Erosão costeira em Portugal pode afetar 60 mil pessoas e com a praia da Cova Gala a ser uma das mais afetadas!
A praia da Cova Gala na Figueira da Foz é uma das mais afetadas pela erosão costeira. Efeito das alterações climáticas, a subida do nível médio do mar ameaça mais zonas em Portugal. Ofir, Costa Nova, Furadouro, Costa da Caparica e ilha de Faro são, neste momento, os locais que mais preocupam. Com o aquecimento global e tempestades mais intensas, tudo aponta para que o problema se agrave nas próximas décadas.
Uma reportagem passada hoje na SIC acrescenta a dado passo que "os sacos colocados ao longo de 300 metros reforçam a duna primária, mas ainda assim não são suficientes para travar o avanço do mar. Mas o problema é ainda maior pois a poucos metros desta praia está construído o hospital da Figueira da Foz (.../...) vai ser inevitável que com a maior frequência de tempestades e acima de tudo com a sua maior intensidade que os episódios erosivos sejam cada vez mais fortes, desiquilibrando o sistema..." (Ver reportagem da SIC - AQUI)
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Desde 1979 que o IPCC (International Panel for Climate Change) nos tenta impingir que as alterações climáticas são provocadas pelo ser humano. Esquecem-se que elas existem há 4,5 mil milhões de anos, um número consensual sobre a idade do planeta. No final da década de 80 do séc. XX, publicaram um relatório a avisar que, daí a 20 anos, várias cidades costeiras iram ficar submersas e milhões de pessoas morreriam por esse facto.
Ao longo dos anos temos sido bombardeados com previsões de catástrofes climáticas, como se o ser humano tivesse a capacidade de alterar o clima. "Aquecimento global", "efeito de estufa" e outras inanidades do género são o pão nosso do dia a dia. Acabar com o CO2 é o clímax de uma agenda trabalhada há vários anos por gente pouco escrupulosa e que aposta que somos todos estúpidos.
Agenda essa que, para já, rende cerca de $ 2,5 triliões a nivel global, beneficiando uma enorme minoria e impedindo que as zonas mais pobres do globo se desenvolvam uma vez que se trata de dinheiro obtido através de impostos aos cidadãos.
A única coisa que o ser humano provoca é poluição e, essa sim, deveria ser combatida com todas as nossas forças. Mas não é isso que interessa às elites que controlam o planeta.
Há 17 meses que estamos sob o efeito de uma pandemia e também sob o efeito do medo mais extremo que me lembro de assistir. Que altura melhor para voltar à carga com as alterações climáticas antropogénicas e somar medo a mais medo?
JMS
Enviar um comentário