quarta-feira, 25 de maio de 2022

Equipamentos constituídos por luminárias com tecnologia Led começaram a ser instalados após projeto piloto em Vila Verde mas há quem lembre que há sempre um “mas...”

Foi iniciada esta 2ª feira a empreitada de implementação de equipamentos designados por UMICS - Unidades Modulares de Iluminação, Comunicação e Sensorização, isto após a implementação do projeto piloto “SMART IP” em Vila Verde (sistema inovador de gestão integrado de eficiência energética a Led na iluminação pública).
O município figueirense informou hoje que estes equipamentos são constituídos por luminárias com tecnologia Led, módulos de comunicações e de sensorização “desenvolvidos com os maiores padrões de qualidade e à 'medida' dos exigentes critérios e requisitos do município, destacando-se a proteção extra contra sobretensões de 10kV, pintura específica para ambientes na orla marítima, temperaturas de cor de 2700K e de 2200K (zonas históricas) e com a compensação da depreciação de fluxo ao longo do seu tempo de vida”.Na expansão do projeto piloto em Vila Verde ao restante concelho serão substituídas 20.805 luminárias, estando localizadas 11.250 em meio rural, 7.305 em meio urbano e 2.250 em jardins. As 1.705 luminárias Led existentes e já instaladas anteriormente não serão substituídas, contudo será acoplado em cada uma um atuador de luminárias a Led sem comando, permitindo para além da telegestão a expansão da rede de comunicações “mesh” e a integração dos Módulos de Sensorização (MS).

Com a implementação deste projeto – o qual se prevê que esteja concluído em setembro deste ano - estima-se uma poupança de cerca 3.4 milhões €/ano (77%)... 

…....................

Nesta comunicação no mural do Facebook do município figueirense foi, no entanto, colocado o que nos parece um pertinente comentário de Luis Fidalgo, o qual passamos a reproduzir:

“Por acaso o projeto piloto no parque Alves Barbosa em Vila Verde foi de uma excelente ideia. Ninguém lá anda de noite, mais de metade da luminárias estavam desligadas e até se deram ao luxo de colocar algumas em zona de expansão de vivendas, onde ainda não há casas mas as luminárias já la estão. Teria sido preferível terem-nas colocado em bairros residenciais de Vila Verde.

Saúda-se o início destes trabalhos de colocação de luminárias... Pena que no meio urbano não substituam os postes que estão horríveis e tem mais de vinte ou trinta anos...”

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------