quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Campus da Universidade da Figueira da Foz arranca este mês... mas o pedido às entidades para os prédios do exército servirem de alojamento para os estudantes “não ata nem desata”!

Foi anunciado há poucos dias pelo presidente da CMFF, Pedro Santana Lopes, que o início das aulas no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, que vai funcionar numa primeira fase, na Quinta das Olaias, irá começar já este mês, estimando que a data seja 25 de novembro.

A oferta formativa completa inclui cursos diferenciados nas áreas do turismo sustentável, da economia de mar e da economia circular (entre outras) e enquadrada no projeto Living the Future Academy.

A UC ambiciona diplomar, em quatro anos, entre 8.000 e 12.000 pessoas no âmbito deste projeto financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência. 

...........................................

Por sua vez, e perante a falta de alojamento para estudantes em várias regiões com escolas ou universidades, e o consequente aproveitamento (pode-se mesmo considerar escandaloso) dos preços praticados por autênticos cubículos sem as mínimas de condições – vastamente denunciados em reportagens televisivas no início deste ano letivo – Santana Lopes terá, segundo lemos algures há pouco tempo e se a memória não nos falha, solicitado a cedência dos chamados “prédios do exército” para os transformar precisamente em alojamento para estudantes (depois das obras que, evidentemente, teriam de levar, e que não seriam ou serão nada pequenas).

Prédios que, nestes últimos anos, só se têm movimentado no papel: ou porque vão ser postos à venda, ou porque vão ser arranjados, ou porque não apareceram compradores, ou porque isto ou porque aquilo... certo é que “nunca ataram nem desataram”.

Ora, ao falar há poucos dias do Campus Universitário da Figueira da Foz, um jornalista fez-lhe a pergunta: “-Então e o assunto dos prédios do exército!?” Ao que terá, precisamente, respondido: “Pois... não ata nem desata”!

Ou seja, o proprietário Estado deve achar que o decrépito e vergonhoso estado dos prédios - naquele local cada vez mais central da cidade - ficam ali melhor assim!

Sem comentários:

Translate this newspaper for other languages

CLIQUE EM MENSAGENS ANTIGAS E CONTINUE A LER 'O PALHETAS NA FOZ'
=================================================================

---------------------------------------------------------------------------------------------------