sábado, 27 de novembro de 2021

Faleceu o sr. Guedes do Café Guedes na Rua Fresca que durante décadas serviu toda a cidade! Só os mais 'cotas' se lembrarão...

Em forma de homenagem a um homem que durante toda a sua vida "só" soube trabalhar, aqui deixamos extratos de uma publicação que o diretor do jornal O Figueirense António Jorge Lé escreveu, há cerca de dois anos, para o Diário de Coimbra, com o qual também colabora: 
"Entrei no Guedes! Chovia. Subir a Rua Fresca a caminho da Escola Comercial já era tarefa atormentada (.../...) entrei no Guedes (pelo número 14, a porta que tinha alguns degraus)! O ambiente familiar propiciava o encanto do convívio. Olhei em redor, só snookers havia oito. Mas optei por uma das duas mesas de bilhar livre. Tirei um taco, meti giz e só pedi para abrir o contador. Muita gente. As nove mesas de matraquilhos, ainda com bolas de madeira, estavam todas ocupadas. Nos flippers é que não estava ninguém, mas ainda apareceu uma senhora para registar o totobola. Está lá exposta a autorizada roda de 1X2!
 

Ao balcão, com uma agilidade invulgar, correndo os mais de 11 metros de balcão (e 5 montras) estava o proprietário, António Guedes. Lesto, simpático, eficaz, que havia entrado às 7 e tal e, contas feitas, só lá para as duas da manhã fechava o café. Vi malta conhecida – bombeiros, gente do tribunal, até das camionetas estacionadas na Praça Velha. Alguns bebiam tinto, mas até se confundia com groselha, o que dava jeito ao olhar. 
No preçário vi brandies, aguardentes, xaropes, cafés, cervejas… tudo! Até Martini em garrafas pequeninas (.../...) o café continuou até dar lugar a prédios novos de habitação, e assim se alterou a configuração da rua e saiu o letreiro luminoso que assinalava à porta do velho café (.../...) depois de fechar o estabelecimento nos primeiros dias de Agosto de 1990, quando infelizmente a vida assim o impôs, ainda abriu, um pouco abaixo, uma tabacaria, que manteve ativa durante alguns anos. 

António Guedes ainda tem hoje em dia, compromissos diários: passear com o seu cãozito, e ir à biblioteca..." 
........................... 
O funeral de António Guedes, de 90 anos, decorreu esta tarde para o Complexo Funerário da Figueira da Foz, onde foi cremado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ah, as saudades. Toda uma juventude, com um saltinho ao Guedes: uns limões e umas laranjas do grande frasco de vidro, umas fliperadas, umas laranjadas... Mais tarde uns finos... São estas coisas que nos fazem falta.

Um grande abraço bom velho Guedes, descansa em paz.

José Rodriguez Barata

Anónimo disse...

Os finos... O bilhar... Os flippers... Ah, e os cigarritos vendidos no balcão à unidade (sim, há 40 anos era perfeitamente aceite). Este café, ao qual chamávamos carinhosamente, é um a sala 10 ficou na história. Descanse em paz sr Guedes.

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------