Mas depois de vermos e acharmos adequada a decisão de se inaugurar uma rotunda com o nome de Nelson Mandela, foi uma ‘pegada’ desilusão verificarmos que para o homenagear foi escolhida uma escultura dando a ideia de uma prisão! Então homenageia-se um Homem com a evocação de uma cadeia onde ele esteve preso!? Isto por mais dignos que tenham sido esses 27 anos de reclusão! Escultura que só tem inscrito o seu número de prisioneiro (pois, lá está!...) nº 46664 e que custou ao município figueirense cerca de 5 mil euros!
Então mas a Nelson Mandela ‘Madiba’ foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1993. Não poderia o monumento escultórico ter sido baseado nesta sua digna luta vitoriosa em prol da sua luta pacífica contra o apartheid!?
Mas repetimos e admitimo-lo sem reservas: Possivelmente não temos a sensibilidade suficiente para apreciar toda a arte, engenho e evocação que estará patente na escultura!
Desculpem-nos!
7 comentários:
lol
Ao principio ainda pensei que fosse uma qualquer fundição da Metalúrgica da Fontela!
A.Osoa
pior para mim é homenagear um preso
desculpem mas não foi preso por ser anjinho
Pois Não.
Foi preso por ir contra os princípios do Apartheid, e luta contra o Racismo e contra todos os que defendiam tais ideais..
Mas...
N me cabe a mim ensinar quem n quer abrir os olhos e ouvidos aos outros...
Agora se as criticas fossem contra o dinheiro gasto em algo sem muita utilidade, ai já me juntava a luta...
Mas ca está o contribuinte mais uma vez para "inchar" com os caprichos de outrém...
O anónimo merece uma estátua.
Mas não como a do Eusébio.
hoje pode ser considerado herói por aquilo que fez á uns anos
se fosse hoje era terrorista nao esqueçam que ele tambem matou e por isso acho bem que estivesse preso
Tendo já observado a escultura de perto, posso dizer que creio adequar-se ao grande lutador que foi Nelson Mandela. Digo isto por um pormenor que pode fugir a um olhar mais desatento: a mão está a forçar a barra que está ligeiramente torcida - em alusão à luta de Mandela contra as atrocidades do regime.
É apenas o meu ponto de vista sobre esta peça.
Enviar um comentário