quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nem freixo preservado, nem freixo novo! O que se vê no largo de Santo António é lixo, abandono e muros a indiciar ruína!

Recorde-se que o freixo centenário estava datado do início do século XVIII, anterior à elevação da Figueira da Foz a cidade (1882) e mesmo a vila (1771), mas que teve de ser abatido no dia 14 de novembro de 2019 devido a, segundo o município figueirense, "risco severo de fratura e por estar em causa a segurança de pessoas e bens". 
Depois de alguns protestos que levaram mesmo ao adiamento do seu abate por alguns dias, e de na altura ter havido a promessa de ali ser (im)plantado um "novo freixo", verifica-se que hoje, quase dois anos depois, o espaço continua em visível abandono, com ervas daninhas a crescerem por todo o lado, sujo e repleto de lixo, ao que se acrescentam vários muros rachados nas escadas decrépitas, por onde as pessoas continuam - perigosamente - a passar. Vê-se tudo isto, menos manutenção! 

Segundo a nossa leitora C. Inês, que nos enviou as fotos ao lado e em baixo, este é "mais um péssimo cartão de visita da cidade"!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------