quinta-feira, 21 de julho de 2022

Necessidade de novo hospital na Figueira da Foz cada vez mais premente e a zona de Vale de Murta é um dos locais indicados!

O professor de medicina e antigo gestor hospitalar Manuel Teixeira Veríssimo, que presidiu ao conselho de administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) de setembro de 2018 ao último dia de junho de 2022, referiu ao Diário As Beiras que “Um hospital novo na Figueira da Foz é uma inevitabilidade, até porque o HDFF está numa zona de proteção ambiental que vai ter de ficar livre. Até por isso terá de sair do sítio onde está. É claro que o ideal era não estarmos a gastar tanto dinheiro no atual e fazer-se já um novo, só que um hospital novo demora sempre muito tempo. Começando-se a tomar hoje a decisão de o fazer, ele nunca estará pronto antes de 15 anos”, acrescentou, e “obras não podiam esperar”!

Nos últimos 10 anos, foram investidos vários milhões de euros nas instalações, com a construção de uma nova ala, um novo Bloco Operatório e outras intervenções.

O HDFF, hoje, responde como nunca respondeu, em termos de quantidade e de qualidade, ao Concelho da Figueira da Foz e concelhos limítrofes, com mais de 120 mil utentes. Portanto, não havia hipótese”, defendeu.

A discussão em torno da construção de um novo hospital na Figueira da Foz não é recente. Na segunda metade da década de 2000, o então presidente do conselho de administração Vítor Leonardo defendia que deveria ser construído na margem norte da cidade, algures no Vale de Murta, junto às autoestradas A14 e A17. 

O HDFF encontra-se na margem sul, na Freguesia de São Pedro.

Recorde-se que em 2006 foi encerrado Bloco de Partos e as parturientes passaram a ser encaminhadas para Coimbra. Desde então, várias crianças nasceram em ambulâncias a caminho da capital do distrito...

(Entrevista de Manuel Teixeira Veríssimo ao Diário As Beiras que será publicada em breve e onde poderá ler a noticia completa)

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------