Todos nós conhecemos uma ou outra pessoa com uma qualquer habilidade e jeito extraordinário para inventar ou elaborar aquelas pequenas coisas que nunca ninguém pensou mas que até são muito úteis, ou para pintar quadros e telas que só não se tornam grandes obras por não terem nome, ou de senhoras com um inato jeito para montagens ou costura artística, ou de alguém que consegue modelar e perpetuar em pedra, cimento ou madeira.
E é neste neste último caso que fomos ao encontro do figueirense João Pires, de 72 anos, com residência / estaminé em Buarcos, que se tornou especialista em modelar esculturas em troncos de madeira, de grande ou médio porte, para além do seu olhar 'clínico' para objetos que vai colecionando.
Tais como a coleção de fogareiros antigos a petróleo, ou de objetos pertencentes a antigos navios e traineiras, ou como a preciosa coleção de fósseis encontrados no Cabo Mondego que vai recolhendo, preservando e expondo na sua casa!
Mas nada melhor que uma coleção de fotos de mais um “artista-de-fazer-por-casa”, como há mais alguns... e, já agora, que nunca viram as suas obras expostas publicamente, apesar de – segundo conseguimos apurar – terem feito chegar, de algum modo, uma ou outra informação dos seus trabalhos às pessoas ligadas à cultura local. =REPORTAGEM FOTOGRÁFICA AQUI=
Sem comentários:
Enviar um comentário