domingo, 22 de maio de 2022

Falta de pessoal para trabalhar preocupa e trava progresso de empresas pelo concelho onde por isso algumas já fecharam!

Pelo concelho da Figueira da Foz as queixas de empresários “aflitos” por falta de colaboradores é gritante, e nas redes sociais (nos grupos e páginas de emprego) as ofertas de trabalho “são-mais-que-muitas”!

Ouvimos seis empresários locais - de lojas de vestuário, padaria e restauração - e todos nos garantiram estarem a oferecer ordenados acima da média e contratos sem termo, mas nem assim!E queixam-se:

“-Muitos não querem um trabalho, querem um emprego... isso é um pouco diferente!”

“-...já me disseram diretamente que “olhe, não aceito!... prefiro continuar a receber o subsídio de desemprego!”

“-Vêm ao restaurante e perguntam se têm de trabalhar aos fins de semana... respondo obviamente que sim, que isto é um restaurante... “Ah, então não quero!”

Claro que pelo meio de tudo o que ouvimos, também ouve quem analisasse o problema de outra maneira, dizendo que “há, na verdade, quem se tenha visto sem trabalho sem contar e com contas para pagar e para esses o referido subsídio é bem atribuído e, por vezes, até escasso! Mas para outros que fazem do subsídio o seu ordenado mensal, é não só exagerado, como também ofensivo, muito prolongado no tempo e até atribuído “sem-rei-nem-roque”!

Enquanto há uns anos andava muita gente à procura de trabalho sem o haver, agora há muito trabalho a ser oferecido mas muita gente a não querer!

E depois aprendem por cá mas vão fazer estágios para o Algarve! E vão fazendo uns cursos financiados, mais uns estágios pagos, outras coisas “a fazer de conta”, e trabalhar é que “não vale a pena”!

Esta falta de pessoal qualificado, ou mesmo sem o ser mas disposto a aprender, está a ser uma preocupação a nível nacional, sobretudo na construção civil.

Mas na Figueira da Foz nota-se em todos os ramos de comércio e indústria, mais incisivamente no setor da panificação e restauração, onde há quem queira expandir o seu negócio mas não pode por... falta de colaboradores!

Sabemos até de uma pequena firma que encerrou na baixa da cidade, há cerca de 2 semanas, por não ter pessoal!

Para todos os inquiridos a “culpa” desta situação é da subsidiodependência... que só se resolveria se houvesse a coragem de rever a lei nesse particular!

8 comentários:

Bruno Miguel disse...

Ah ah ah ah acima da média ?na restauração? 8 horas diárias? Tretas muitos pagam acima da média 20 euros mas depois não querem pagar as horas extras de acordo com a lei e ainda dizem quem já se ganha muito de grojetas.... 0r 720 euros sem horário também eu preferia o subsídio... á qualidade de muita restauração que aí temos alguns é mesmo melhor fechar ..

Bruno Miguel disse...

O preço das casas mais que triplicou. Mas não me parece que o ordenado dos pedreiros tenha triplicado ...querem mão de obra qualificada a ordenados de 800 euros .....o patrão tuga tem 1 habilidade grande em saber chorar ... Aguenta Zé Povinho

Anónimo disse...

As horas extras não são pagas e por vezes só temos 1 dia de folga

Anónimo disse...

Acredito que não aconteça com todos os empresários mas...essa conversa é apenas um bocadinho da informação reduzida, sobre as condições que oferecem, que em muitos casos são, permitam-me o vocabulário, uma cagada e uma falta de respeito para com o ser humano e trabalhador. Infelizmente há empresários quem têm uma lata!!!! Todos sabemos qual é a realidade, só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

Concordo é uma exploração

Anónimo disse...

ok há muito emprego e tal é o paleio de sempre, restauração ok pagam acima da média??? com pausa pelo meio e tal e quem é de longe tem familia e passa seis dias sem a ver porque ao preço que está a gasolina é impensável andar para trás e para a frente e acabas por ficar no trabalho 12 a 14 horas será que compensa o ordenado acima da média mesmo que não recebas desemprego ou qualquer ajuda??? muitos dos desempregados vivem na periferias da cidade feitas as contas para quem trabalha e recebe o ordenado mínimo trás ao fim do mês um valor de cerca de 400€ para casa pois aos transportes estão caros e os carros têm desgaste

Anónimo disse...

Trabalham mais de oito horas por dia para receberem o ordenado mínimo, .muito deles vao recrutar trabalhadores ao intep de graca muito deles sao oportunistas



Anónimo disse...

Os empresários precisam de trabalhadores para quê??? pra sermos uns escravos um ordenado acima da média tudo treta só flasas promessas

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------