domingo, 11 de julho de 2021

Pelourinho sujo não dignifica a praça onde está implantado!

Sabe qual é o simbolismo do pelourinho situado a meio da denominada Praça Velha? E porque se encontra tão sujo!? Explicamos a primeira pergunta, não conseguimos explicar a segunda: 
Segundo consta no site governamental da Direção-Geral do Património Cultural "os pelourinhos são símbolos da situação privilegiada de uma determinada povoação e remontam, geralmente, ao século XVI, quando D. Manuel procedeu à reforma dos forais. A tardia execução do pelourinho da Figueira da Foz permanece por esclarecer, inscrevendo-se, muito possivelmente, numa dinâmica de reforço de poderes municipais, ou na substituição de um outro exemplar entretanto desaparecido. A elevação da Figueira da Foz a vila, em 1771, pode, certamente, ser relacionada com esta edificação. 

Na verdade, o pelourinho foi levantado em 1782, conservando toda uma dinâmica barroca, na coluna salomónica que o caracteriza. Esta, assenta sobre uma base convexa e é rematada por um capitel de ordem compósita, que exibe o escudo nacional numa das faces. 

Implantava-se, originalmente, a Norte da denominada Praça Velha ou Praça do Comércio, que constitui a mais antiga praça da Figueira. 

Em 1932 foi transferido para o centro da mesma, agora designada General Freire de Andrade, deslocando-se em cerca de 25 metros, e passando a elevar-se sobre a base de cinco degraus que hoje conhecemos." 

E como já dissemos em cima, o que não conseguimos explicar é o estado de sujidade e consequente falta de limpeza em que se encontra!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------