. Eram apenas simples garrafas de vidro aguardando que fossem transferidas para um contentor, eventualmente para reciclagem..."
.
(Enviado via email por L. Pereira, 8 de agosto)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Incendiário detido em Quiaios

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Quiaios, identificou e deteve um homem, reformado, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal. 
“Os factos ocorreram na zona do concelho da Figueira da Foz tendo ardido uma área de cerca de 350 metros quadrados de pinheiros e eucaliptos, não atingindo maiores proporções graças à pronta intervenção dos bombeiros. Com efeito, a cerca de 20m do incêndio existiam um depósito de botijas de gás e várias moradias dispersas”, refere a PJ em comunicado. 
De acordo com a Judiciária, o suspeito agiu num quadro de vingança familiar, tudo indicando que, pelas mesmas razões, iria prosseguir na sua senda criminosa. 
O detido, de 40 anos de idade, foi sujeito a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva. 
No corrente ano a Polícia Judiciária procedeu já à identificação e detenção de 24 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal. 
(In “Correio da Beira Serra” online)

Abelhas “atacaram” família em Tavarede

Os bombeiros municipais foram chamados a uma habitação de Tavarede devido a uma quantidade invulgar de abelhas. 
No momento a situação ficou resolvida. Mas mais tarde o alarme repetiu-se e aquela corporação de bombeiros voltou de novo a ser chamada. Desta feita acompanhada de um apicultor para tentar “domesticar” as teimosas abelhas!

domingo, 11 de agosto de 2013

Espanhóis confraternizam na Figueira da Foz há mais de meio século sem interrupções!

O restaurante Tahiti, que terá sido inaugurado na metade do século passado, recebeu e começou a organizar uns apreciados petiscos e alegres jantaradas para a comunidade espanhola nos fins dos anos 50. E havia um sábado de agosto, em geral o segundo ou terceiro, que aquele grupo de casais do país vizinho se reunia para a habitual sardinhada, entrecosto, febras, bom ‘tintol’ português e animação espanhola, isto no espaço ajardinado do restaurante com o teto ‘forrado’ por trepadeiras a preservar a frescura. Poucos anos depois eram já diversos os grupos de espanhóis que ali se reuniam: uns de Ciudad Rodrigo, outros de Salamanca, Vigo, Cáceres, Badajoz, Salamanca, etc. 
É sabido o tradicional ‘apego’ que a comunidade espanhola tem pela nossa cidade. Assim não é de estranhar, segundo nos contaram alguns espanhóis e o proprietário João, que anos depois tivessem começado a vir os filhos, netos e até bisnetos, agora já adultos, e continuado a tradição do tal habitual almoço que nunca teve interrupção no decorrer dos anos! Neste grupo, provavelmente o pioneiro, estiveram presentes alguns elementos de famílias de outros tempos, bem conhecidas dos figueirenses: António Barreno, Carlos Orio Zasala, António Bardaji, Alfonso Ambel, Zé Maria Llera, Nene Duran, Diego Godoy e Javier Galindo. 
Tal e qual como aconteceu mais uma vez neste sábado, ininterruptamente há mais de 50 anos, no local habitual. E OLÉ! 

Picadeiro diversificado

O que de repente se vê por quem passa ou se encontra sentado numa esplanada do ‘picadeiro’ da Figueira da Foz: 
A livraria – A vendedora de pevides atrás do toldo – A vendedora participante em mais uma feira ‘vintage’ – O vendedor de pipocas – Os músicos ambulantes que atuaram muito bem – E as pessoas agradadas a passar.

sábado, 10 de agosto de 2013

Ausência de grelha no Bairro Novo provoca quedas constantes!

Chegámos a casa há poucos minutos depois de uma agradável volta pela esplanada, avenida e Bairro Novo. Aqui chegados sentámo-nos numa das cadeiras da Pizza Hut, ali mesmo à esquina. Seriam aí umas 22h00. Escassos minutos depois, e perante o aumento de pessoas a passarem no local (ou não se tratasse de um sábado de agosto) começamos a notar constantes tropeções, e até duas quedas, uma delas com torção de um pé, na esquina da esplanada desta pizzeria. 
 Isto devido à falta de uma grelha que cobre (cobria!) um escoamento no empedrado! 
Que perigo! É que se nos pedissem para dizermos qual o local mais calcorreado das noites de verão na cidade, muito provavelmente seria este o escolhido!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Rua Poeta Acácio Antunes descompreendida

A rua Poeta Acácio Antunes beneficiou de novas pinturas no alcatrão há pouco tempo. Mas mudaram o local de estacionamento para pessoas com deficiência mais para o seu inicio(1) esquecendo-se de mudar também o sinal vertical que continua no mesmo local(2)
Por sua vez, não era permitido estacionar em frente à entrada para o centro comercial, mas agora pintaram ali lugares para estacionamento automóvel(3) o que configura dois constrangimentos: dificuldade para pessoas com difícil mobilidade de aceder ao respetivo espaço, e o impossibilidade de os carros ali realizarem uma “revienga” de maneira a virarem para a rua Raimundo Esteves, à direita(4) sempre com carros estacionados mesmo na curva a dificultar o trânsito!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Volta a Portugal em Bicicleta passou e animou as avenidas da Figueira da Foz

Cerca de 150 corredores, distribuídos por 17 equipas, passaram hoje pelas avenidas que unem a baixa da cidade a Buarcos, cortando uma meta volante situada na avenida 25 de Abril: 1º) Adrien Lopez (Rádio Popular/Onda); 2º) Walter da Silva (Banco Bic/Carmim; 3º) Manuel Cardoso Caja Rural/Seguros RGA. 
Na meta em Aveiro o primeiro foi o russo Alexander Serov, continuando a amarela na posse do alemão Christoph Pfingsten

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------