quinta-feira, 20 de junho de 2019

Bombeiros locais preparados para um verão que começa amanhã mas a serra está... “um fósforo”!

Contactámos as duas corporações de bombeiros da Figueira da Foz que nos garantiram estar a postos para as eventuais ocorrências que costumam ocorrer na época estival. 
Dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi-nos dito pelo chefe António Espada que a Equipa de Combate a Incêndios, inserido no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, estão já organizadas, sendo reforçadas a partir de 1 de julho de mais 2 reforços para o auto-tanque. 
Dos Bombeiros Municipais o chefe Jorge Piedade realçou que, no combate a eventuais incêndios rurais, estão preparados para o ataque nos 20 minutos iniciais, tempo considerado como essencial para evitar propagações. Também estão inseridos na 'triangulação' que despoleta ajuda suplementar de outras corporações de concelhos próximos. 
Mas se os elementos de “quem dá o corpo ao manifesto” estão a postos, a serra da Boa Viagem - que após estar encerrada ao público cerca de seis meses pela queda de centenas de árvores provocadas pela tempestade Leslie, e da limpeza e desimpedimento das vias ter começado no passado dia 4 de abril pela entidade tutelar, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas – continua com muitas das suas bermas repletas de ramos secos, folhagem e madeira que a tornam um perigoso “fósforo” pronto a acender-se... pois é!
E não se pense que as intervenções dos bombeiros são só para focos de incêndio. Veja-se como exemplo a atividade diária dos bombeiros municipais desde o passado fim-de-semana até hoje: Sábado, incêndio florestal na Murtinheira; Domingo, incêndio num apartamento na avenida do Brasil; 2ª feira, resgate animal na EN 109; 3ª feira, resgate animal a gaivota ferida na avenida do Brasil; 4ª feira, as chamadas telefónicas a propósito dos dois estrondos ecoados pela cidade; e já hoje, mais dois resgates animais, às 04 horas da madrugada e às 11 horas da manhã em Buarcos.

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------