quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Colapsou estrutura das comportas no Alqueidão e agora a água salgada ameaça as colheitas do arroz!

Já em setembro de 2019 a estrutura das comportas da Maria da Mata e do Alvo, na interface dos rios Pranto e Mondego junto à estação elevatória de Alqueidão, entrou em colapso. Na altura foi necessário criar duas ensecadeiras nos dois rios para impedir a entrada de água salgada no Pranto e nos campos de cultivo. Instalaram-se duas tubagens equipadas com válvulas de maré como solução provisória para a drenagem do rio Pranto. 
Mas face às condições de fundação e às características do aterro que foi construído, não se conseguiu garantir a estanquidade da obra e a água salgada vai entrando lentamente para os campos com risco de prejudicar a agricultura, podendo mesmo os terrenos ficarem impraticáveis! Os orizicultores mostram-se muito preocupados. 

Está prevista a construção de uma nova obra e a desativação da existente, mas enquanto tal não acontece teme-se que aumente a quantidade de água salgada no rio Pranto a partir desta secção. 

(Dados recolhidos junto da 'Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego' fornecidos pelo eng. António Terrão Russo)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------