quinta-feira, 31 de julho de 2014

No Bairro Novo artista pinta artista!

Elias Rodrigues, trovador e veraneante já falecido, atuou muitos anos da última década do século passado na esplanada do hotel e restaurante Aliança. 
Ora demos com o artista plástico Osvaldo transportando uma tela, harmoniosamente por si pintada, com uma evocação do trovador a cantar na citada esplanada! Artista ‘puxa’ artista!

Exploração laboral atinge 15!...

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cócós e respetivo cheirete na Rua das Parreiras

Não interessa para quê nem o porquê de terem aberto um buraco (1) na Rua das Parreiras, interessa é que esburacaram tudo muito bem esburacadinho, e até encostaram os paralelepípedos retirados do buraco, também muito bem encostadinhos, a uma parede (2) ali a escassos dois ou três metros. Ora já lá vai mais de um mês, demora que “nestas coisas” e na nossa cidade já ninguém se admira! O que admira é o buraco, agora em terra, servir de ‘retrete’ ao cãezinhos, que ali vão defecando e defecando – pois ‘cheira-lhes’ – provocando um “cheirete” nauseabundo na rua, mormente nos dias de maior calor… e ninguém responsável ligar importância! 
E não nos venham dizer que não sabem, pois pelo menos quem abriu o buraco, sabe! E os paralelepípedos estão logo ali!...

terça-feira, 29 de julho de 2014

25 patos encontrados mortos no Oásis!

De acordo com o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, os serviços camarários detetaram uma fuga na tela de impermeabilização do lago, que levou a que este secasse. 
"A fuga foi reparada e o lago está outra vez a ser abastecido de água pelos serviços", indicou o autarca. 
João Ataíde frisou ainda que os animais mortos foram recolhidos e vão ser sujeitos a análises por parte do veterinário municipal "para determinar a causa da morte", que não deverá estar diretamente relacionada com a fuga de água. 
Outra fonte camarária contactada pela Lusa sublinhou que os "patos não são peixes" e que a falta de água não levaria à morte dos animais, que "podem voar e procurar água noutro local", existindo suspeitas de a morte poder ter acontecido por envenenamento. 
O "Oásis" foi construído na praia da Figueira da Foz junto à avenida marginal, na zona conhecida como Ponte do Galante, no mandato de Pedro Santana Lopes, há mais de uma década. 
 (JN, 29.jul.014/19h51)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os 2 hotéis de 4 estrelas da Figueira da Foz…

…têm estacionamento privativo quase dentro do hall de receção! Isto é ‘uma coisa’ 5 estrelas que nem no Dubai!

Quiaios - Praia recupera Bandeira Azul através do Facebook

Praia de Quiaios perdeu a Bandeira Azul por falta de nadadores salvadores (ao lado a noticia ontem por nós publicada) mas recuperou-a depois de ter encontrado no Facebook quem fizesse a vigilância da praia.

domingo, 27 de julho de 2014

Os ‘piços’ da esplanada!

De vez em quando há uns ‘iluminados’ que, para entrar com carros, carrinhas ou camionetas na esplanada Silva Guimarães, “não-são-cá-de-modas”: Arrancam os ‘piços’ que estão enterrados junto à Casa das Conchas (foto pequena incusa) precisamente para não deixar entrar carros, carrinhas ou camionetas na esplanada… e eis que lá vão eles! 
É a terceira vez que detetamos tal inusitada tropelia, até porque o acesso para a participação em feiras ou eventos similares pode-se perfeitamente fazer pela zona empedrada, confinante com a esplanada, da rua Cândido dos Reis! 
De qualquer das vezes a reposição dos ‘piços’ não demorou nem um mês (nem sabemos se é muito se é pouco!)… Sabemos é que era escusado!

A Cofisa - Conservas de Peixe da Figueira da Foz – investe em salsichas de atum

Atum transforma-se em salsicha para atrair consumidores 
A Cofisa investiu 1,2 milhões de euros no desenvolvimento de uma salsicha de atum desenhada para atrair consumidores mais jovens e que valorizam a alimentação saudável. 
(Noticia completa AQUI)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A vala, o buraco, e os restos de um poste!...

