Timor-Leste vai investir 11,8 milhões de euros na recapitalização dos Estaleiros Navais do Mondego!
Este investimento na capitalização da empresa detentora dos ENM “não é um investimento só para acabar o ferry e os pontões. Esta ideia de investimento é capitalizar para se poder competir no mercado [da construção e reparação naval].
Timor não vem só buscar o ferry que está ali parado (.../...) a ideia principal é uma perspetiva de investimento de longo prazo para competir no mercado nacional e internacional..."
=Ler notícia completa de MSN Finanças AQUI=
CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================
---------------------------------------------------------------------------------------------------
1 comentário:
Tivemos a triste desconstrução dos Estaleiros de Viana, aparentemente porque não há estratégia para esta actividade. Não sei se o Plano de Recuperação e Resiliência (sempre acompanhado de exclamações de "agora é que vai ser!"), contempla algum estímulo à construção naval. Alguém sabe concretamente se sim e o quê?
Esta participação da RAEOA - que me desculpem os envolvidos - tem mais o ar de "ora vamos lá desencalhar o barco", do que um investimento para dar vida nova aos ENM.
É uma pena que Portugal, que detém a 5ª maior ZEE da Europa e a 20ª do Mundo, não seja líder no aproveitamento dos mares, tanto no que respeita a bio-investigação como à construção de embarcações. E já que se fala tanto em energias renováveis seria bom potenciar a experiência destes estaleiros com a inovação, nomeadamente na mobilidade marítima por energia fotovoltaica ou, dito de forma mais genérica, energia eléctrica.
Enviar um comentário