sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Programa Tradições da EDP premiou projeto figueirense!

Foram divulgados, em cerimónia realizada esta 4ª feira em Tomar, os vencedores da 3ª edição do Programa Tradições, que apoia projetos de preservação das práticas mais genuínas da cultura popular portuguesa. Os nove projetos selecionados vão ser apoiados com 250 mil euros no total para desenvolverem iniciativas que protejam e promovam estas tradições ancestrais, muitas delas em risco de extinção. 
Um dos projetos premiados foi “À (re)descoberta do Cofo e sua Arte” promovido pelo Grupo Recreativo Vilaverdense da Figueira da Foz que concorreu com mais outras 67 candidaturas de municípios onde a EDP tem centros produtores de energia. 
Desde 2015, o primeiro ano do programa, a EDP apoiou e acompanhou 23 projetos através da disponibilização de 400 mil euros, alavancando mais de 1 milhão de euros. Os projetos apoiados tiveram um impacto positivo em 27 municípios. 
Refira-se que o cofo é “uma espécie de cesto oval, de boca apertada, no qual os pescadores guardam o pescado”. Contactámos com o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde que nos adiantou que o cofo era feito com junco (género de planta que cresce nos alagadiços) das margens do rio Mondego, e que serve também para levar o farnel dos pescadores e de homens do campo. 

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------