Passar na rua Galamba Marques, como demonstra a 1ª foto, é uma aventura quer para peões quer para automobilistas. 
Já ali no passeio entre a Praça 8 de Maio (Praça Nova) e a Travessa da Alfândega (e em frente à Sapataria Quaresma, passe a publicidade) é preciso cuidados não só na estrada mas também no passeio, onde o coto de um poste elétrico pode causar ferimentos aos mais distraídos!

Polícia recuperou fio de ouro roubado por esticão

Um fio de ouro que havia sido roubado por esticão a uma mulher de 73 anos, na Figueira da Foz, foi recuperado pela PSP na passada quarta-feira e entregue à proprietária. 
(Correio da Manhã / Foto nossa que não representa a situação)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tabacaria Africana: Desapareceu mais uma casa histórica da Figueira da Foz

 Tabacaria Africana – Mais de 100 anos de história no Bairro Novo 
Tabacaria Malafaia / Africana em 1910 só com o piso térreo
O edifício onde se situa a Tabacaria Africana terá sido edificado nos finais do século XIX. Presumindo-se que desde início sempre no ramo tabaqueiro e de papelaria, tinha só rés-do-chão e 1º andar na viragem para o século XX. 
Ao que conseguimos apurar, à frente do negócio nesta altura estava a família Malafaia, que deu o nome à firma: Tabacaria Malafaia. Em 1917 passou para Joaquim Silva Amorim, até 1922. 
Neste ano tomou conta da loja o sr. Cordeiro, que lhe deu o nome de Tabacaria Africana e onde se manteve ativo durante quase 50 anos, até à sua morte, em 1970. 
Neste ano a loja passou para a gerência de Assunção Garcia Marques, à frente da qual se manteve a sua filha, Ana Maria Garcia Marques, desde 1980 até ao passado mês de junho. 
A casa esvaziou-se e fechou, o prédio está à venda. A Tabacaria Africana passou à história.

Feira Medieval / Festival Pirata Buarcos 2014

http://paginatres2.blogspot.pt/2014/07/feira-medieval-buarcos-2104.htmlTeve hoje início a 4ª Feira Medieval 2014, em Buarcos, que decorrerá até domingo. 
Veja o PROGRAMA e para ver também a nossa reportagem fotográfica clique na foto! 
« « « « « « « « « « « «

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Homem morreu em Buarcos ao embater de motociclo num poste

Um homem de 61 anos morreu na madrugada de hoje em Buarcos vítima de um acidente de motociclo, disse à agência Lusa fonte do Bombeiros Voluntários. 
Segundo a mesma fonte, tratou-se de um despiste na Avenida Infante D. Pedro, próximo do cemitério de Buarcos, ocorrido às 06h55. A vítima embateu num poste de iluminação. 
No local estiveram os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz com sete elementos e quatro viaturas, bem como uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que atestou o óbito. O cadáver foi removido para as instalações locais do Instituto Nacional de Medicina Legal. 
(Compilação Lusa / ‘Noticias ao Minuto’ / Foto nossa que não ilustra esta situação)

Um ‘estátua’ na cidade!

Na 
Rua 
da República 
à 
entrada 
do 
Foz
 Center!
 Mas ouviam-se poucos ‘plins’ 
a
'entrar'
na
 vasilha!...
« « « « « «

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Funcionária do SEF da Figueira da Foz acusada de fraude na legalização de imigrantes

Uma funcionária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras da Figueira da Foz é acusada num processo de fraude na legalização de imigrantes. O esquema foi montado por um argelino que se naturalizou português e passava pela emissão de falsos contratos de trabalho e autorizações de residência. 
Para ver reportagem da Sic Notícias CLICAR AQUI.

Hoje: Na estrada uma grua, no mercado um grupo!

A rua Dr. Francisco António Diniz esteve hoje vedada ao trânsito devido a uma grua de alto porte ter entrado em trabalhos no Trabalho.
Motivo: retirar do alto do prédio algumas chapas que, há já uns tempos, ameaçavam cair.
----------------------------
No mercado uma das várias atuações matinais de um grupo folclórico, neste caso russo, dos vários que irão aqui atuar no âmbito do FestiMaiorca (VER PROGRAMAÇÃO AQUI)

Batel de Sal já não vai navegar no Mondego. Sócio da empresa acusou João Ataíde de "tiques de autoritarismo"!

