quarta-feira, 5 de maio de 2021

Filho do arquiteto Isaías Cardoso que projetou a Piscina Praia enviou carta aberta ao presidente do Município Figueirense

Enviado aos órgãos de comunicação social recebemos hoje a seguinte missiva, assinada por José Luis Cardoso, historiador e investigador coordenador e ex-diretor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, filho do arquiteto José Isaías Cardoso que, na década de 1950, projetou a Piscina Praia 'segundo uma lógica verdadeiramente moderna e multifuncional': 

-Para vosso conhecimento, junto carta aberta que nesta data enviei ao Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz sobre as anunciadas obras de alteração da Piscina Praia e Estalagem, conjunto classificado como imóvel de interesse público. 

"Caro Dr. Carlos Monteiro

Foi com espanto e tristeza que tive conhecimento da aprovação pela CMFF das alterações ao edifício da Piscina Praia e Estalagem, tendo em vista a sua rentabilização como unidade hoteleira. 

Como figueirense orgulhoso da obra desenhada pelo meu pai, Arquiteto José Isaías Cardoso, não posso deixar de lhe transmitir o meu desgosto pelo destino, que antevejo inevitável, de banalização arquitetónica de um edifício classificado em fevereiro de 2002 como imóvel de interesse público. 

Não questiono a legalidade ou legitimidade do processo, que sei ter obtido o aval de entidades públicas supostamente responsáveis pela preservação do património classificado. Mas contesto a opção, que a CMFF promoveu e aceitou, de alteração substancial do desenho original de um edifício considerado pelos especialistas como exemplar marcante da arquitetura modernista da década de 1950, uma peça arquitetónica que é também exemplo raro de equipamento balnear público no contexto português da época. 

A pretexto da degradação efetiva a que o edifício foi sujeito nos últimos 25 anos – de que é exemplo marcante a remoção da icónica prancha de saltos e a redução do comprimento do tanque – a CMFF optou pelo mal menor de aceitar um projeto de alterações que reabilita o edifício à custa da degradação das razões que justificaram a sua classificação como imóvel de interesse público. 

Teria sido possível outra opção? Certamente que sim, se fosse mais elevado o nível de exigência camarária, se prioridade fosse dada à valorização de um bem arquitetónico público com utilização ajustada a novas formas de lazer, contrariando a inevitabilidade de uma concessão hoteleira de longa duração. 

O município da Figueira não dispõe de um património imóvel classificado tão vasto que lhe permita dar-se ao luxo de prescindir de um dos edifícios da cidade que mereceram a menção de interesse público. É essa marca única, que o edifício da Piscina Praia e Estalagem representa, que poderia ter sido valorizada como ativo patrimonial e cultural inestimável, que tantas gerações de figueirenses e veraneantes gostariam de ver perpetuado no futuro. Não como memória de um passado balnear que já não existe. Mas como símbolo perene e instrumento mobilizador de novos públicos, que sabem apreciar o valor de objetos arquitetónicos singulares, e por isso classificados. Estou certo que compreenderá a motivação, também familiar, da carta aberta que lhe dirijo. Esperançado numa eventual reversão deste processo, ficarei atento às soluções de conservação e valorização que a CMFF venha a encontrar e que o conjunto arquitetónico da Piscina Praia e Estalagem merece, dado o seu estatuto de imóvel classificado de interesse público. 

Com toda a estima, José Luís Cardoso"

3 comentários:

Anónimo disse...

Dr Carlos Monteiro decidiu, está decidido!!! 🤔😉 Que importa a arquitetura nesta terra? Lamentável...

Unknown disse...

Tambem lamento o que se pretende fazer e sinceramente a Figueira já tem hoteis de mais que estão sempre vazios Não há uma piscina pública nesta cidade e deviam pensar procurar que a mesma fosse utilizada o ano todo

Anónimo disse...

ainda por cima com decisão ilegal.
o caderno de encargos exigia que se mantivesse a área edificada e volume de construção.
Para este concorrente as exigências cairam!!!!!!!

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------