quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Navio acidentado e carregado com aço ficou esta madrugada à deriva ao largo da Figueira da Foz com 14 homens a bordo!

Começa-se por recordar que o porto da Figueira da Foz está há 10 meses sem o salva-vidas de grande capacidade do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) Patrão Macatrão devido a uma hélice partida, utilizado principalmente em salvamentos a longa distância. 

Ora esta madrugada um navio cargueiro com pavilhão de Vanuatu (um país no sul do Oceano Pacífico formado por cerca de 80 ilhas) que transporta aço, ficou à deriva no mar ao largo da Figueira da Foz. Circulava entre França e Sevilha no sul de Espanha. 

Os 14 tripulantes (sete turcos e sete georgianos) do acidentado Southwester, de 100 metros, foram recolhidos quando já se encontravam na água, numa balsa, cerca de meia-hora depois por outro navio mercante que estava por perto, o EM Hydra (pavilhão da Libéria). 

O cargueiro, acidentado a 40 milhas náuticas (74 quilómetros) ao largo da Figueira da Foz, está agora a ser arrastado para sudoeste, ou seja, afastando-se da costa continental portuguesa, devido às correntes marítimas. (Fontes: Marinha Portuguesa e Sapo 24 - Ilustração nossa)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------