O batel de sal que a autarquia da Figueira da Foz possui para fins turísticos vai continuar sem navegar no Mondego, depois do presidente da Câmara ter comunicado a intenção de anular o concurso de concessão. 
No período reservado à intervenção do público na reunião desta segunda-feira, Carlos Tenreiro, um dos sócios da empresa a quem a autarquia adjudicou, em março, em concurso público, a concessão do batel de sal por cinco anos acusou o presidente da autarquia de "tiques de autoritarismo" por alegadamente João Ataíde ter decidido anular o concurso "sem prestar uma satisfação". 
Em causa, está um despacho do presidente da Câmara, datado de junho, em que João Ataíde manifesta concordar com uma informação dos serviços camarários que propõe revogar a deliberação camarária e anular o concurso, depois da empresa ter suscitado quatro pontos "em falta" - palamenta (objetos indispensáveis ao uso) da embarcação incompleta, clausula de salvaguarda de danos estruturais no casco, isenção de pagamento da atracagem na marina, que seria feita através do protocolo existente entre a Câmara e a administração portuária e aumento da lotação dos 10 passageiros autorizados pela vistoria para 20 pessoas. 
(Correio da Manhã – Título nosso / Foto Casa do Sal)

domingo, 20 de julho de 2014

Rai’s parta a porta das urgências do hospital!

A porta de entrada das urgências do Hospital Distrital da Figueira da Foz encontra-se danificada há vários meses, e enferma (apesar de estar nas urgências!) de diversas deficiências, qual delas a mais prejudicial para os utentes. 
1ª) A porta ‘emperra’ no chão e ‘trava’, dificultando a entrada de macas e de pessoas; 2ª) Como não fecha totalmente, os doentes que esperam e desesperam na sala por uma consulta tem de aguentar e frio e o vento que por ali passa; 3ª) E como ‘raspa´ no chão, provoca um ranger infernal, penetrante e irritante quando alguém entra ou sai, o que acontece a toda a hora… perdão, a todo o minuto! 
Ora esta notícia é retirada de um texto enviado via e-mail pelo nosso leitor Augusto Ferreira, mas nós próprios constatámos as referidas situações numa deslocação que ali fizemos no dia 2 de junho, em especial a do ‘rangente’ barulho, do qual demos conta à administração do HDFF através de uma reclamação, escrita à mão numa folha lisa A4, que entregámos na receção! Pelo menos afirmaram-nos que a dita reclamação lá chegaria… não nos disseram foi, obviamente, se quando lá chegasse, os srs. administradores se dignariam fazer alguma coisa! 
E o leitor remata: “-Assim, o desleixo tem limites, e não venham dizer que o arranjo de uma porta que não fecha e que raspa no chão é também culpa do Ministro da Saúde!!...”

Duas figuras típicas dum recente passado do Bairro Novo. Lembram-se?

sábado, 19 de julho de 2014

Pode vir a ser acusado de homicídio negligente o comandante do veleiro naufragado na barra da Figueira da Foz

http://cmtv.sapo.pt/detalhe.aspx?channelID=34F5E1B7-BABF-4C08-83FC-20AF9E097CDA&contentID=E49B1011-5829-4E96-BD90-0CCEC1CF7F6DO comandante do veleiro alemão que em abril de 2013 naufragou à entrada da barra da Figueira da Foz pode vir a ser acusado de homicídio negligente pelo acidente que matou um tripulante e um agente da Polícia Marítima. » » » » » » » » » » Para ver noticia do CMTV clicar na foto.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O edifício “já foste”!

