quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Cidade embelezada com vistoso mural formado de 27 esculturas!

O agora já vistoso mural está a ser montado na avenida Bissaya Barreto no vasto muro que faz de barreira aos terrenos do quartel situado na parte de cima. O autor é o internacionalmente reconhecido artista plástico Luís Soares, e também bem conhecido no nosso concelho pois são dele os murais de 'Homenagem à Gentes do Mar' na parede do cemitério de Buarcos, e 'A Família' situado na rua de Buarcos junto à rotunda da Ponte Galante. 
Em conversa esta tarde com o artista (foto inicial) este revelou à nossa reportagem que o mural tem o título de 'Amebas', nome de organismos celulares que se desenvolvem quer em águas salgadas quer em águas doces  (que teem o feitio das esculturas que estão a ser instaladas neste muro) e que significam e representam 'A Origem da Vida'. 
O muro antes da intervenção
Luís Soares, um moçambicano residente em Cascais, fez questão de sublinhar que os projetos são uma cedência sua, suportando a edilidade somente a matéria. Uma forma de compensar os bons momentos de juventude passados na Figueira da Foz para onde os seus pais vinham passar uma boa parte das épocas de verão naqueles tempos "onde o mar chegava ao forte de Santa Catarina e se passava a correr de um lado para o outro quando as ondas baixavam"! Há a previsão deste mural, constituído por 27 esculturas 'Amebas' coloridas em ferro lacado a quente, ficar pronto por volta do dia 22 deste mês. Para quem ali passar poder ver, gostar e agradecer!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------