Obras no jardim começaram há um mês/Com arte e imaginação até se pode vestir com as ramadas = Reportagem fotográfica!
As obras no jardim municipal da Figueira da Foz tiveram início precisamente há um mês, e hoje publicamos uma sequência de fotos mais ou menos por ordem cronológica dos trabalhos, não só decorrentes no jardim como também nas zonas envolventes, como consta do caderno de encargos.
As fotos, do autor e de publicações no Facebook, retratam sobretudo as árvores abatidas e o que escrevem muitas pessoas indignadas pelo facto, algumas de forma radical e sem quererem ouvir as razões que estão por trás do ato.
Ora, e segundo o anunciado pela edilidade figueirense no início de agosto de 2019 na apresentação do projeto, o abate de árvores deve-se a questões fitossanitárias e por questões de segurança que "podem vir a colocar-se no futuro".
Existiam no Jardim Municipal 104 árvores de várias espécies e 11 palmeiras (115 no total) antes do começo da intervenção, e quando a intervenção terminar (não só por via dos ditos problemas fitossanitários mas também por transplantações para outros locais, reaproveitamento, e 'três a cinco' relacionados com o próprio projeto de arquitetura) ficarão 82, 78 árvores e quatro palmeiras, menos 33 do que as atualmente existentes.
Por sua vez consultámos o técnico agrícola Luis Breda que considerou que esta remodelação pode ser oportuna, mas que estão a ser incompreensivelmente conservadas duas árvores à entrada do jardim em frente à rua Dr. Francisco António Diniz, uma do lado esquerdo e a outra do lado direito, pois "são árvores inadaptadas a esta cidade e ao seu clima e que incompreensivelmente a Câmara Municipal teima em continuar a plantar por aí. Mais estranho é o facto de conservar agora (ou deve-se dizer 'até agora'?) estas duas árvores secas e velhas - que podem ainda ter a réstia de um veio a alimentá-las mas que secarão em breve - após o abate de algumas saudáveis naquele espaço verde!"
» » » » » » » » » » » »
Entretanto olhe que, com arte e imaginação, até pode aproveitar os 'despojos' e confecionar um traje "a dar" com o "jardim em obras"!
Mas à parte destes "desaguisados" que há sempre nestas situações, veja a reportagem composta por mais de meia centena de fotografias AQUI!
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Ao lado do quiosque e defronte das lojas Vodafone e Paulucha está lá uma árvore que me pareceu já ter sido aparada,está inclinada para fora e será que num próximo inverno com chuva e vento forte não irá cair em cima de algum carripano? È que na semana passada parei e puz-me a olhar para ela e o carro que estava debaixo, eu é que não pretendo estacionar alguma vez lá durante o inverno.
Enviar um comentário