O edifício onde antigamente se situava a antiga Junta Autónoma do Porto, mais o amianto, as ratazanas, o mau cheiro e os objetos a ameaçar cair, isto para além do mau aspeto que emp(r)estava ao local, já era! Enfim!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O banco com cariz e o banco sem verniz

Em março de 2013, e para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a edilidade local propôs-se homenagear alguns poetas figueirenses, fazendo escrever no espaldar de alguns bancos públicos alguns dos seus mais famosos versos de poemas. 
 Uma “ideia boa e barata”, como escrevemos na altura! 
Ora este ano foram escritos mais uns poemas noutros tantos espaldares de bancos que foram lixados e envernizados para o efeito, mas lamentavelmente, e tal como o ano passado, deixando os assentos destes na mesma, ou seja, sujos, sem os lixar nem envernizar, causando um deplorável contraste visual. 
Isto para além da maioria dos bancos da cidade necessitarem de manutenção, sob o risco de, daqui a um ou dois anos, as madeiras ‘apodrecerem’ e depois não haver ‘verniz’ que as salvem e terem de ser substituídas!

Hospital da Figueira da Foz contrata 9 enfermeiros “por tempo indeterminado”

O Hospital da Figueira da Foz (HDFF) anunciou a contratação de nove enfermeiros "com contratos por tempo indeterminado", na sequência de uma autorização recebida do Ministério da Saúde. 
Em comunicado, o HDFF sustenta que o reforço do quadro de pessoal de enfermagem "vem permitir assegurar as necessidades permanentes que se tem vindo a sentir nos serviços, com a falta de pessoal que por motivos de aposentações e caducidade de contratos tem saído do hospital nos últimos anos". Acrescenta que os contratos por tempo indeterminado permitem dar "estabilidade às relações laborais". (por Lusa)

É pá, a Coreia do Norte é que sabe: vão (ou foram!) à final do Mundial de Futebol com Portugal!

O canal do Youtube "Korea News Backup" publicou o vídeo, no qual surge uma das habituais apresentadoras da televisão da Coreia do Norte a anunciar que o país, que nem sequer se qualificou para a fase final do Mundial2014, vai disputar o encontro decisivo da competição. 
Na narração adulterada e através de infografias é mostrado que a Coreia do Norte chegou à final, após vencer as seleções de Japão, por 7-0, Estados Unidos, por 4-0, e China (que também não esteve entre as 32 finalistas) por 2-0. 
Coisa boa é que não divulgaram o resultado com Portugal. Queres ver que perderam!? 
» PARA VER O VÍDEO CLICAR NA FOTO «

terça-feira, 15 de julho de 2014

Buarcos: Filho morreu em acidente de bicicleta e o pai morreu também ao saber da notícia

Buarcos está de luto com a tragédia que levou ao desaparecimento de dois filhos da terra, deixando a família devastada pela dor.
Em artigo da jornalista Bela Coutinho, o Diário de Coimbra de hoje dá conta da tragédia que se abateu sobre uma conhecida e estimada família de Buarcos, com o falecimento inesperado de dois filhos da terra no passado sábado. 
 Francisco Manuel Maligno da Silva tinha 46 anos e no sábado, como era hábito, saiu para um passeio de bicicleta de estrada, com um grupo de amantes da modalidade. 
Na descida do Carvalhal, em Maiorca, os elementos aperceberam-se da falta de um elemento. Voltando atrás, encontraram o Francisco Silva após este, por causas ainda por apurar, ter embatido contra um muro. Transportado pelo INEM para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, acabou por não resistir aos ferimentos. 
A notícia, dada inicialmente aos familiares mais próximos, daria conta de que o Francisco teria tido um acidente e quando mais tarde abordaram o pai, Francisco Mamede Silva de 73 anos, já para lhe dar conta do fatídico desfecho, este não aguentou e teve morte imediata logo ali. 
 O presidente da Junta de Freguesia de Buarcos José Esteves, amigo de décadas e com quem o Francisco Mamede andou “ao mar” na longínqua pesca do bacalhau, recorda que foi ele quem o confortou na sua primeira grande viagem da “faina maior”… 
O funeral dos dois realizou-se hoje de manhã. 
(Compilação, e foto, do Diário de Coimbra de hoje, onde se pode ler a noticia completa)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pescador sofreu múltiplas fraturas ao largo da Figueira da Foz

