terça-feira, 26 de julho de 2022

Iluminação Led pública já chegou à zona do museu... mas a praceta em frente ainda continua às escuras!

Iluminação Led pública no concelho fica concluído em setembro num sistema que já regista um marco histórico mundial! Isto entre UMICS, LPWAN, Luminárias, IoT e Smart City! Santinho!

O Diário As Beiras esmiuça a publicação do Município Figueirense no passado dia 23 de julho, explicando:

A Figueira da Foz atingiu a marca das 10 mil unidades modulares de iluminação, comunicações e sensorização instaladas no concelho.

Trata-se de uma empreitada, em curso, do município para a substituição das luminárias públicas por uma tecnologia integrada, com luz LED e sensores que asseguram diversas funções e uma gestão telemática do sistema.

Ao atingir aquele número, a Figueira da Foz passou a ter a “maior rede mundial de dispositivos IoT ligados numa mesma rede LPWAN, com interligação de várias verticais, tais como a água e a energia. A rede é constituída neste momento por 30 mil dispositivos que fornecem dados em tempo real os possibilitam o suporte à tomada de decisões estratégicas!A empreitada deste projeto de eficiência energética, processo que transita do anterior mandato autárquico, prevê a substituição de 22 mil luminárias, instaladas numa plataforma multifunções.

Este sistema inovador foi criado por funcionários da Câmara da Figueira da Foz e aplicado pela empresa figueirense CWJ. Por sua vez, a empreitada foi adjudicada ao consórcio constituído pelas firmas Canas (com sede no Paião), CWJ, Schréder e Helenos (com sede em Ferreira-a-Nova), por cerca de sete milhões de euros. Foi lançada em março, com um prazo de execução de 120 dias, devendo ficar concluída em setembro (…/...) representando uma poupança anual nos cofres municipais que ronda os 2,8 milhões de euros e, simultaneamente, coloca o Município da Figueira da Foz no cumprimento das metas definidas pelo Conselho da União Europeia até ao ano de 2030. (In Diário As Beiras e página do Facebook do Município Figueirense)

...........

Entretanto os candeeiros de iluminação pública a led foram ontem ligados na rua Calouste Gulbenkian, na zona do Museu e Biblioteca, mas notando-se logo ali em frente a primeira praceta completamente às escuras, o que já ocorre há largos anos, com os candeeiros apagados e sem terem sido intervencionados.

Mas ainda pode ser que se dê à luz! Eles andem aí!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------