quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Praga de plantas invasoras alastram pelo rio Mondego e podem colocar em risco a época da lampreia!

Tem sido uma constante nos últimos dias ver o rio Mondego coberto de plantas oriundas de Montemor-o-Velho, como aqui alertámos no passado dia 25 de novembro, ainda sem sabermos bem o que era aquela “massa de lixo”
Trata-se afinal de jacintos, uma planta invasora que cobre a superfície das águas e que, neste caso, está a invadir o estuário do Mondego e o portinho da Gala. 
Preocupados com a situação estão os pescadores da freguesia de São Pedro que consideram “que caso os jacintos continuem a aparecer em grande quantidade, em Janeiro, altura em que começa a época da lampreia, será complicado trabalhar, uma vez que as redes ficam cheias com as plantas e dificulta bastante o trabalho”. 
Também em relação à navegação consideram que “é perigoso para os motores e reduz a visibilidade, principalmente para quem navega de noite!”
O presidente da Câmara da Figueira da Foz explicou que o problema tem origem num braço do Mondego junto à Ereira no qual têm sido feitas sucessivas limpezas mas que se têm revelado inúteis, e que já foi abordado o Ministério do Ambiente. E que no momento “está a ser feita uma recolha articulada com o Porto da Figueira e a Autoridade Marítima” para tentar minimizar os efeitos. 
(Extrato de notícia do Diário de Coimbra que pode ler completa na sua edição de hoje em papel. Fotos do autor, de MLP e DC)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------