Um pescador sofreu hoje múltiplas fraturas num braço, num acidente durante a faina, ao largo da Figueira da Foz, e foi depois assistido em alto mar e transportado ao hospital, anunciou a Capitania do Porto. 
Em comunicado, a Capitania afirma que o alerta para um pescador ferido a bordo da embarcação Além Mar, que navegava a cerca de 20 milhas a sudoeste do porto da Figueira da Foz, foi dado às 07h30, tendo sido deslocado para o local o salva-vidas "Patrão Macatrão", do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), com um socorrista dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz a bordo. 
O ferido foi avaliado e assistido e a autoridade marítima decidiu proceder ao seu transporte para terra "na própria embarcação Além Mar", registada na Figueira da Foz. (Destak/Lusa – Foto ilustrativa nossa)

A Figueira da Foz é cidade privilegiada na receção a convívios de ex-militares

Amiúde se reúnem na nossa cidade grupos de antigos militares para recordarem ‘velhos tempos’, trocarem abraços, mitigarem saudades e, sobretudo, conviverem em almoços sempre bem dispostos. Muitos deles trazem as esposas, filhos, e os ‘mais velhotes’ vêm já acompanhados dos netos! Esta crescente afluência de antigos combatentes na Figueira da Foz deve-se à sua privilegiada situação geográfica, sensivelmente a meio de Portugal e às suas acessibilidades, e também ao conhecimento que se tem do Sol, praia-mar-serra, e ainda à facilidade de escolha de espaços abertos e de restaurantes condizentes. 
Em geral estes convívios começam com a concentração do pessoal no adro da Igreja Matriz onde se realiza uma missa, evocativa dos presentes e em homenagem aos que já partiram, seguindo depois, a pé, para o Memorial aos Soldados falecidos no Ultramar do concelho da Figueira da Foz (ao inicio da Praça Velha, inaugurado em novembro de 2009) ou vice-versa, seguindo depois para o local da almoçarada. São sempre dias bem passados que a cidade proporciona. 
Na foto, um exemplo de um desses últimos convívios, que reuniu 60 pessoas, realizado no passado dia 28 de junho, dos “Pelotões Independentes de Caçadores, 964/965/967” com o intuito de celebrar os 50 anos da partida de Lisboa para Luanda.

domingo, 13 de julho de 2014

O Sunset trouxe 100 mil pessoas, e o ‘bem-vindo’ caos automóvel naquele que foi o dia (sábado, 12 de julho) mais concorrido de sempre na Figueira da Foz!

‘RFM - O Maior Sunset de Sempre’ foi o maior agregador da multidão que se fez este fim de semana à cidade (especialmente na 6ª feira e – mais especialmente ainda – ontem, sábado) mas houve outros atrativos eventos: o Rugby de Praia em Buarcos (sábado e domingo) e o Carnaval de Verão em frente ao Ténis Clube (hoje)! 
Números por alto e não oficiais da afluência de público que assistiu a estes três eventos, acrescidos dos largos milhares dos habituais visitantes de fim de semana ávidos do Sol das nossas praias, dão um número de cerca de cem mil pessoas, com a forte concentração no sábado à tarde, mais notoriamente entre as 16h30 e as 19h30, que ocasionou uma inédita afluência (milhares e milhares) de carros, que fez paralisar o trânsito em muitas ruas, com os veículos a invadir passeios e qualquer ‘cadinho’ para estacionar! 
Isto causou um, chamemos-lhe até ‘bem-vindo’, tremendo caos automóvel, que inclusive levou o comandante local da Proteção Civil a lançar um inédito apelo para os automobilistas evitarem entrar com a viatura no centro da cidade! Naquele que foi o dia (ontem, sábado, 12 de julho) mais concorrido de sempre da Figueira da Foz! 
VEJA, CLICANDO AQUI, ALGUMAS FOTOS DO SUNSET (COM  UM ESPETACULAR VÍDEO E UM COMUNICADO DA ORGANIZAÇÃO) DO RUGBY DE PRAIA, DO CARNAVAL DE VERÃO, E DO MOVIMENTO AUTOMÓVEL!

sábado, 12 de julho de 2014

Incrível! Nunca aconteceu! Proteção Civil apela aos condutores para evitarem entrar na Figueira da Foz!

