quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Enfermeira buarcosenses acaba de fazer história em Londres ao aplicar técnica de neonatologia pela primeira vez!

Cecília Raquel Silvestre acaba de inovar em Inglaterra, merecendo os elogios da administração do hospital, onde desempenha a função de chefe de turno, e da família de um recém-nascido com problemas de saúde. Aquilo que a enfermeira de Buarcos fez foi replicar num boneco os dispositivos de suporte de vida a que o bebé está sujeito para o irmão, que ainda é criança, acompanhar (e perceber) a evolução do estado de saúde do mais novo elemento da família. A técnica não foi inventada por Cecília Raquel Silvestre, mas foi ela a primeira e, até agora, a única a utilizá-la no único hospital inglês privado com serviço de Neonatologia, a sua especialidade (.../...) foi quando os pais do recém-nascido lhe disseram que o irmão não estava a entender o que se passava com o bebé que a enfermeira decidiu aplicar os seus conhecimentos. 

“Disseram-me que estavam a ter dificuldades com o irmão mais velho e decidi ajudar”
declarou ao Diário As Beiras.

A reação da família e do hospital não se fizeram esperar, traduzindo-se em elogios e agradecimento. “Sinto-me feliz por ver valorizado o meu trabalho, a minha dedicação e os estudos que faço nos tempos livres para me tornar uma enfermeira melhor”, afirmou Cecília Raquel Silvestre, de 32 anos, natural de Buarcos, que fez o curso na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. 

Tentou arranjar emprego em Portugal mas naquela altura “infelizmente não havia vagas no país”. Entretanto decidiu ir a uma entrevista de recrutamento de enfermeiros para o Reino Unido para onde acabaria de emigrar, há sete anos. 

O regressar a Portugal está nos planos de Cecília mas não é para já. “Estou a trabalhar para regressar à minha terra-natal, mas só quando me reformar”, adiantou. 

Assim, para voltar de vez a Buarcos, terá de esperar mais de 20 anos. Entretanto, a enfermeira, “buarqueira, com orgulho”, vai atenuando as saudades durante as férias que passa na vila vizinha da cidade da Figueira da Foz, onde troca o rio Tamisa pelo mar de que tanto gosta...

(Extrato de notícia constante do Diário As Beiras desta 2ª feira dia 18 de outubro onde pode ler a notícia completa)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------