Junto ao Museu, hoje, 23h00!
Carros e + carros por todo o lado!
O comandante da Proteção Civil municipal da Figueira da Foz, Nuno Osório, apelou, este sábado ao final da tarde, a quem se dirige ali para evitar entrar com a viatura no centro da cidade. 
 À entrada da Figueira da Foz, os condutores devem divergir para Norte, no sentido de Buarcos e das praias, pela Rodovia Urbana, explicou aquele responsável. 
O trânsito está interdito nas avenidas de Espanha e 25 de Abril, marginais à praia, devido aos milhares de pessoas que se concentram ali para assistirem ao festival RFM SOMNII.
Para ler noticia completa do Jornal de Noticias 
CLICAR NA FOTO

sexta-feira, 11 de julho de 2014

RFM SOMNII – O Maior Sunset de Sempre: Milhares e milhares hoje e amanhã na praia da Figueira da Foz! Bairro Novo alerta e de prevenção!!

Milhares de pessoas na praia da Figueira da Foz para assistir hoje e amanhã ao “RFM SOMNII – O Maior Sunset de Sempre” um festival de música eletrónica / A afluência de espetadores ao areal começou esta 6ª feira ao início da tarde! 
Nos bares e restaurantes da zona turística do Bairro Novo, perto do Casino, ultimam-se preparativos e afinam-se estratégias para receber a esperada “avalanche” de milhares de pessoas, por volta das 00h00 desta sexta-feira, hora a que termina a primeira noite do RFM SOMNII. 
Há estabelecimentos que vão servir refeições no horário normal, até cerca das 23:00, e depois fecham a cozinha e apostam em sandes, e a grande maioria dos bares vai ter balcões de bebidas no exterior. No Picadeiro vai decorrer uma festa After Sunset com entrada livre, a cargo dos dj Magazino e Jimmy, (esta sexta-feira) e Tozé Diogo e DJ Steel (sábado). 
(Ver noticia completa, fotos tiradas entre as 16h30 e as 22h30, e um vídeo do evento CLICANDO AQUI)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Residiam na Figueira da Foz suspeitos de tentativa de homicídio em Montemor-o-Velho, agora detidos pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de três homens, com idades entre os 40 e os 42 anos, suspeitos de um crime tentativa de homicídio, em Montemor-o-Velho, em dezembro de 2012.
Os três detidos, residentes na zona da Figueira da Foz e integrantes de um grupo "motard", estão ainda indiciados por um crime de ofensas à integridade física e são suspeitos de terem agredido duas vítimas junto a um bar na zona de Montemor-o-Velho. 
Fonte da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária disse à agência Lusa que os três homens "estiveram no bar até tarde, beberam uns copos e provocaram algumas pessoas" que ali se encontravam, vindo a agredir "barbaramente" um cliente, no exterior, após o fecho do estabelecimento. 
"-Atiraram-no ao chão, pontapearam-no e a vítima teve de receber tratamento hospitalar", indicou. De acordo com a mesma fonte, um familiar da vítima, ao tentar socorrê-la, foi alvejado por três tiros que, no entanto, não atingiram o alvo. 
"-Viu um dos homens levar a mão ao bolso, pensou que seria uma faca ou uma arma, e fugiu, mas ouviu três disparos na sua direção", revelou a fonte, acrescentando que a PJ foi chamada ao local pela GNR e a recolha de prova incluiu a análise dos impactos provocados pelos projéteis. 
A fonte da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária assumiu que existiram "algumas dificuldades" na investigação e a recolha de prova de um caso ocorrido há mais de um ano e meio, mas recentemente foi possível proceder a buscas nas residências dos três detidos, tendo sido apreendidas várias armas proibidas, como espingardas caçadeiras, carabinas, uma pistola de calibre 6.35 milímetros, soqueiras e um "spray" paralisante. 
"-Todos tinham armas em casa sem licença, na ordem das quatro armas proibidas cada um", frisou. Os três detidos "estão unidos pelas motos" e pertencem, de acordo com a PJ, a um grupo "mais radical de motards, que cultiva o gosto por provocar outras pessoas e arranjar desacatos, quando em grupo". "Quando estão sozinhos, são pacatos, trabalham", ilustrou. 
Os três homens foram presentes a tribunal e vão ficar a aguardar julgamento sujeitos a apresentações periódicas às autoridades. (Porto Canal / Agência Lusa/Titulo e ilustração nossos)

Entre a Leirosa e o Pedrogão: Apreensão de redes de pesca

No decorrer de uma ação de fiscalização no âmbito da pesca, o Subdestacamento da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Figueira da Foz apreendeu, durante a manhã de hoje, dia 10, quatro redes de tresmalho, mais conhecidas como “majoeiras”, por se encontrarem sem qualquer tipo de identificação e sinalização, sendo também este tipo de pesca considerada proibida. 
A fiscalização decorreu entre as praias da Leirosa e do Pedrogão. (‘Site’ da GNR)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Na praia do Cabedelinho já se pode ir banhos

Já se pode tomar banho na praia do Cabedelinho, na Figueira da Foz, depois da interdição decretada no inicio do mês devido a contaminação. 
Depois das análises à água terem revelado uma contaminação no passado dia 1 de julho, os banhos foram proibidos. Mas hoje, pelas 16h00, a interdição foi levantada depois de novas análises se terem revelado dentro dos parâmetros normais. Um alívio para os banhistas, comerciantes locais e amantes de desportos marítimos já que naquela praia se pratica muita atividade ligada ao surf.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Ferreira-a-Nova, Figueira da Foz: Militar da GNR e dois menores apanhados em jogos ilegais

Um militar da GNR e dois menores foram apanhados pela ASAE, a par com outros 13 indivíduos, numa sala reservada de um café em Ferreira-a-Nova, na Figueira da Foz, onde se jogava póquer. Foram constituídos arguidos. 
As 16 pessoas, surpreendidas no sábado pelos elementos da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal da ASAE, estavam na sala reservada a jogar póquer ou simplesmente a assistir ao jogo. Entre os que estavam sentados à mesa com cartas e fichas de jogo, estava um dos dois menores (com 12 e 14 anos) e ainda o militar da GNR residente no concelho da Figueira da Foz. 
Os investigadores da ASAE apreenderam duas caixas de fichas de jogo, cartas e 220 euros, que seria o dinheiro envolvido no póquer. 
Havia cerca de um mês que elementos da ASAE andavam de olho nas partidas de jogo ilegal que se organizavam neste café de Ferreira-a-Nova e decidiram avançar para a operação no último sábado com a colaboração do Serviço de Inspeção de Jogos do Turismo de Portugal. 
Só no primeiro trimestre deste ano, em matéria de distribuição e exploração de jogo ilícito, a ASAE procedeu a 680 fiscalizações que valeram a instauração de 188 processos crimes e 154 processos contraordenacionais. Foram ainda apreendidas 4766 unidades de equipamento e material diverso para a prática e exploração de jogo ilegal, no valor de mais de 530 mil euros, com a detenção de 136 pessoas. (J.N.)

Cab’rão cá todos!?

O Torneio de Rugby, no próximo sábado e domingo, irá trazer 800 atletas à praia de Buarcos, a que se juntarão largas centenas de curiosos e amantes da modalidade, num total aproximado de 1.400 pessoas! 
Por sua vez prevê-se que o festival de música eletrónica RFM SOMNI, próxima sexta e sábado, traga 60 mil pessoas à Figueira da Foz!! 
Ena pá… dois mil não, serão mais, serão sessenta e dois mil, aos quais se juntarão os veraneantes ávidos de Sol, praia e bom tempo, o que também acontecerá neste fim de semana! 
Houve quem nos fizesse a pergunta em título, claro que meramente por brincadeira, ao que nós respondemos: “-Que venham vinho…”, perdão, “vindo”!

Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz apreendeu polvo imaturo em Aveiro

No decorrer de uma ação de fiscalização o Destacamento de Controlo Costeiro da GNR da Figueira da Foz aprendeu ontem, 7 de julho, 500 quilos de polvo imaturo, no porto de pesca costeiro de Aveiro. Durante a ação de fiscalização a GNR constatou que existia cerca de meia tonelada de polvo imaturo, com menos de 750 gramas, a ser comercializado, pelo que o mesmo foi apreendido. 
O pescado apreendido e avaliado em cerca de 4.000 euros, e após inspeção veterinária, será distribuído a instituições de solidariedade social.  (Compilado do ‘site’ da GNR)

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------